sexta-feira, 25 de julho de 2008

Fazendinha, 80 anos - Palco de jogos memoráveis!

O primeiro campo do Coringão foi o Lenheiro, no Bom Retiro de 1910.Quando passou a jogar no futebol "oficial", por méritos próprios, o Corinthians foi jogar ora no Velódromo, ora no Parque Antárctica, quando era apenas das indústrias do Matarazzo, que alugava para a Liga Paulista de Futebol.


Em 18 de agosto de 1926 era lavrada a escritura do Parque São Jorge. O Corinthians tinha casa própria, com jardim e biquinha, e pagaria em doze anos, como de fato pagou. Por estar na área rural do município, no caminho para a Penha, e desfrutar de um cenário bucólico na beira do rio ainda saudável, apelidou-se o campinho, com cercado pintado de branco, de Fazendinha.

Com o esforço de um mutirão de quase dois anos entre os associados, parte das arquibancadas da Fazendinha eram inauguradas em 22 de julho de 1928. O jogo de inauguração foi contra o América-RJ, um empate em 2 x 2, com a presença de cerca de 2 mil pessoas. O primeiro gol na inauguração oficial do estádio foi marcado pelo avante corinthiano De Maria, aos 29 segundos de jogo. O técnico alvinegro era Ângelo Rocco.

O Estádio Alfredo Schürig homenageia aquele que pode ser considerado um anjo-da-guarda do Corinthians. Schürig foi Presidente de 1930 a 1933, no final da era do amadorismo e início do profissionalismo no futebol. Garantiu, com apoio financeiro de associados do clube, que fosse concluída a Fazendinha. Ajudou ainda nos doze anos de dívida do Parque.

O estádio já foi palco de 484 jogos do Corinthians, com um saldo altamente positivo: 356 vitórias , 65 empates e 63 derrotas. No último jogo, em 3 de agosto de 2002, a equipe venceu o Brasiliense por 1 a 0. O recorde de público foi registrado em 1962, no clássico Corinthians 1 x 2 Santos , quando recebeu 27.384 torcedores.

O sistema de iluminação da Fazendinha foi inaugurado em 25 de fevereiro de 1961, em uma noite de gala do Corinthians, que derrotou o Flamengo por 7 a 2.

Hoje o estádio é usado para treinos do time profissional. Há um projeto ainda não definitivamente encaminhado, porém já revisado e aprovado, de reformas para adequação para os padrões vigentes. Viabilizaria jogos para o ano que vem. Seriam os jogos "menores", mas o Corinthians estaria utilizando seu patrimônio.

Corinthians pode anunciar estádio em agosto

Reportagem do Globo Esporte.com divulgou na última quarta-feira (23) que o estádio corinthiano pode finalmente ser anunciado em agosto. De acordo com o site, o consórcio Seebla/Egesa está bem perto de assinar contrato com o Corinthians, e a intenção da diretoria do Timão seria levar o projeto para votação no Conselho Deliberativo nos primeiros dias do mês que vem. O prazo para fechar ou não o negócio vence em 30 de julho. E agora, segundo o Globo Esporte.com, os trâmites burocráticos estão avançados. “Estou com as minutas do contrato do terreno e semana que vem levo para o departamento jurídico”, afirmou o vice-presidente Heleno Maluf. O principal empecilho encontrado pelo consórcio Seebla/Egesa foi na compra do terreno, localizado na Marginal Tietê, próximo ao clube. “O terreno tinha dois donos, e eles valorizaram ainda mais o local depois que souberam que era para o Corinthians. Mas já está tudo certo. Eu digo isso porque estou com os contratos e estou acompanhando de perto.”

O Povo em Campo

Se a árvore se conhece pelos seus frutos, é das raízes que os frutos e toda árvore se alimentam.
Quem quer que tente explicar ou entender a mística Corinthiana, esse fenômeno que não podemos nem conseguimos explicar a nós mesmos, e chamamos de religião, no sentido de algo que nos religa a uma aspiração maior e coletiva, com ídolos, altares, devoções, cultos e sacrifícios; quem quer que adentre este labirinto de mistério brumoso em busca da luz da revelação irá encontrar, na raíz de tudo, o Povo.
O Corinthians não é simplesmente um clube popular. O Corinthians é o Povo.

Quando operários do Bom Retiro inventaram a camisa branca com calção preto, nada disso que conhecemos teria ocorrido se além de um sonho e de uma ilusão juvenil, e se ao lado dessa ilusão e desse sonho não existisse uma força espontânea: a Força do Povo.
Os primeiros passos do Glorioso tiveram de sobrepujar não apenas as dificuldades inerentes à sua própria frágil estrutura, mas também o clima de exacerbação que afetava o futebol de Piratininga.
A rigor, qualquer clube de operários não podia ter outras pretensões que não fosse se divertir pelas várzeas da cidade. Era um tabu.
O Corinthians quebrou este tabu, mas sem dúvida teve de fazer das tripas coração para levar o povo além da várzea. Se não fosse o Corinthians, o futebol estaria sob o domínio do marasmo. E foi do Corinthians que nasceu a referência. A regra básica para se jogar nesse novo team era simples e objetiva: quem fosse bom de bola e não afinasse nas divididas tinha vaga na equipe.Não existia compadrio. E quando faltava sabão para lavar as camisas, todos os Corinthianos lutavam para não deixar o Coringão afundar.O Corinthians chegou às estrelas pelo caminho da árdua luta.

20 anos do nosso 20º título Paulista

No dia 31 de julho, o Corinthians comemora 20 anos de seu 20º título do Campeonato Paulista. Nesta data, em 1988, o Timão disputou o segundo jogo da final com o Guarani, time de Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

A primeira partida da final foi realizada em São Paulo, no Morumbi, no dia 24 de julho. No jogo, o atacante Neto, ainda no início de carreira, foi o carrasco do Corinthians e marcou um gol histórico de bicicleta. O empate por 1 a 1 veio dos pés do lateral Édson. No ano seguinte, Neto foi para o Corinthians e se tornou um dos maiores ídolos da Fiel torcida.

Na segunda partida, o técnico Jair Pereira escalou o seguinte time para representar o Corinthians: Ronaldo; Édson, Marcelo Djian, Denílson e Dida; Biro-Biro, Márcio (Paulinho Gaúcho) e João Paulo; Viola, Éverton (Wilson Mano) e Paulinho Carioca.

Os dois times ficaram no 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, o Corinthians venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Viola, também em início de carreira. Quem apitou o jogo foi Arnaldo Cezar Coelho, atual comentarista da Rede Globo.

Além desse título, o Corinthians já venceu outras 24 vezes o torneio, sendo o maior campeão do Paulista, com 25 campeonatos conquistados. A última conquista foi em 2003. O Campeonato Paulista foi o primeiro torneio de futebol organizado no Brasil e existe desde 1902. Já foi organizado por diversas entidades, mas desde 1941 é responsabilidade da Federação Paulista de Futebol.

Curtas do Timão

Willian de volta? - O meia ex-Corinthians não está feliz no leste europeu e pode voltar ao Brasil. Já tem clube de olho no atleta. O pai e representante do jogador aqui no Brasil, Severino Vieira, disse em nota para o GLOBOESPORTE.COM que ainda não houve o contato dos dirigentes de um clube carioca, que se disse interessado, mas que se Willian voltar a preferência é do Corinthians.
Comemorando o empate – Ao saírem do campo do Castelão, nesta terça-feira, alguns jogadores disseram que a partida foi difícil, mas que o empate pode ser encarado como vitória. “É um empate com gosto de vitória. Foi sofrido. Tomamos dois gols bestas. Agora, é procurar acertar para o próximo jogo”, disse Herrera para o globoesporte.com
É assim que o Corinthians quer voltar à elite? Comemorando um empate, que para o torcedor valeu como derrota e não como vitória?
Críticas do chefe - “O Denis estava no meio do caminho, sem defender nem apoiar o ataque. Tanto que ele chegou à linha de fundo apenas uma vez e deixou um jogador do Ceará sobrando no meio”, reclamou Mano para a gazetaesportiva.com.br.
Mano também não poupou outros atletas. O técnico corintiano ficou insatisfeito com as finalizações de Herrera. Nem André Santos escapou: “Ele quer apoiar toda hora. Assim não dá. Precisa acalmar um pouco. Queremos decidir o jogo, mas não precisamos nos desorganizar.”

Dentinho volta a marcar e salva o Timão da segunda derrota

O Corinthians enfrentou o Ceará na última terça-feira (22) e por pouco não amargou sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro. A equipe alvinegra abriu o placar, com gol de Dentinho, mas sucumbiu aos contra-ataques do time adversário, que acabou virando o jogo.
Apesar das tentativas constantes de investida de Herrera e Dentinho, o Corinthians perdeu muitas chances de gol e só conseguiu empatar no fim, aos 36 minutos do segundo tempo –novamente com Dentinho.
A defesa corinthiana trabalhou bem, com destaque para Felipe, que, apesar dos erros recentes, voltou a mostrar que corresponde às expectativas quando é exigido. Já o meio de campo errou muitos passes, tornando difícil a chegada da bola na frente.
Nas laterais, André Santos fez quase nada e Denis voltou a decepcionar, errando cruzamentos e falhando na marcação –inclusive no lance do primeiro gol adversário. Mano Menzes mexeu bem no time, colocando Carlos Alberto e Wellington Saci, que melhoraram o passe de bola e ajudaram o time a criar mais.
Com o empate, o Timão se mantém na liderança do Brasileiro, com 28 pontos, quatro a frente do Juventude e do Avaí, segundo e terceiro colocados.

Personagens dos Gaviões da Fiel

Sobre o Inaté

Da favela do Vergueiro para as arquibancadas corinthianas, Inaté José da Silva estava sempre com seu surdo na mão. Era o centro de todos os corinthianos que, ao seu redor, gritavam e torciam pelo time. Um dos grandes líderes da Gaviões da Fiel.
Quando o Corinthians quebrou o tabu depois de uma vitória sobre o Santos, após 10 anos de derrotas, em seis de março de 1968, Inaté invadiu o campo com uma bandeira do Timão para entregar ao Pelé. A foto tirada no momento em que o jogador do Santos tenta salvar o torcedor da agressão da polícia foi publicada na Revista Manchete. Ainda não existia a Gaviões da Fiel.
Popular entre os torcedores do Corinthians, Inaté tinha acabado de servir o Exército quando ajudou a fundar os Gaviões. Nem por isso, deixava de contestar o regime militar e a ditadura imposta dentro do clube. Quando brigavam pela saída de Wadih Helu, Inaté fez um enterro simbólico do dirigente e levou o caixão até o programa líder de audiência, “O Homem do Sapato Branco”, comandado por Jacinto Figueira Júnior. O apresentador chutou o caixão e no dia seguinte aquilo saiu publicado em todos os jornais e revistas.
“A vida de Inaté ficou ‘torta’ rápido”, lembra Roberto Daga. Cometeu infrações penais e fugiu para não ter de explicar e decepcionar os Gaviões da Fiel. Depois foi preso e cumpriu pena. Em uma entrevista da época, Inaté citou que “a única coisa que queria era cumprir rapidamente a pena para poder torcer livremente para o Corinthians”. Comandar como ele comandou.
Pouco depois de sair da detenção, Inaté foi assassinado com um tiro de calibre 12, pelas costas.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Corinthians lança novas camisas e promete preços populares












fotos: divulgação
Mais duas camisas para dividir as opiniões da Nação Corinthiana foram lançadas nesta semana. Os novos uniformes vêm para substituir os dois oficiais usados pelo time, sendo que o primeiro tem a camisa branca (agora com listas pretas) e o segundo é preto quase na totalidade, com listas bem finas. A camisa do goleiro é amarela.

Gosto não se discute, e cada um tem sua opinião a respeito dos novos mantos corinthianos, mas um ponto que tem desagradado a Fiel é o fundo branco estampado na camisa preta para o nome do patrocinador. A sugestão é que o retângulo seja retirado e o patrocínio venha estampado em letras brancas, direto na camisa.

O Corinthians e a Nike, empresa fabricante, afirmaram que um grande lote de camisas já foi feito e, portanto, para evitar prejuízo, nada deve ser alterado por enquanto. Afinal, o objetivo de vender as camisas é justamente ajudar o Todo Poderoso, e por enquanto tem ido muito bem. Apesar da polêmica, a camisa preta vem se sagrando líder nas vendas.

De acordo com o site do Corinthians, menos de 12 horas após a divulgação das imagens do novo uniforme, quase 600 camisas já haviam sido encomendadas, sendo que 63% foram de camisas pretas e 37% de camisas brancas.

A diretoria corinthiana também anunciou nesta semana que será lançada uma camisa oficial a preço mais baixo, idêntica às novas, mas sem o símbolo da Nike. Ao invés de R$ 159,90, as camisas devem custar cerca de R$ 50. A idéia é combater a falsificação de camisas. A expectativa, de acordo com o Globo Esporte.com, é que as camisas comecem a ser vendidas ainda neste ano.

Um clube forjado na luta

Desde os tempos em que os cincos primeiros do Bom Retiro se reuniram naquele areal do Tietê ainda saudável para observar por seguidas noites o clarão do cometa Halley, e resolveram que iam criar não um simples “team”, como todos os outros que brotavam como capim nas várzeas quando o rio vazava para se desmancharem na próxima cheia, mas que iam criar um “club” de verdade. Desde esse momento o Corinthians teve por missão transformar em fato o anseio popular por emancipação.

Desde que o bairro do Bom Retiro inteiro soube dessa vontade, e por ser o entreposto cultural da cidade por razões estratégicas, assim espalhando a notícia para Piratininga inteira, o que veio a ser o Corinthians pouco tempo depois passou a ser a coqueluche da cidade.

Já com o “team” praticamente formado – e não só um, como três – e mais uma legião de seguidores entusiastas ("é a Torcida quem vai fazer o time"), foi no fim daquele inverno, naquele ano em que o cometa ia mudar o mundo, que fizeram a assembléia em que o feito dos embaixadores do sport bretão, Os Corinthians, foi rememorado.
Eles haviam goleado categoricamente os principais “clubs” do país. A homenagem era tão justa quanto honrosa aos propósitos daquela gente batalhadora e apaixonada pelo “football”. Foi então que o Corinthians nasceu de fato.

Desde então, muitos crivos foram impostos ao Time do Povo.
E muita luta forjou esse que é o clube mais brasileiro.
A princípio, o Galo Brigador das várzeas paulistanas e paulistas. Campeão dos Campeões, em quatro anos de vida. Campeão dos Campeões do Brasil em 1922. Um verdadeiro Timão!
Falências, bancarrotas, longas filas sem títulos... Nada disso foi páreo para o Corinthians Paulista e sua Fiel Torcida. Raça e Coração! É o Coringão!

O Informativo vai buscar resgatar a história do nosso Corinthians, e conta com a ajuda de seus leitores! Mandem material para nós!

Fala, Fiel!

O Informativo perguntou aos torcedores o que eles acham do novo uniforme do Corinthians.

“Eu achei legal, mas esse negócio de mudar de camisa toda hora é meio complicado. A gente gasta muito pra comprar, e a torcida não consegue criar uma identidade com o uniforme.”
Alexandre Oliveira, 34 anos, vendedor

“Achei as duas camisas bem bonitas, porém acho que o adesivo branco ‘Medial’ na camiseta preta tirou um pouco a beleza. Mas ainda acho a preta bem bonita.”
Ana Luiza Carvalho Giocondo, 21 anos, estudante

“Não concordo com o quadrado da segunda camisa, o patrocinador (Medial) fica com uma divulgação muito grande em cima do nosso manto. Se quiserem a aprovação dos torcedores terão que mudar isso. Se a Nike não quiser, ela que saia. Pois o Corinthians é muito grande para depender da opinião de uma empresa de fora.”
Wigno Marteson Gomes dos Santos, 26 anos, bancário

“Coloco um ponto negativo para a camisa dos goleiros, a cor amarela dá a chance ao atacante de visualizar melhor o posicionamento de nossos arqueiros. Pode parecer bobagem, mas até o atleta que joga de cabeça baixa tem mais facilidade em observar uma possível falha na posição das muralhas corinthianas. Confesso que sou saudosista do nosso manto, entretanto admito ter gostado da segunda camisa (preta). Mas não fiquei muito simpático ao nosso manto número 1 (branco e preto). Sou daqueles que preferem, por exemplo, as camisas de 1998 e 2000 (para não mencionar as 1970, olha que nem era nascido ainda). Em suma, ainda não tive o prazer de tê-las em mãos, apenas por fotos, contudo torço para que tragam sorte em nossa trajetória e que sejam mais um sucesso de vendas.”
Renan Valle, 20 anos, vendedor

Corinthiana de 9 anos arrasa no xadrez


A Oficina de Xadrez oferecida pelo Departamento Social dos Gaviões da Fiel Torcida entra EM férias com uma conquista valiosa: a aluna Nicoly Neto Santana, de 9 anos, ficou em 4º lugar no último Torneio de Xadrez de Mairiporã.

Nicoly está apenas no segundo semestre das aulas de xadrez, que são coordenadas por Narciso Santana.

As aulas para o próximo semestre terão início em 23 de agosto e vão até dia 08 de novembro, ocorrendo todo sábado, das 10h às 13h. São 10 vagas oferecidas pelo Departamento Social, sem custo nenhum. As inscrições estarão abertas até 30/08/2008 e não há processo de seleção!

Curtas do Timão

DESCONTO – O Corinthians negociou com Nilmar e conseguiu baixar em 50% o valor (divulgado em cerca de R$ 7 milhões) da dívida trabalhista estipulada pela Justiça. O pagamento será feito em 20 parcelas, a partir de janeiro de 2009.

CIRURGIA - Nilton, volante do Corinthians, sofreu uma fratura no nariz durante o jogo contra o Marília. Na sexta (dia 11), foi submetido a uma cirurgia plástica funcional para reconstrução do nariz, no Hospital Villa Lobos, em São Paulo.

OLHOS ABERTOS – Fabinho finalmente se recuperou da conjuntivite bacteriana que o afastou dos últimos jogos do Timão. O jogador contou ao Globo Esporte.com que ficou dois dias sem enxergar e que repensou muita coisa na vida. Agora, o atleta está novamente à disposição de Mano Menezes e pode entrar em campo contra o Bahia, no sábado.

PRORROGOU - Depois de ser emprestado ao Bologna-ITA, o lateral-direito Coelho assinou a prorrogação de seu contrato para tentar fazer o Corinthians lucrar com uma possível transferência em definitivo para o futebol europeu. Se quiserem ficar com o jogador, os italianos terão de desembolsar 2,5 milhões de euros. O Timão é dono de 60% dos direitos federativos de Coelho, o restante pertence ao próprio atleta.

DESPERDÍCIO – O valor perdido pelo SCCP com ingressos cortesias vem crescendo a cada jogo. Em 20 jogos como mandante, a despesa com a honraria foi de R$ 292.790,00 (média de quase R$ 15 mil por partida), conforme dados publicados no Lancenet.

Noticias da quadra


FESTA DE 39 ANOS DOS GAVIÕES DA FIEL

ATENÇÃO, NAÇÃO CORINTHIANA!!!

DIA 2 DE AGOSTO, A PARTIR DAS 22H, ACONTECERÁ EM NOSSA QUADRA UMA GRANDE FESTA PARA COMEMORAR OS 39 ANOS DE EXISTÊNCIA DE NOSSA TORCIDA –COMPLETOS NO DIA 1º DE JULHO.

HAVERÁ SHOW DO GRUPO FUNDO DE QUINTAL, TÁ NO AR, GRUPO KARISMA, BATERIA NOTA 30 E ALA DE COMPOSITORES.

INGRESSOS: R$ 10 (SÓCIO EM DIA: GRÁTIS)
VAMOS CHEGAR, FAMÍLIA!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

3ª Festa Julina Gaviões Piracicaba Dia 27/07, domingo, a partir das 14h30, acontece a Festa Julina da Sub-Sede Piracicaba. Haverá barraca de pescaria, cachorro-quente, cuscuz, quentão e pipoca grátis!!! Compareça e traga toda a sua família! Pedimos que cada duas pessoas levem um prato típico.Mais informações: (19) 3302-9360 ou www.fielpiracicaba.com

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Alterado horário de funcionamento da lojinha

Atenção associados e torcedores,Todos os sábados em que tiver jogo do Todo Poderoso, a nossa lojinha estará aberta das 10h às 14h. Pedimos a todos que compareçam durante esse horário.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

À espera do desmanche

A Nação Corinthiana aguarda ansiosa para saber quem, afinal de contas, deve ser vendido no Timão. O medo de que a equipe sofra com um desmanche a quatro meses do fim do Brasileiro é grande, principalmente o que se refere aos ídolos da Fiel, como Felipe e André Santos.
A imprensa continua comentando as supostas negociações envolvendo os jogadores alvinegros, mas por enquanto nada se concretizou. De qualquer forma, o presidente Andrés Sanchez já se mostrou disposto a vender seus craques, afirmando que só assim conseguiria estabilizar as finanças do Corinthians.
Apesar disso, ele nega qualquer negociação. O boato mais forte envolvia André Santos, que supostamente teria proposta do time alemão Werder Bremen, mas o presidente corinthiano não confirmou. "Na minha mesa não chegou nada. Mas, se vier os 8 milhões de euros, como falaram, está vendido agora", afirmou ao Globo Esporte.com. O Timão tem 27,5% dos direitos do lateral. Sanchez negou também negociação envolvendo Renato, que renovou seu contrato até 2012.
O goleiro Felipe também estaria no alvo do Locarno, da Suíça. Segundo o "Lance!", a proposta seria milionária, cifras que Corinthians, Bragantino e os empresários, donos dos direitos econômicos do goleiro, dificilmente recusariam.
E agora surgiram notícias também de que Carlão pode ser vendido. A imprensa esportiva divulgou que um representante do time francês Sochaux estaria no Brasil para observar o atleta e fazer uma proposta ao Corinthians. Se de fato rolar uma proposta, a chance de que ele seja vendido é grande, especialmente porque o jogador não vem sendo muito utilizado pelo técnico Mano Menezes.
Em compensação, Coelho fechou com o Bologna, da Itália. O Corinthians recebeu 200 mil euros pelo empréstimo e, em caso de venda, poderia chegar a 2,5 milhões de euros. O problema é que o contrato do lateral-direito vence em julho de 2009, mesma data em que termina o empréstimo. Mas pela lei, Coelho poderia acertar sua transferência para outro clube seis meses antes do fim do vínculo, e o clube pagaria, portanto, muito menos por seus direitos, diretamente a ele. O mesmo se aplica ao caso de Roger, que está indo para o Qatar Sports Club e não deve render absolutamente nada aos cofres corinthianos.
Entre as contratações tão aguardadas pelo corinthianos, é pouco provável que se concretize. "Podemos subir alguém da base ou trazer um desconhecido, mas seriam atletas que não ganham tanto, falando com sinceridade. Se concretizarmos alguma contratação de peso será para o futuro também, não só para a Série B", disse ao "Lance!" o diretor técnico do Corinthians, Antônio Carlos Zago.
Alguns nomes surgiram nos últimos meses, mesmo antes da abertura da janela. O volante Mineiro (sem clube) e os atacantes Liedson (Sporting-POR) e Deivid (Fenerbahçe-TUR) foram os alvos. O clube não confirma o interesse, mas admite que "acompanha" esses atletas.

Em reunião do Conselho, estatuto é aprovado

Depois de encontrar problemas para ser registrado, o estatuto do Corinthians foi alterado e deve novamente ser submetido à aprovação do cartório em breve. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho Deliberativo corinthiano, na última terça-feira (8).
O ponto que vinha causando problemas no estatuto era a polêmica letra K, que dava aos conselheiros corinthianos poder de alterar as leis que regem o clube sem ter de consultar os associados. Em seu novo formato, o estatuto, para ser alterado, precisa passar pela Assembléia Geral de sócios.
Aprovada em votação no Conselho Deliberativo há três meses, a reforma do estatuto prevê, dentre as principais mudanças, a eleição do presidente por voto direto, o mandato de três anos e a proibição de reeleição.

Valorizando a nossa história

Tradição. Esta palavra está em nossa arquibancada e é gritada em todo jogo do Timão. Mas é importante que ela esteja sempre viva, e que os novos corinthianos entendam o seu significado.

O pessoal que promove o Projeto Centenário foi resgatar uma tradição corinthiana vivíssima. Trata-se do senhor Idário, um verdadeiro guerreiro alvinegro, uma lenda valiosa que até então esteve esquecida pela instituição Corinthians.
Atleta do clube na década de 50, atualmente Idário vive na Praia Grande e sofre com problemas de saúde. Provavelmente, por conta da carreira e das pancadas recebidas por adversários durante os anos no futebol, o ex-jogador tem fortes dores no joelho e dificuldade de locomoção. Ele e a mulher precisam tomar medicamentos caros e Idário, aposentado, não tem condições para pagá-los, nem aos exames que precisa fazer.
O Loucos Por Ti foi atrás do clube, patrocinado pela Medial, que é uma seguradora de saúde, e pediu que o Corinthians desse ao ex-atleta um plano. Além disso, sabendo do caso muitos corinthianos se mobilizaram para a compra dos medicamentos. O Corinthians aceitou bancar todos os exames e, se houver necessidade, até cirurgia e internação.

O Corinthians é um dos poucos clubes do país, e do mundo, a ter uma origem genuinamente popular. A história do Corinthians é um processo de consolidação de uma manifestação palpável do anseio popular de emancipação.

Seus ídolos foram moldados no desprendimento e no afinco com que contribuíram para o processo de consolidação do Corinthians enquanto Corinthians.

Idário foi um desses grandes ídolos que nós temos.E que temos que honrar,pois mais que ninguém este i lustre senhor sabe o que é Corinthians.
SALVE, IDÁRIO!
Conheça o Projeto Loucos Por Ti: http: //www.loucosporti.com.br/

Fala, Fiel! Fala, Fiel!

O time está conseguindo bons resultados no Campeonato Brasileiro. Por isso, o informativo perguntou aos torcedores se eles estão felizes ou não com o futebol apresentando pelo Corinthians.

"Sim, estou. O Corinthians passa hoje por um bom momento. A perda do título da Copa do Brasil não parece ter afetado em nada o bom rendimento do time, pelo contrário, o vice campeonato reforça a boa campanha realizada na competição e a boa fase da equipe. A torcida percebe isso e está lotando os estádios. Com uma defesa consistente e um ataque veloz, o Corinthians
tem hoje quase metade dos pontos necessários para voltar a "Série A". O Timão é, com folga, o melhor time da "Série B". Tudo isso é resultado do trabalho de um bom técnico e de um elenco equilibrado, com boas peças de reposição. É isso: o momento é de manter o trabalho que vem sendo feito e começa a planejar 2009."

Evandro da Silva e Silva, 27 anos, jornalista

"Claro que estou feliz com o futebol apresentando, porque são 10 jogos sendo 8 vitórias e 2 empates. Porém isso é obrigação deles, pois essa campanha está encobrindo a maior vergonha na história do clube que está sendo disputar a "Série B". Esse "oba oba" da imprensa com a campanha não ilude a nós torcedores. Veja na Copa do Brasil: a campanha era boa e o final todos nós sabemos."
Douglas Pacheco, 21 anos, analista de sistema

Curtas do Timão


Volante x Zagueiro - Nosso volante Nilton sofreu um choque com o zagueiro Willian em campo nessa terçafeira (8), contra o Marília, no Pacaembu, Nilton deixou o campo sangrando. O departamento médico confirmou uma fratura no nariz e disse ainda que há suspeita de
fratura no crânio do jogador. Nilton passará por um procedimento cirúrgico nesta sexta-feira e não joga contra Time do ABC.
Situação - Bruno Octávio ainda está se recuperando da cirurgia, Marcelo Oliveira está fora de forma e Carlos Alberto é o único volante a disposição de Mano. Perdigão está recuperado. Segundo o departamento médico corinthiano, Fabinho ainda não está pronto pra jogar. Alessandro sentiu de novo a lesão muscular e pode ser afastado por um longo tempo, o que dá chance ao novo corinthiano Denis para buscar seu lugar na equipe.
Acosta foi expulso contra o Marília, mas Douglas e Herrera já cumpriram o efeito suspensivo voltam a campo neste sábado.

Série B supera o Paulista - Com uma boa posição na tabela e liderança firme, em dez jogos o ataque corinthiano já superou todo o rendimento que a equipe teve no Paulista. O Corinthians marcou 25 gols em dez rodadas, sendo que no Paulista foram 24 gols em 19 partidas.
Clássico feminino – Corinthians e Santos se enfrentam pela 13ª rodada do Campeonato Paulista do feminino. Marcada para o dia quinta-feira (3), a partida foi transferida para sábado, 2 de agosto. Será a preliminar do jogo da equipe masculina entre Corinthians e Criciúma, pelo Campeonato Brasileiro da Série B.

O manto – Há três semanas está rodando pela internet o layout de uma nova camisa corinthiana que terá estréia só no dia 19, contra o Bahia, no Pacaembu. É bem diferente dos modelos usados no momento.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

1969: nasce a maior torcida organizada da América Latina


"Gaviões da Fiel apanham dos capangas de Wadih Helu em 1969".


Em 1969, o Brasil completava cinco anos de ditadura militar e, desde 1968, o Ato Institucional nº 5, decretado pelo presidente e general Costa e Silva, repreendia severamente qualquer manifestação contrária ao regime antidemocrático.Em 1969, nas arquibancadas não havia divisórias para separar as torcidas adversárias. Corinthianos assistiam às partidas ao lado de palmeirenses, os palmeirenses de são paulinos, os são paulinos de santistas e os santistas de Corinthianos. Em 1969, o presidente do Corinthians era Wadih Helu. No poder desde 1961, quando derrotou Vicente Matheus nas eleições, Wadih não sabia o que era ganhar um título pelo Corinthians. E não soube. Saiu do poder, derrotado por Miguel Martinez, sem conhecer o sabor da conquista de um campeonato corinthiano.
De 1954, quando o Timão venceu o Torneio Rio - São Paulo e o Campeonato Paulista, até 1977, com a vitória e o título de Campeão Paulista novamente, o Corinthians amargou 23 anos de fila. Nesse período sua torcida só aumentou. E foi nesse período também que nasceu a maior e mais importante torcida organizada da América Latina (e porquê não dizer do mundo?). No dia primeiro de julho de 2008, terça-feira, os Gaviões da Fiel completaram 39 anos. Com quase 76 mil associados, não devem nunca se esquecer do grupo de garotos que deram vida e ideologia a esses gigantes. Flávio La Selva, Joca, Batata, Daga, Julião, Chico Malfitani,Raul, Manchinha, Igor, Cláudio Romero. E outros tantos que chegaram um tempo depois, mas que construíram toda a base de nossa torcida, como a Madalena, o Edmar Bernardes, o Jogador e Inaté. Gente que acreditou que era possível transformar o Corinthians juntando forças, contestando a ditadura de
Wadih, exercendo sua cidadania e seus direitos de torcedor, na época em que ninguém falava nisso. Pedindo democracia em um tempo onde essa palavra era proibida. E ensinando para nós, Gaviões que nasceram anos depois, que é possível transformar o mundo começando dentro dos muros do Parque São Jorge. Porque quando se mexe com uma massa de 30 milhões de corinthianos, se muda o mundo.
Essas pessoas que plantaram as sementes da Revolução Corinthiana e que hoje repercute em movimentos como o Fora Dualib. Dualib que foi filho de Wadih e que não sobreviveu quando os Gaviões resolveram dizer "Chega" novamente.
Nos 39 anos de Gaviões da Fiel, nós, os 76 mil associados da torcida, devemos lembrar porque somos Gaviões. Porque existimos e porque nossa agremiação existe. Ela, que passou por tantos momentos de altos e baixos, e sobreviveu.
E sobreviverá porque a corrente jamais será quebrada, assim como falou Edmar Bernardes. O nosso legado é honrar tantos nomes dentro e fora das arquibancadas. Lutar sempre pelo Corinthians, defendê-lo por princípio e apoiá-lo por amor. E, conseqüentemente, transformar o mundo. Sempre para melhor.

Fala, Fiel!

Em comemoração ao aniversário dos Gaviões da Fiel, o Infomativo ouviu associados, que mandaram suas mensagens parabenizando a torcida:
"O verdadeiro Corinthiano, o verdadeiro MESMO, não se cala nunca, mesmo que o título não chegue. Serei Corinthiana e Gavião até a morte. Parabéns, Gaviões da Fiel, pelo seu aniversário. Parabéns a toda nação e, principalmente, para todas as mulheres guerreiras."
Madalena Pereira da Silva, 59 anos, empresária

"Salve Joca eterno. Salve Flávio eterno e todos os outros fundadores. Salve Júlio. Salve Daga. Salve Geni. Salve Tia Dirce. Salve Tia Amélia. Salve Tia Ofélia. Salve Seu Coutinho e família. Salve Madalena Guerreira. Salve Magal com seu surdo agitando a arquibancada. Salve Tio Clay. Salve o Doido. Saudades do Jogador, Gordo, Chocolate, Índio, Gordura, Kibe, Gusmão, São Jorge e outros que já se foram. Salve as verdadeiras raízes dos Gaviões. Salve a tantos outros que
se dedicaram para engrandecer o GREMIO GAVIÕES DA FIEL TORCIDA, sem interesse, sem privilégios, com amor, com honestidade e com puro e verdadeiro Corinthianismo. Salve o Corinthiano Marmiteiro. Salve aquele que tira dinheiro de sua casa para pagar seu ingresso, caravana, gasolina e seu lanche. Quantas saudades de um passado que se vai lá no além. Eu te amo de verdade, Gaviões da Fiel. Salve a verdadeira ideologia dos Gaviões! Salve o
Corinthians!"
Silvio Cármino Romano, 39 anos, Contador
"Há 39 anos, um grupo de pessoas iluminadas fundou o que é hoje a maior torcida organizada do mundo. Esse grupo se tornou uma família, que tenho orgulho e honra de participar. Todos somos Gaviões, não importa se é de "quebrada A ou B". O que importa é que temos um ideal a seguir: o Sport Club Corinthians Paulista. Quero parabenizar não só a entidade, mas todos que de uma forma ou outra já contribuíram, contribuem ou vão contribuir para nos tornarmos maior do que ontem e menor do que amanhã. Parabéns família. LHP SEMPRE! A CORRENTE JAMAIS SERÁ QUEBRADA!"
Fernando Morales, 33 anos, publicitário

"Pelos 39 anos de Gaviões, ressalto apenas uma coisa a todos : o mais importante nesta fase dos Gaviões, é mantermos a unidade nos Gaviões, baseado no respeito e na sinceridade. Nós Somos os Gaviões. Parabéns Família."
Wildner D'Paula Rocha, o Pulguinha, 29 anos

Negociação dos direitos de Jô gera polêmica no Corinthians


A torcida esperava ansiosa a venda de Jô para o Manchester City, já que o Corinthians tinha 10% de seus direitos, poderia faturar parte da bolada negociada e aliviar pelo menos um pouco a crise financeira que o clube vem enfrentando. Acontece que nesta semana, quando a venda do jogador foi finalmente definida, veio a público que o Corinthians não tinha mais os tais 10%. A parte dos direitos de Jô que cabia ao Corinthians foi vendida em maio para o empresário Giuliano Bertolucci, amigo do iraniano Kia Joorabchian, ex-presidente da MSI. Segundo reportagem do "Lance!", o empresário Marcelo Dijan, representante de Jô, afirmou: "Não sei direito como e qual foi a influência de Giuliano nesse negócio. O que sei é que teve a participação do pessoal de Pini (Zahavi, um dos investidores da MSI) e de Kia também."Ainda de acordo com o mesmo empresário, os direitos federativos de Jô eram divididos da seguinte forma: 10% eram da MSI, outros 10% do Corinthians e 80% do CSKA.
Além de ter feito um péssimo negócio no quesito finanças, a Diretoria corinthiana, que prometeu transparência em sua gestão, não tornou pública a negociação na época em que foi realizada. Recentemente soubemos que o Corinthians havia negociado parte dos direitos de Dentinho, André Santos e Renato. Por que não pudemos saber também que o mesmo tinha acontecido com Jô? A Diretoria do Corinthians afirma que não há mais nenhuma relação com a MSI, que a parceria foi rompida em dezembro de 2007, após notificações na Justiça.
Além disso, em nota oficial, argumentou que o negócio foi necessário "devido às dívidas herdadas da gestão passada", que gerou a "grave crise financeira" que o clube atravessa. "Nesse período, o Corinthians não tinha nenhuma garantia de que o atacante Jô seria mesmo negociado do futebol russo para o futebol inglês. Mesmo porque o Manchester City só conseguiu cumprir todas as garantias para a regularização do atleta na Inglaterra apenas no último dia de prazo imposto pela Federação Inglesa. Por isso, o clube não tinha como alternativa aguardar que a negociação fosse mesmo efetivada, já que os riscos desta não ocorrer eram grandes."

Curtas do Timão

Será Vingança? - Finazzi acusou Mano de favorecer alguns jogadores por conta de esquemas com empresários. Mano respondeu, em entrevista para o Globo Esporte: "Ele falou, mas não deu nomes. E isso é uma irresponsabilidade. Se o Finazzi não sabe, eu indiquei a renovação dele. Nesses cinco meses comigo, as portas da minha sala sempre estiveram abertas para ele falar o que quiser, e não fez. Agora, quem responde por ele é o Pintado, técnico do São Caetano."
Nada definido - Felipe pode voltar para o gol e André Santos pode ir do meio-de-campo para lateral esquerda. Depois de dois jogos de suspensão, Fabinho está com conjuntivite e Mano colocou o jogador pra treinar sozinho. Agora aguarda para que possa usá-lo contra o
time do ABC, no sábado, dia 5, às 16h10. Alessandro e Carlos Alberto "brigam" pela posição. Dênis, lateral direito, provavelmente fará seu primeiro jogo no Timão. No ataque, Acosta tem mais chances de ficar no lugar de Dentinho.

Teste com Careca - O centroavante Careca será testado e observado por Mano em um jogo-treino contra o Atlético de Sorocaba, na quarta-feira (9). "Calma que o santo é de barro", disse Mano em nota ao site Gazeta Esportiva.

NOTÍCIAS DA QUADRA

Gaviões quer inaugurar sala com cursos de informática

O Departamento Social dos Gaviões da Fiel Torcida não pára! A última novidade é os Gaviões na luta pela Inclusão Digital. Em breve será inaugurada a sala de Inclusão Digital, mas para isso acontecer, será necessária a ajuda de colaboradores.
Os Gaviões precisam de voluntários para Monitor de Ensino em Informática com os conhecimentos em Windows, Pacote Office e Internet. Aos interessados, favor
procurar por Denis, responsável pelo Deptartamento Social dos Gaviões, através do e-mail social@gavioes.com.br .


INSS - Atenção torcedores e sócios!

No dia 5/7 (sábado), das 15h às 17h, disponibilizaremos na quadra alguns serviços do INSS.
- APOSENTADORIA (idade, invalidez, tempo compulsório, especial)
- REVISÕES (aposentadorias e pensões)
- PENSÃO POR MORTE
- AUXILIO DOENÇA
- LOAS (amparo ao idoso, deficiente)
- CONTAGEM DE TEMPO DE SERVIÇO
Nossa sede fica na Rua Cristina Tomaz, 183, Bom Retiro.


Judô nos Gaviões da Fiel

Atenção! Estão abertas as inscrições para as Aulas de Judô nas Férias!
As aulas são ministradas pela Prof. de Educação Física e Faixa Preta de Judô, Liliana Montanari.
Podem participar homens e mulheres, acima de 5 anos.
As aulas ocorrem 3 vezes por semana: de segunda e quinta-feira às 19:30h e aos sábados às 10h.
O uso do Kimono é obrigatório. Em breve teremos Kimonos personalizados dos Gaviões da Fiel Torcida.

As aulas são gratuitas! Para inscrições, é preciso falar
com Tatinho no (11) 3221-2066.


Gaviões comemoram 39 anos com churrasco, fogos e bolo de aniversário. Fotos: Tatinho.