sexta-feira, 25 de julho de 2008

20 anos do nosso 20º título Paulista

No dia 31 de julho, o Corinthians comemora 20 anos de seu 20º título do Campeonato Paulista. Nesta data, em 1988, o Timão disputou o segundo jogo da final com o Guarani, time de Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

A primeira partida da final foi realizada em São Paulo, no Morumbi, no dia 24 de julho. No jogo, o atacante Neto, ainda no início de carreira, foi o carrasco do Corinthians e marcou um gol histórico de bicicleta. O empate por 1 a 1 veio dos pés do lateral Édson. No ano seguinte, Neto foi para o Corinthians e se tornou um dos maiores ídolos da Fiel torcida.

Na segunda partida, o técnico Jair Pereira escalou o seguinte time para representar o Corinthians: Ronaldo; Édson, Marcelo Djian, Denílson e Dida; Biro-Biro, Márcio (Paulinho Gaúcho) e João Paulo; Viola, Éverton (Wilson Mano) e Paulinho Carioca.

Os dois times ficaram no 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação, o Corinthians venceu por 1 a 0. O gol foi marcado por Viola, também em início de carreira. Quem apitou o jogo foi Arnaldo Cezar Coelho, atual comentarista da Rede Globo.

Além desse título, o Corinthians já venceu outras 24 vezes o torneio, sendo o maior campeão do Paulista, com 25 campeonatos conquistados. A última conquista foi em 2003. O Campeonato Paulista foi o primeiro torneio de futebol organizado no Brasil e existe desde 1902. Já foi organizado por diversas entidades, mas desde 1941 é responsabilidade da Federação Paulista de Futebol.

Nenhum comentário: