segunda-feira, 9 de março de 2009

Longe de casa, Timão disputa maior clássico do futebol brasileiro

O clássico entre Corinthians e seu maior rival foi parar em Presidente Prudente, a 565 km de São Paulo. Para entendermos o que aconteceu, é preciso saber que em um certo estádio paulistano foi implantada uma “arquibancada especial”. Estádio este que seria o palco natural para este jogo, mas que agora não pode mais ter sua arquibancada dividida igualmente entre duas torcidas, como seria a praxe. Corinthians e seu maior rival decidem, então, não dar visibilidade nem lucro ao lugar que não merece, e assim deixam de alugá-lo.

Um grupo de empresários da cidade de Prudente, junto com a prefeitura, propuseram então bancar os dois times. O fator Corinthians, mais sua mini-temporada naquela cidade, acarretou em uma indústria de turismo incomum, e todo o comércio acabou lucrando. A emissora de televisão que transmite o Campeonato Paulista também foi favorável à mudança, até porque Ronaldinho (Ronaldo é um só) Fenômeno pode estar em campo.

Clássico que está no imaginário do povo paulista e brasileiro como nenhum outro. Clássico que sempre mobilizou multidões, e que sempre engasgou o torcedor que vive o clube dias antes de acontecer.

Por tudo isso, as diretorias decidiram criaram um logo que o representasse mercadologicamente. Desnecessário para os torcedores, mas pode ser lucrativo para os clubes, para a emissora e, obviamente, será para o futebol brasileiro.

Há também o troféu, a ser levado pelo vencedor da partida, e que volta a ser disputado sucessivamente nos próximos embates. Talvez a mais bonita das idéias, principalmente por reviver uma tradição tão antiga quanto a própria várzea, berço de nosso futebol. Quando dois varzeanos partiam para o embate nas quatro linhas, algo estava em disputa. Normalmente um troféu. Na maioria das vezes oferecido por alguma empresa, veículo de comunicação ou personalidade.

São 92 anos de história e uma rivalidade mitológica.

Em números gerais, é verdade que o rival possui certa vantagem. Que passa a ser do Corinthians quando falamos dos confrontos pelos Campeonatos Paulista (69V, 56E, 67D) e Brasileiro (12V, 11D, 10E). Se tomássemos os números a partir do momento em que o rival mudou de nome, veríamos ampla vantagem do Coringão. Além de termos os quatro principais goleadores: Claudio, Baltazar, Luizinho e Teleco. E as duas maiores séries invictas no confronto, ambas de dez partidas.

Terem duas das principais derrotas da história alvinegra - nas penalidades, após resultados iguais - é razão de vida para os rivais, mas sabemos que não acabou por aí. Ainda mais para este que é o maior clássico do Brasil e talvez até o maior clássico do mundo.

4 comentários:

Anônimo disse...

na verdade queria fazer um comentário a respeito do programa da rede record, troca de familia... vcs foram muito mal educados com a pessoa que foi visitar a escola de vcs... apesar do trabalho social que vcs fazem, a atitude hostilidade foi lamentável... era um programa de televisão onde vcs poderiam mostrar que vcs eram pessoas de boa indole e educadas... dizer que a torcida organizada é calma, mentira... ontem eu vi o quanto vcs gostam de brigar... até estava simpatizando com vcs, quer dizer pelo Ronaldo no time,...mas depois de ontem.... fica ai o alerta, enquanto as torcidas nao se respeitarem, o futebol vai continuar com essa violencia desenfreiada...

Anônimo disse...

O quê fazer??

... o quê fazer com as camisas roxas que desbotaram e com o tempo se tornaram lilás??

Numa boa ...

Não desejo mal a ninguém!

Mas por falta de aviso não foi.

CORiNTHiANS É PRETO E BRANCO, P*!!!

P.S. Sugestão para o que fazer com as camisas roxas que o tempo ficaram lilás: ARRANCA O SÍMBOLO DO CORiNTHiANS, COLA UM PiPA SEM BiCO E DÁ DE PRESENTE PRA UM AMiGO BAMBi!!!

"VÂMO VÂMO MEU TiMÃO ... VÂMO MEU TiMÃO ... NÃO PARA DE LUTAR!!!"

Saudações ALVi-NEGRAS (sempre, ROXO NUNCA!), FENOMENAiS E CORiNTHiANAS pra toda nação!!

P.S.II. Que nós GAViÕES jamais admitemos criticarem o Douglas como fizeram semana retrasada! O melhor meio campo do Brasil e do mundo! Não podemos chatear um craque como o Douglas por bobagens!

Ass.: Fernando (Barba) LHP

P.S.III. Nação, quanto ao caso do programa "Troca de Família" ... algo que achei lamentável foi não respeitarem (os presentes) a autoridade do nosso presidente! Inadmissível o que fizeram com o Hebert! Não foi justo! Ele não merecia ter passado por isso!

Anônimo disse...

Salve corintianos e corintianas do mundo, a respeito do caso Douglas foi ridiculo o que fizeram com o Douglas, temos que admitir que são dos pés dele os melhores passes e muitas vezes não concluidos pela incompetência de certos "Souzas" da vida. Corinthians ganhando e 1 a 0 e jogando com raça e vontade é o que importa. Verás que um filho teu não foge a luta! Vai Corinthians, o o verdadeiro sentimento.

RICARDO disse...

O HEBERT MERECIA UM TAPAO NA CARA MESMO... TA ACABANDO COM A IDENTIDADE DOS GAVIOES... AGORA Q VENHA O PANCHINHO E MAIS CARNAVAL, QUE É SO PRA ISTO Q ELE PRESTA!