sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Gaviões da Fiel entra na avenida homenageando Santana de Parnaíba

Waleska Gaertner

O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida abre o desfile do Grupo Especial de São Paulo nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, homenageando a cidade de Santana de Parnaíba. Com o enredo “Nas Asas dos Gaviões, Rumo ao Portal dos Sertões – Santana de Parnaíba: Berço de Bandeirantes”, a escola contará a história da cidade e de sua cultura.

Entre os destaques do samba, está a história dos bandeirantes em busca de ouro, prata e pedras preciosas, a construção da hidrelétrica de Santana de Parnaíba, sua arquitetura e a festa da Paixão de Cristo.

“A arquitetura é uma parte importante da cidade, muito rica e tombada pelo patrimônio histórico. A festa da Paixão de Cristo também, quando os peregrinos percorrem o Caminho do Sol”, conta o compositor Fabinho do Cavaco.

“Com o progresso, veio a hidrelétrica, que produzia tanta energia que ajudou a capital a mover os bondes”, completa Fabinho. “Era época de escravidão, e os negros celebravam festas nas fazendas de café e algodão do interior de São Paulo. O antigo samba caipira, que as belas negras dançavam com muita sensualidade, conquistava os corações.”

Os Gaviões entram na avenida com cerca de 4.000 componentes, divididos em 22 alas e cinco carros alegóricos. O carnavalesco da escola é Mauro Quintaes.


Nenhum comentário: