segunda-feira, 18 de maio de 2009

1º Grande Encontro de Grafite

O Grêmio Gaviões da Fiel promove, no dia 23 de maio, a partir das 10h, o 1º Grande Encontro de Grafite, que terá como tema os 40 Anos dos Gaviões da Fiel e a Fundação do Glorioso Corinthians.

O objetivo do evento é promover e difundir a arte do grafite, arrecadar alimentos para instituições de caridade e realizar atividades sócio-culturais.

Artistas de rua renomados participarão deste grande evento que entrará para o roteiro internacional de arte.

Em parceria com a Suvinil, Stand Up e outras empresas, o Grêmio Gaviões da Fiel montou uma programação para associados e não-associados.

Quem comparecer à Sede deverá levar 1 kg de alimento não-perecível e poderá desfrutar de diversas atrações, atividades culturais e esportivas (veja relação de atrações abaixo).

Promotores vão distribuir folhetos no Bom Retiro para chamar a população para participar do evento.

No local haverá distribuição de brindes das empresas parceiras.

A Suvinil será responsável pelo fornecimento de todo o material (tintas e spray) de grafite e a Stand Up pelo fornecimento de equipamentos necessários para as atividades de skate e pela presença de atletas profissionais do ramo.

A Sede do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida fica na Rua Cristina Tomaz, 183 – Bom Retiro – SP.

Confira a programação:

- 1º Grande Encontro de Grafite: será disponibilizada grande área para os artistas, que deverão enviar fotos de obras já realizadas, juntamente com o layout do que pretende pintar no evento, via e-mail com RG. Tema: 40 Anos dos Gaviões da Fiel e Fundação do Glorioso Corinthians. A seleção será feita pela Diretoria Executiva do Grêmio Gaviões da Fiel. Regra: Não serão permitidas as cores verde e rosa. Inscrições serão aceitas até 18/05/2009;
- Lançamento nacional da Tinta Spray Suvinil;
- Apresentação da Escolinha de Bateria nota 30 dos Gaviões da Fiel;
- Pista de skate com obstáculos (aberta ao público - trazer skate);
- Apresentação de atletas profissionais de skate;
- Apresentação de DJs;
- Shows de rap, reggae, rock e punk;
- Distribuição de brindes e autógrafos dos atletas profissionais do skate;
- Apresentação do filme “Os Libertários”;
- Palestras: “Organização e luta dos trabalhadores do século XX”, “A relação do anarquismo, a luta dos trabalhadores e o Grande Corinthians no século XX”;
- Exposições: “Luta das mulheres trabalhadoras” (G.R.M.L.), “Mural da memória anarquista” (Cardines);
- Roda de capoeira.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Corinthians é Campeão Paulista - 26 vezes!

Esqueça todas as desventuras, todas as lágrimas derramadas, todos os problemas. Esqueça times de que você nunca ouviu falar na vida e estádios caindo aos pedaços que você nem sabia que existiam. Esqueça as agruras de 2007 e 2008, pois o Timão é campeão paulista. E invicto!

Depois de um temporada de sofrimento e maus momentos, o Corinthians renasce. Reestruturado, com um time guerreiro, um técnico sério e estável, contando sempre com o apio da Fiel, a equipe alvinegra foi se fortalecendo aos poucos no Paulistão 2009, para chegar tinindo em sua etapa final, vencendo dois de seus maiores rivais justamente no encerramento do campeonato.

A grande final foi realizada no último domingo (3), no Pacaembu, contra o Santos. Graças ao bom resultado do primeiro jogo, podíamos perder por uma diferença de até dois gols. Mas o Coringão não entra em campo para perder, e apesar de ter iniciado o jogo atrás, foi buscar o empate. André Santos, de canhota, marcou o gol alvinegro que coroou o 26º título paulista do Timão. Desta vez com uma campanha invicta.

Jogo após jogo, festa atrás de festa. A Fiel voltou a acreditar na força do Todo Poderoso, que provou poder conquistar o mundo inteiro de novo e de novo, quantas vezes forem necessárias. Começamos este ano com a Copa São Paulo de Juniores, para chegar ao Paulistão e agora enfrentar com espírito batalhador a Copa do Brasil e o Brasileiro que vêm aí –e que podem nos garantir a tão sonhada vaga para a Libertadores da América no ano que vem, ano de celebração, ano do Centenário.

Estamos só no início do caminho que temos de trilhar neste ano.Mas estamos com o Corinthians. “Com muito amor, até o fim!”

O Coringão Voltou!

A edição 2009 do Brasileiro vê o retorno do Timão que, desnecessário dizer, passou pelo período de provação e começou sua redenção conquistando, invicto, o Paulistão.

Mas a Fiel e todos no Corinthians querem a redenção ainda mais completa. Certo é que o Timão é guerreiro, e lutará muito para isso. Cada jogo neste campeonato é uma decisão, e a força da torcida é mais que necessária. Neste domingo (10) começamos a batalha da primeira rodada contra um dos difamadores do passado recente, no Pacaembu. É só chegar, Fiel!

Rumo ao Centenário!

VAI CORINTHIANS!!!

Fala, FIel!

O Corinthians finalmente volta à Série A do Brasileirão. Qual é sua expectativa para o time nesta temporada?

“Espero que seja campeão, mas o campeonato vai ser muito disputado. Acredito no Coringão! Chegando entro os quatro primeiros está ótimo! Saudações alvinegras!”
Adrian Antunes Oliveira, 33 anos, vendedor

“As minhas expectativas acho que são as mesmas de todos os corinthianos: já começamos bem ganhando o Paulista (e não podemos esquecer da Copinha), mas o que me interessa de verdade é a Copa do Brasil, o caminho mais curto pra chegarmos à Libertadores no ano do Centenário. Também tem o Brasileirão, que neste ano, sim, vai ter graça. Enfim, espero que a gente ganhe tudo. Copa do Brasil, Brasileiro e, ano que vem, vamos com tudo para a Libertadores!”
Viviane Pereira de Brito, 24 anos, dona-de-casa

“Ser campeão e garantir vaga na Libertadores. Temos que ter um belo ano em 2010 para comemorar o Centenário.”
Erika Prado Teixeira, 26 anos , publicitária

Notícias da Quadra

Quem gosta de arte, atenção! Vem aí, no próximo dia 23 de maio, o "1º GRANDE ENCONTRO DE GRAFFITI GAVIÕES DA FIEL", com a presença de renomados artistas de rua. O tema será os 40 anos dos Gaviões da Fiel e a fundação do glorioso Sport Club Corinthians Paulista.

Fiquem atentos: detalhes e mais informações estarão disponíveis em breve no site dos Gaviões (www.gavioes.com.br).

Timão avança na Copa do Brasil

O Corinthians entrou em campo consciente na última quarta feira(6) e venceu o Atlético Paranaense pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Como o resultado do primeiro jogo não favorecia a equipe alvinegra, era preciso uma vitória em casa para seguir adiante no campeonato.

O Timão jogou muito bem no primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. O primeiro gol veio dos pés de Ronaldo, logo aos 10 minutos do segundo tempo.
Festa dos mais de 33 mil torcedores que lotaram o estádio do Pacaembu – e que enlouqueceram logo depois, quando o mesmo atacante caiu na área adversária, entre dois jogadores rivais, e ganhou o pênalti. Cobrado por ele próprio, com certa displicência e muita categoria. 2 a 0 para o Timão, e que venham as quartas de finais!

DE HERÓI PARA HERÓI

O ator australiano Hugh Jackman, que interpreta o personagem Wolverine no cinema, esteve terça-feira (5) no Parque Ecológico, em treino do Corinthians. Ele queria conhecer o time campeão paulista e levou uma camiseta de presente para Ronaldo. O artilheiro, em troca, deu ao ator uma camisa do Corinthians.

Tabela do Brasileirão


10/5 (dom) – Corinthians x Internacional
17/5 (dom) – Botafogo x Corinthians
24/5 (dom) – Corinthians x Barueri
31/5 (dom) – Santos x Corinthians
6/6 (sáb) – Corinthians x Coritiba
14/6 (dom) – Goiás x Corinthians
21/6 (dom) – Corinthians x São Paulo
28/6 (dom) – Atlético PR x Corinthians
5/7 (dom) – Corinthians x Fluminense
12/7 (dom) – Grêmio x Corinthians
15/7 (qua) – Corinthians x Sport
19/7 (dom) – Cruzeiro x Corinthians
22/7 (qua) – Corinthians x Vitória
26/7 (dom) – Corinthians x Palmeiras
29/7 (qua) – Santo André x Corinthians
2/8 (dom) – Corinthians x Avaí
5/8 (qua) – Náutico x Corinthians
9/8 (dom) – Flamengo x Corinthians
16/8 (dom) – Corinthians x Atlético – MG

RETURNO

19/8 (qua) – Internacional x Corinthians
23/8 (dom) – Corinthians x Botafogo
30/8 (dom) – Barueri x Corinthians
5/9 (sáb) – Corinthians x Santos
13/9 (dom) – Coritiba x Corinthians
20/9 (dom) – Corinthians x Goiás
27/9 (dom) – São Paulo x Corinthians
4/10 (dom) – Corinthians x Atlético – PR
7/10 (qua) – Fluminense x Corinthians
10/10 (sáb) – Corinthians x Grêmio
18/10 (dom) – Sport x Corinthians
25/10 (dom) – Corinthians x Cruzeiro
28/10 (qua) – Vitória x Corinthians
1/11 (dom) – Palmeiras x Corinthians
8/11 (dom) – Corinthians x Santo André
15/11 (dom) – Avaí x Corinthians
22/11 (dom) – Corinthians x Náutico
29/11 (dom) – Corinthians x Flamengo
6/12 (dom) – Atlético - MG x Corinthians

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Coringão na final!


O Coringão vivenciou uma das mais profundas crises de sua história e hoje é um clube diferente de há três anos: ELE VOLTOU A JOGAR BOLA! Demos a volta por cima fora e dentro de campo. Retornamos ao nosso lugar de direito, e mostramos que nunca deveríamos de lá ter saído. E neste começo de ano, além de já sermos campeões com nossa molecada, estamos novamente em uma final de Paulistão. O que não acontecia há seis longos anos.

A primeira partida desta final foi realizada no último domingo, na Vila Belmiro. Diante dos olhos de Pelé, um novo rei assumiu o trono do futebol nacional: Ronaldo Fenômeno, nosso camisa 9, que marcou dois gols (um deles uma verdadeira obra de arte, de cobertura em Fábio Costa) na vitória de 3 a 1.

Um grande passo foi dado rumo ao título, decidido neste domingo em jogo no Pacaembu, sob testemunho da Fiel Torcida. Um passo maior ainda foi dado na história alvinegra, que junto de seus grandes heróis tem agora Ronaldo. O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, que já disse ser o cara mais feliz do planeta vestindo a camisa do Coringão. Mas que não sabe o óbvio: mais felizes do mundo somos nós, que o temos no nosso time, como parte da nossa Nação, honrando o distintivo do Corinthians.

As expectativas de ambos os times estão nos seus atacantes. Mas também, no Corinthians, na capacidade de superação de uma equipe coesa e guerreira, que guarda uma invencibilidade de 22 jogos. Vale lembrar, ainda, que por essa série invicta conquistamos a Taça dos Invictos.

Classificação
Após uma fase classificatória relativamente boa - terminamos em terceiro - o Corinthians venceu um assíduo freguês de jogos decisivos, o São Paulo. O primeiro jogo, no Pacaembu, foi uma virada espetacular, aos moldes da Alma Corinthiana. Começou com gol impedido do adversário, e com um empate dos pés de Elias, que invadiu a área com raça. E nos últimos segundos do acréscimo, quando covardemente o adversário encerava o jogo, Cristian roubou a bola, avançou e desferiu um chute de fora da área, indefensável.

No segundo jogo, em seu salão de festas, o Corinthians jogou fechado e, em dois contra-ataques fulminantes, pôs o freguês no chão. Douglas e Ronaldo encerraram a fartura. E o Corinthians se credenciou para as finais, contra o Santos.

Histórico
Criou-se um número inverídico a respeito de um suposto tabu de 79 anos entre Corinthians e Santos, que conta o campeonato de 35, em uma partida na qual o Timão já não tinha mais chance de ser campeão. Antes disso, porém, por duas vezes, o Corinthians havia tornado vice esse adversário: em 28 e 29. Lembrando que não se disputavam finais na época, o que invalida completamente essa idéia de "tabu".

Apenas em 66, no Rio-S.Paulo, empatamos em 2 a 2 com o Santos. Mas era ano de Copa, quatro times haviam empatado em pontos, e não havia mais datas para se formar um novo quadrangular. A taça foi dividida. O Corinthians, oficialmente (mas não de fato), é campeão em 1966. Em 84, também campeonato de pontos corridos, o Santos venceu a última partida por 1 a 0.

Em números gerais, o Coringão tem ampla vantagem sobre o adversário. São 290 partidas até hoje, com 117 vitórias, 82 empates e 91 derrotas, com 536 gols pró e 452 gols contra.

Fala, Fiel!

Qual final do Paulista foi mais especial para o Corinthians?

“Foi em 1997, foi lindo! Quadrangular, batemos nas sereias, nos porcos e, na final, ganhamos das meninas. Foi aquela fase do CORINTHIANS!”
João Paulo, 30 anos, publicitário

“Em 1999, um mês depois da difícil eliminação na Libertadores para o porco. O Corinthians estava novamente diante do seu maior rival, em mais uma decisão do Campeonato Paulista. O placar estava 2 x 2 e faltava pouco menos de 20 minutos para o Corinthians ser campeão. Foi quando o capetinha Edilson fez as famosas embaixadinhas, deixando Paulo Nunes, Junior e companhia enfurecidos. Isso levou a Fiel Torcida a uma explosão de gritos de ‘É CAMPEÃO!’. Uma decisão inesquecível, marcada pela habilidade de Edilson.”
Gabriel Nogueira, 22 anos, professor


“Sem dúvida nenhuma a de 1977. Pois quebrou um longo jejum de títulos, e deu alegria à Fiel Torcida depois de 22 anos na fila.”
Pedro da Costa, 23 anos, estudante

Conheça as propostas da nova diretoria dos Gaviões da Fiel


O “Informativo” conversou com Eduardo Fontes (Pantchinho) novo presidente dos Gaviões, sócio 15.250, desde 1989, e com seu vice, Júnior Costa (Capazinho), sócio 21.727, desde 1993, ambos atuantes no dia-a-dia da entidade. Eles falaram sobre os projetos que pretendem desenvolver durante esses dois anos de gestão. Conheça as propostas:

Corinthians
“Continuaremos com a mesma fiscalização e participação direta dentro do nosso Sport Club Corinthians Paulista, através de apoios e protestos, se assim for o caso, como sempre agiram os Gaviões.”

Jogos / Caravanas
“Os associados que forem nas caravanas fora do Estado têm que ter seu ingresso garantido para qualquer jogo de volta aqui na capital. Basta a comprovação através do seu canhoto do ingresso ou da passagem da caravana. Compraremos um ônibus em melhor estado, substituindo assim o ‘Favelinha’, para que possamos diminuir os custos das passagens para todos os sócios que quiserem viajar pelo Brasil. Ingressos para clássicos serão justamente divididos para que ninguém fique de fora.”

Quadra
“Pensamos que é uma fundamental uma reforma e algumas mudanças, como troca de pisos, banheiros, camarotes, tetos, loja e uma frente digna da grandeza dos Gaviões. Buscaremos patrocínios, livro de ouro e parte do dinheiro arrecadado da mensalidade do associado.
Além disso, nossa prioridade é a volta do associado para quadra e, para isso, o retorno do futebol é uma das mudanças essenciais. Era uma prática tradicional dentro da sede, e isso faz com que todos se conheçam mais, se unam e que depois do futebol conversem mais sobrem CORINTHIANS e GAVIÕES DA FIEL. Haverá campeonatos internos e seguimos com nossa tradicional feijoada com pagode nos dois camarotes.

Daremos continuação a todos os projetos sociais, como Escolinha de Bateria, Inclusão Digital, Escolinha de Cavaco, Escolinha de Violão, Escolinha de Xadrez, Escolinha de Mestre Sala e Porta Bandeira, Escolinha de Passistas, Muay Thay, Jiu Jitsu e Vale Tudo.”

Carnaval
“Sempre forte, usando finanças provenientes do próprio Carnaval, como verba da prefeitura e Rede Globo, patrocínio, apresentações, festas, venda de fantasias (ALA VIP), lucro de vendas do bar em ensaios. Finanças relacionadas com as vendas da loja serão usadas para gastos com a torcida.”

Conselheiro Deliberativo
“Medida urgente para a volta da união e clareza que o associado necessita para que todos aqueles atuantes dentro do grêmio estejam a par dos acontecimentos do clube e de nossa entidade.”

Sub-Sedes e pontos de encontro
Participação ativa de todos os associados do Interior e Brasília, em todos os assuntos relacionados à nossa torcida. Distribuição justa e digna de ingressos para a realidade de cada sub-sede e ponto de encontro.”

NOTÍCIAS DA QUADRA

Jantar de Dia das Mães

O tradicional jantar comemorativo do Dia das mães irá acontecer na próxima sexta- feira, 8 de maio, na quadra dos Gaviões da Fiel. O convite custa R$ 5 por pessoa, e pode ser adquirido na Lojinha dos Gaviões e no Departamento VIP.

Pagofunk Transcontinental – Gaviões da Fiel

A partir de 9 de maio, acontecerá todo sábado na quadra dos Gaviões o Pagofunk da Rádio Transcontinental, a partir das 23h. Será mais um evento para todos os corinthianos, reunindo muitas atrações de pagode e funk! Quem não puder comparecer à quadra, poderá acompanhar o evento pela Rádio Livre Gaviões, acessando www.gavioes.com.br/radio.

Projeto Barracão: Oficinas nos Gaviões da Fiel

O Projeto Barracão, com duração de seis meses, engloba projetos sociais realizados pelos Gaviões da Fiel em sua sede e nas sub-sedes de Piracicaba, Vale do Paraíba, Sorocaba e Guarulhos.

São oferecidas as oficinas de percussão, samba no pé, xadrez, mestre-sala e porta-bandeira, entre outras. As aulas acontecem aos sábados, com exceção da Sub Sede Piracicaba que realizará o seu projeto sempre às sextas-feiras.

Inscreva-se já! Todas as oficinas são gratuitas.

OPINIÃO


Sem palavras

Quando me convidaram, na semana passada, para participar novamente desta coluna, pedi para escrever na segunda-feira, já que queria falar sobre o primeiro jogo da final, em Santos. Pensei, naquele momento, em fazer uma narrativa da expectativa do “virtual clássico” (clássico para eles,porque para mim, jogo contra o Santos nunca foi um clássico), da dificuldade em comprar ingresso, da ansiedade pelo início da partida.

Pensei em falar da confiança que depositávamos em nosso time, aguerrido como sempre gostamos, e da apreensão em jogar na Vila Belmiro. Pensei em falar das dificuldades corriqueiras em jogos naquele estádio, cheio de emboscadas nos becos, onde sempre somos recebidos com pedradas, falta de água e banheiros de péssima qualidade, além de alguns lugares no campo onde não conseguimos assistir aos jogos devido à péssima localização da arquibancada de visitantes, do preço abusivo de ingresso, e da falta de conforto e de segurança que nos é fornecido naquele local.
Pensei em falar no orgulho de estar novamente decidindo títulos, após dois anos de sofrimento, e do merecimento da FIEL torcida por nunca ter desanimado. Pensei em falar da atitude guerreira do time do início ao fim, dos 30 minutos iniciais avassaladores das defesas e da infelicidade de nosso goleiro naquele momento.

Mas tudo isso se esvaiu de minha mente aos 31 minutos e 25 segundos do segundo tempo, quando fomos realmente presenteados com aquela obra-prima. Aqueles segundos mágicos entre o último toque do nosso craque na bola e o toque macio da mesma nas redes do goleiro adversário. Segundos que pareciam uma eternidade para aqueles 1.200 abnegados que puderam presenciar um momento mágico. Essa “eternidade”, não sai e tenho certeza que nunca sairá de nossas mentes.

Momento Antológico de um mito e de uma camisa! A camisa do Sport Club Corinthians Paulista.

Marcel Budau acompanha o Corinthians em todos os cantos do Brasil, rumo ao jogo de número 1.000.

CURTAS DO TIMÃO

O mais feliz – Ronaldo afirmou que, apesar das diferenças em ganhar salário em real e em euro, está muito satisfeito no Timão. “Sou o homem mais feliz do mundo jogando no Corinthians, fazendo o que eu gosto, independentemente do quanto está entrando na minha conta.”

O melhor – Questionado sobre quem seria o maior craque do Paulistão, Ronaldo escolheu: “É injustiça dizer um só. Mas eu diria o Elias”, afirmou, fazendo referência ao meio-campista, um de seus grandes amigos no Parque São Jorge.

Bastidores – O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) acatou, na última segunda-feira (27), o pedido do Corinthians de adiar o julgamento de Cristian, liberando assim o volante para participar do último jogo da final do Paulista. Até o fechamento desta edição ainda não havia uma nova data definida para a audiência.

Patrocínio na manga – O Corinthians fechou parceria com a empresa Bozzano, que atua no ramo de higiene e beleza para o público masculino, para estampar as mangas da camsia alvinegra. A marca havia fechado patrocínio nos jogos da final, mas acabou assinando até o fim do ano. O valor não foi divulgado, mas Ronaldo terá direito a 80%.

Parabéns, Pacaembu – O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, completou 69 anos na última segunda-feira (27). Em toda sua história, o estádio localizado na praça Charles Miller tornou-se a casa corinthiana –o Timão foi o clube que mais atuou lá, tendo jogado 1.519 partidas.

Sangue corinthiano: doe!

O Terceiro Dia para Corinthiano doar sangue, está chegando! Será dia 30 de maio, sábado, a partir das 8h, no Hemocentro do Hospital das Clínicas de São Paulo e em mais 15 cidades brasileiras! A novidade desta terceira edição é a participação da Fiel Japão, ou seja, a campanha contará com o seu primeiro posto de coleta Internacional.

O idealizador do projeto, Milton Oliveira, conta que a campanha tem menos de um ano de vida e certamente já é a mais bem-estruturada entre as existentes. No Hemocentro da Clínicas, em São Paulo, o maior da América Latina, nossa campanha só fica atrás da promovida pelos Bombeiros, que dura o mês inteiro.

Para ser doador, é preciso observar alguns requisitos: Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos; penar no mínimo 50kg; estar descansado e alimentado; e apresentar documento original com foto.

Acesse o site da campanha e veja os postos de coleta de sua cidade: www.sanguecorinthiano.com.br.

ACERVO


Final do Paulista de 1977: “Basílio fez o gol, e a Terra tremeu”

“Eu dei o cano no serviço em 14 de outubro de 1977, uma quinta-feira de primavera. E por um um sério motivo. Tinha muito o que comemorar. Na noite anterior, assim como 123 mil corinthianos, fiquei alucinado e rouco de tanto gritar "é campeão". O Timão havia conquistado o tão sonhado título paulista, após 23 anos de espera. O "seo" Alencar, meu chefe, outro alvinegro fanático, abonou a falta no trampo.

Na quinta-feira, acordei cedo, peguei a enorme bandeira do Timão, de quatro metros quadrados, e desfilei com ela, a pé, no bairro onde moro até hoje. A bandeira, feita pelo meu primo Vitor, um artista-desenhista, já falecido, era branca e tinha o distintivo do Timão no meio. Nas laterais estava escrito, em tinta preta: Pudins de Itaquera. Na época, pudim era o apelido daqueles que gostavam de tomar umas brejas e também cachaça.

E foi o que eu fiz naquele dia de "folga". Andei pelas ruas itaquerenses, um bairro predominantemente corinthiano. Fui até a casa da minha namorada, a Noeminha. Eu tinha 19 anos e ela, 18. Tomamos todas. Foi com a Noeminha que eu assisti à estréia do genial Doutor Sócrates no Timão. O jogo foi em 1979, no Pacaembu, o templo do Corinthians, o mais querido do mundo. Vencemos a Ferroviária de Araraquara por 2 a 0 e o elegante Magrão balançou a rede naquele dia. Noeminha nunca havia ido a um estádio. O pai dela, "seo" Marinho, não deixava. Fomos escondidos. Ficamos atrás do gol do portão de entrada. Ela adorou.

Na sexta-feira, 15 de outubro de 1977, fui trabalhar, ainda com o mesmo ar de felicidade estampado no rosto. Meu chefe e os amigos corintianos me abraçaram. Eles já tinham feito o mesmo gesto comigo, um ano antes, em dezembro de 1976, quando fui à invasão no Maracanã. E naquele mesmo mês de outubro de 1977, mas no domingo, dia 10, eu também estava no Morumbi, com a mesma bandeira e junto com meu irmão Jonas, meu primo Mário e os amigos Dinho e Edson. Chegamos cedo ao estádio. Mas o Morumbi, palco de tantas glórias corintianas, estava lotado. Tinha 138 mil fiéis loucos pelo Timão. Conseguimos ficar esprimidos rente à grade de proteção. Tinha corinthianos do Brasil inteiro. Um paranaense queria minha bandeira de qualquer jeito. Ele implorou, mas não teve jeito. Perdemos de 2 a 1 para a Ponte Preta.

Porém, sabíamos que na quarta-feira seguinte, o grito entalado na garganta ecoaria pelo Morumbi e alcançaria o mundo. Foi o que aconteceu. Basílio fez o gol, e a Terra tremeu, estremeceu. Foi uma das festas mais lindas da maior torcida do mundo. O estádio foi invadido por milhares de alvinegros. Quase não dava para enxergar o gramado. Só uma torcida pode proporcionar esse espetáculo. Tanto nas alegrias como nas tristezas. O dia 13 de outubro de 1977 não sairá da minha memória. Até mesmo em outra vida. E se eu morrer e nascer de novo, nascerei corinthiano outra vez.”

JOSMAR JOZINO é jornalista e foi convidado pelo “Informativo” para relembrar uma das finais mais marcantes da história do Sport Club Corinthians Paulista, a do Paulistão de 1977.