segunda-feira, 4 de maio de 2009

Coringão na final!


O Coringão vivenciou uma das mais profundas crises de sua história e hoje é um clube diferente de há três anos: ELE VOLTOU A JOGAR BOLA! Demos a volta por cima fora e dentro de campo. Retornamos ao nosso lugar de direito, e mostramos que nunca deveríamos de lá ter saído. E neste começo de ano, além de já sermos campeões com nossa molecada, estamos novamente em uma final de Paulistão. O que não acontecia há seis longos anos.

A primeira partida desta final foi realizada no último domingo, na Vila Belmiro. Diante dos olhos de Pelé, um novo rei assumiu o trono do futebol nacional: Ronaldo Fenômeno, nosso camisa 9, que marcou dois gols (um deles uma verdadeira obra de arte, de cobertura em Fábio Costa) na vitória de 3 a 1.

Um grande passo foi dado rumo ao título, decidido neste domingo em jogo no Pacaembu, sob testemunho da Fiel Torcida. Um passo maior ainda foi dado na história alvinegra, que junto de seus grandes heróis tem agora Ronaldo. O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, que já disse ser o cara mais feliz do planeta vestindo a camisa do Coringão. Mas que não sabe o óbvio: mais felizes do mundo somos nós, que o temos no nosso time, como parte da nossa Nação, honrando o distintivo do Corinthians.

As expectativas de ambos os times estão nos seus atacantes. Mas também, no Corinthians, na capacidade de superação de uma equipe coesa e guerreira, que guarda uma invencibilidade de 22 jogos. Vale lembrar, ainda, que por essa série invicta conquistamos a Taça dos Invictos.

Classificação
Após uma fase classificatória relativamente boa - terminamos em terceiro - o Corinthians venceu um assíduo freguês de jogos decisivos, o São Paulo. O primeiro jogo, no Pacaembu, foi uma virada espetacular, aos moldes da Alma Corinthiana. Começou com gol impedido do adversário, e com um empate dos pés de Elias, que invadiu a área com raça. E nos últimos segundos do acréscimo, quando covardemente o adversário encerava o jogo, Cristian roubou a bola, avançou e desferiu um chute de fora da área, indefensável.

No segundo jogo, em seu salão de festas, o Corinthians jogou fechado e, em dois contra-ataques fulminantes, pôs o freguês no chão. Douglas e Ronaldo encerraram a fartura. E o Corinthians se credenciou para as finais, contra o Santos.

Histórico
Criou-se um número inverídico a respeito de um suposto tabu de 79 anos entre Corinthians e Santos, que conta o campeonato de 35, em uma partida na qual o Timão já não tinha mais chance de ser campeão. Antes disso, porém, por duas vezes, o Corinthians havia tornado vice esse adversário: em 28 e 29. Lembrando que não se disputavam finais na época, o que invalida completamente essa idéia de "tabu".

Apenas em 66, no Rio-S.Paulo, empatamos em 2 a 2 com o Santos. Mas era ano de Copa, quatro times haviam empatado em pontos, e não havia mais datas para se formar um novo quadrangular. A taça foi dividida. O Corinthians, oficialmente (mas não de fato), é campeão em 1966. Em 84, também campeonato de pontos corridos, o Santos venceu a última partida por 1 a 0.

Em números gerais, o Coringão tem ampla vantagem sobre o adversário. São 290 partidas até hoje, com 117 vitórias, 82 empates e 91 derrotas, com 536 gols pró e 452 gols contra.

2 comentários:

Mabon disse...

E só pra constar. A maior derrota da história do Santos foi contra nós, na vila, em 1920. 0 x 11 pra nós.

Geraldo disse...

Caro Vico,

Saudações Corinthianas!

Como até o momento não recebemos resposta sobre o interesse de troca de links, e percebemos que nosso link ainda foi listado no seu blog, estamos retirando o seu link de nossas páginas.

Caso ainda esteja interessado numa troca de link, entre em contato através de comentário em nosso blog.

Atenciosamente,
Equipe Corintimão.com.br
http://www.corintimao.com.br/blog/