sexta-feira, 20 de junho de 2008

Fala, Fiel!

No último sábado, dia 14, o Pacaembu teve sua arquibancada finalmente dividida. Torcedores organizados com cadastro da Federação Paulista de Futebol ficaram de um lado, enquanto os não cadastrados tiveram que ver o jogo de outro. A medida já era prevista, mas até então não havia sido posta em prática no Pacaembu. Apenas no Morumbi e em dias de jogos com público menor. O Informativo da Fiel reuniu alguns depoimentos a respeito dessa separação.

"Eu sou cadastrado, no entanto fiquei do outro lado da arquibancada [para não cadastrados] porque estava com uns amigos e nem todos tinham a carteirinha da Federação Paulista de Futebol. Eu acho muito estranha essa divisão, que deixa metade da arquibancada do portão principal vazia e a outra metade lotada, sendo que quando tem jogo com previsão de lotação, eles não dividem as arquibancadas. No jogo deste sábado, eu ainda vi um casal na grade, sentados na escada e de mãos dadas, porque o homem era cadastrado e a sua namorada não."
Marcelo Piagge, 38 anos e é empresário

"Isso já estava previsto. Tentaram antes da reforma do Pacaembu, mas não deu certo, e agora com o portão ali eles conseguiram. Eu não concordo, assim como não concordo com o cadastro, porém a entidade Gaviões da Fiel, através da sua atual liderança, tomou a posição de se cadastrar. Me cadastrei logo no início."
Tatinho, 33 anos

"Eu acho excelente! Primeiro porque, pela pequena quantidade de torcedores cadastrados, sempre tem ingresso, mesmo que seja no dia do jogo. Segundo que a arquibancada fica mais vazia, dá até pra assistir o jogo sentada. Terceiro que o 'zé povinho' que não incentiva, que não sabe cantar uma música da torcida direito, que grita gol antes da hora fica longe de nós! Por último, acho que é um incentivo para ter mais pessoas se associando a alguma torcida organizada."
Andréia Ferraraccio, 28 anos, analista de sistemas

4 comentários:

Craudio disse...

Pitacos, pitacos!

Isso aí é uma atitude preconceituosa. Sob o argumento de que todo torcedor de organizada é marginal, FPF e PM enjaulam as torcidas e têm liberdade para nos tratar como bichos. Se antes os "puliça" já davam borrachada de graça, agora fica até mais fácil.

No mais, quero enaltecer os equívocos da opinião da Andréia - com todo respeito a ela, claro. A Elaine vai ficar brava, mas "dá até pra assistir o jogo sentada" não me serve de atrativo.

Outra problema é a frase "acho que é um incentivo para ter mais pessoas se associando a alguma torcida organizada". O incentivo não pode ser uma arbitrariedade da FPF. Deveria ser a conscientização de que as torcidas organizadas são um movimento político-social legítimo e que representam um anseio da população nas arquibancadas.

Por essas e outras que os velhos ali do post de cima ainda deitam e rolam no Parque São Jorge.

Anônimo disse...

A grande questão é aprendermos a usar o cadastramento como forma de conscientização. Claro, isso iria contra os anseios do MP, da FPF, da PM, mas é o caminho que temos pra trilhar pra resolver esse problema que nos foi imposto.

Teve quem dissesse que os Gaviões não estavam nesse jogo de sábado, pois com a divisão o contigente diminuiu consideravelmente.
As pessoas não entendem o que está acontecendo. Nem mesmo quem se cadastra. É preciso puxar a atenção da arquibancada inteira para isso.

É claro que não é bom ficar vazio. "Poder sentar" é o fim da arquibancada, na verdade.
Precisamos jogar luz nesses problemas.

O cadastro é um empecilho pra nós, mas nós podemos usar de artifício para a conscientização da arquibancada. Há a necessidade de campanhas maciças, e isso deve começar na própria Quadra.
Ninguém melhor do que nós mesmos pra sabermos o que somos.
À LUTA, FIEL

Mônikita disse...

Eu não vou me cadastrar.
Já sou cadastrada no Registro Geral de Pessoas, no Cadastro de Pessoas Fisicas e tb na cadastro da torcida Organizada que escolhi para me filiar.
Isso é inconstitucional, nada mais do que "fichamento" na policia.
E como se ser de Organizada fosse um PRE-requisito pra marginalidade.
Só não consigo entender como as Organizadas de São Paulo deixam isso acontecer!!!!
Se tivessem uma politica mais organizadas entre si, poderiam juntas entrar na Justiça e acabar de vez com essa palhaçada.
Independente de qq episodio que tenha ocorrido em campo...não poderia acontecer esse "Re"cadastramento.

Anônimo disse...

De fato.