sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Fala, Fiel ! Fala, Fiel!




O Corinthians está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Embalados na consolidação da vitória, os colaboradores do Informativo da Fiel deram seu depoimento sobre o que é retornar à elite do nacional.


"Neste ano o Corinthians cumpriu sua obrigação de retomar ao seu lugar de direito. Isso dizendo friamente, pois o time poderia ter ido mais longe, vacilou em horas cruciais. Mas também levou a Fiel a lindas festas, como naquele dia 30 de abril de 2008. E também neste jogo de 25 de novembro, em que a obrigação foi sacramentada. Por isso não acredito que 'foi preciso cair' para subirmos mais fortes, como se estivéssemos dando um passo para atrás para dar dois para a frente. Não era preciso ter caído para que acontecesse 'limpeza'. Era preciso que a Fiel se manifestasse, e a força dessa manifestação, como em tantas vezes na história, é a melhor lição que podemos levar deste ano. A limpeza necessária passa também por uma mudança de postura de quem está no comando, e isso ainda não aconteceu de fato. Trata-se de entender que o Corinthians não é mero produto. Essa manifestação da Fiel não deve ser compreendida apenas como o aumento de receita com produtos licenciados, e pode ir além do torcedor que está em todos os jogos. O Corinthiano precisa ter voz e formas de participar da vida do clube. A Fiel precisa transpor a arquibancada e a tela do cinema. A Fiel precisa ter como fazer o Corinthians. É preciso criar mecanismos. No Corinthians antigo para tudo se fazia assembléia, até porque havia o hábito sadio de se passar chapéu para todos os gastos. Tudo levava um tempo para ser feito. Agora que somos milhões de cabeças pensantes querendo contribuir, muito pode e deve ser articulado." Filipe Martins


"Foi um ano sofrido para o corinthiano. Mas, pensando bem, quais não foram desde 1910? Ser corinthiano é aprender todo dia lições que vão para além do futebol. E uma delas a gente aprendeu em 2008: seja onde o Corinthians estiver, nada nos fará sentir mais calor, ou mais frio; mais alegria, ou mais tristeza; nos calará em um silêncio aturdido, ou nos fará gritar até sumir a voz; nos dará vontade de chorar até soluçar, ou de rir até perder o fôlego. Seja na A, na B, ou na C, o corinthiano será sempre esse apaixonado porque é o Corinthians quem nos faz sentir vivos." Leonor Macedo.



"Não faz tanto tempo assim, era 2 de dezembro de 2007. Me lembro perfeitamente, não faz tempo. Por onde se olhava, lágrimas, decepção, descrença. Pensávamos na humilhação. Mas não foi assim. 2008 foi um ano que ficará na história do Corinthians. Não pela série B, que para nós nada significa. Mas pelo nosso fortalecimento e renascimento. Cada jogo foi jogado com alegria, com dignidade, com honra ao escudo alvinegro. E com uma torcida Fiel, que não abandona nem jamais abandonará. O Timão despertou, e com ele todos nós. É só seguir adiante. Eu voltei, agora para ficar." Débora Miranda


"Parece que eu acordei de um sonho - ou de um pesadelo. Não consegui comemorar ou vibrar, como se fosse um título. Senti que um peso saía das minhas costas. Ou do meu coração. Algumas lágrimas rolaram, de alívio. Acabou, acabou! Estamos de volta. E mais uma vez a certeza de que esse amor vale a pena e que ser Corinthians é tudo. E que quando o Corinthians é tudo, tudo é justificável." Teka Ganam



"Mesmo antes de o jogo começar eu estava convencida de que aquela partida seria memorável. Ainda bem que eu não estava enganada. Essa foi uma das muitas vezes que eu chorei de alegria e tremia de nervoso porque não estava no Pacaembu para festejar -não só com meus amigos, mas com todos os corinthianos que nem conheço- a consagração do Timão. Que bom estar viva para poder um dia contar isso para meus filhos, netos e bisnetos.Corinthians eu sempre acreditei em você." Elaine Leme


"O Corinthians é muito simples: basta existir que nos faz bem. Faz bem porque ele vai além do futebol -a preferência nacional-, e porque é "O Corinthians", só ele é capaz de fazer rir e chorar de verdade. Segunda divisão, muitos passam por isso, mas nenhum passa assim. Toda a equipe corinthiana (comissão técnica e torcida) neste ano estudou e passou por mais uma prova de que somos Corinthians, porque ser Corinthians quer dizer (na minha opinião) ser o principal, ser forte, ter coragem, desenhar seu caminho, abrir um livro e escrever sua história como ninguém. JAMAIS VAI EXISTIR UM DIA para chegar os pés e fazer igual. Agora acabou, pronto, muito simples. Sofrer faz parte de tudo isso. Aos 'comandantes', vocês precisam aceitar, não precisa entender, basta aceitar, que nossa luta por melhoria não vai acabar, porque é esse o motivo de tudo em nossas vidas. Se não tivermos o Coringão para amar e proteger não tem razão de viver. Família, amigos, trabalhar e estudar não basta. O Corinthians é essencial." Waleska Gaertner

"Ah Corinthians, como me orgulho de torcer por você! Sábado (25/10) foi mais um dia de muitos que chorei, sorri e me emocionei por você. E tive a certeza de que série B, série A, Campeonato Brasileiro, Paulista, Libertadores, não é nada perto de sua grandeza, de sua garra, de sua força. E de sua torcida. Ah Corinthians, como essa torcida te ama, te idolatra, é lindo ver! Até nos esquecemos que existe essa tal de série B e só foi lembrar quando tocou uma música: 'Eu voltei/agora pra ficar/porque aqui/aqui é meu lugar". Olha isso!!! Com direito a música do REI dentro do Pacaembu! Ah Corinthians, só você mesmo para nos proporcionar tantas alegrias e emoções. Para você um MUITO OBRIGADA!" Erika Pagangelacos

CURTAS DO TIMÃO

Sem megalomania - Em nota oficial, o Corinthians anunciou que vai buscar reforços para a próxima temporada, mas sem "cometer loucuras ou megalomania". "O clube está ciente das dificuldades financeiras que tem enfrentado e também da crise econômica mundial. O Corinthians não quer enganar ou iludir o seu torcedor e reafirma que não montará um megatime recheado de estrelas, como chegou a ser noticiado por parte da imprensa."

Amistoso - Sem William e Morais, o Corinthians enfrentou o Mixto do Mato Grosso. Aos 22 minutos do 1º tempo, Lulinha bateu falta pelo lado direito, Fabio Ferreira subiu para cabecear e marcou o primeiro do Coringão. O jogo ficou parado por 33 minutos por falta de energia. Quando voltou, foram feitas três alterações na equipe. Alessandro deu lugar a Carlos Alberto, Lulinha saiu e entrou Diogo, e Herrera foi substituido por Bebeto. Em uma falha de do zagueiro Evandro, Elias invadiu a área e marcou o segundo do Timão. Mano tirou felipe e escalou Julio César, que aos 17 minutos defendeu muito bem uma falta intermediária cobrada por Kau.

Paulista Feminino - No último jogo, o Feminino do Timão encarou o time do Grande ABC e venceu por 5 a 2, em jogo realizado no CT de Itaquera, pelo Campeonato Paulista Kaiser de Futebol Feminino. Assim, as meninas do Timão foram classificadas para as semifinais. Agora enfrentam o Saad. Viviane e Paulinha não jogam, pois foram convocadas para a Seleção Brasileira. O departamento médico cortou Fabiana que sofreu lesão contra o Time do ABC.

Copa do Brasil Feminino - O Corinthians estréia na Copa Brasil de Futebol Feminino domingo, 2 de Novembro, em Ipatinga, contra o Iguaçu. O jogo de volta será quinta-feira, 6 de novembro, em Itaquera.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O time do povo


O Coringão passou sua infância se divertindo nas batalhas da Várzea e conquistando as glórias em seu terreno original. Não foi um time de "ocasião", que se formava na vazante do rio e se desfazia na cheia, como tantos outros times daquela época. Assim como havia surgido, o Coringão se manteve: com a força do seu Povo.

O jogador vestia a camisa por amor e por dedicação, e pelo reconhecimento daquela pequena massa que se formava e acompanhava o Corinthians, onde fosse.
O Corinthians foi erguido por gente que se entregou de corpo e alma, e ao Corinthians deram a própria vida. Bravos Guerreiros Corinthianos.

Em 1913 o futebol "oficial" da Liga Paulista passava por séria crise. Quem podia mais, chorava menos: o clube que pudesse pagar os melhores "bichos", ficava com os melhores jogadores. O amadorismo havia ido às favas.

O Corinthians assistiu à cisão no futebol paulista como campeão varzeano. Aconteceu por uma questão financeira; o Paulistano cobrava 200 mil réis pelo campo do Velódromo por jogo, e ali esperou o time do Americano, que seguiu a determinação da Liga e foi para o Pq. Antárctica, campo que custava 200 mil réis... por mês.

Foi a gota d´água. A turma elitista do Paulistano, do Mackenzie, fundou a Associação Paulista de Esportes Athleticos. E à Liga coube a pecha de popular.
Sobra, então, a vaga neste futebol oficial. É com a cara e a coragem, e também com os direitos de um time que jogava muita bola e que já tinha a credencial de Campeão, que o Corinthians se candidata a essa vaga.

Mas lhe preparavam uma arapuca; teria de passar por um torneio de acesso, disputar a vaga com outros dois pretendentes. "Como assim, time de operários jogando futebol "oficial"? Onde é que essa gente quer chegar, hein?"

O Corinthians já havia provado seu poderio no campo do Lenheiro, nas várzeas Paulistas afora. Poderiam vir os adversários do Parque Antarctica ou do Velódromo, tanto fazia. O Galo de Briga da Várzea era tratado como bicão, e os Guerreiros iriam mostrar que o Coringão faz a diferença. Quem disse que o Povo não podia disputar o campeonato?

Era o Timão do Povão e se preparava para quebrar o tabu, com apenas três anos de vida.

Fala, Fiel! Fala, Fiel!

Nesta semana o Informativo da Fiel perguntou "Qual foi o sabor de ganhar de 3 x 0 do Bahia, já que no primeiro turno da série B a primeira derrota que tivemos foi contra eles?"


"Na minha opinião a vitória de sábado foi muito mais saborosa porque estamos cada vez mais próximo ao acesso a série B. O fato de termos perdido para o Bahia é passado e nós sabíamos que seria muito difícil manter a invencibilidade durante toda a competição. O timão está vivendo a serie B de cabeça erguida sem sufoco, desde o inicio conseguimos nos impor como time grande tanto para os adversários como para a mídia.

Só o Corinthians com uma torcida tão grande e apaixonada faz a maior rede de televisão mudar sua programação para transmitir os seus jogos. Que venha o próximo jogo, a confirmação do Timão na serie A e o projeto libertadores para o ano do centenário."

Fabio Rodrigues Fontan, 26 anos, publicitário


"Particularmente essa vitória não teve sabor de revanche, e sim um sabor de supremacia e superioridade do Corinthians para com o Bahia. No primeiro turno a derrota do Pacaembu foi um acidente, mas que trouxe muitos benefícios para o time. Naquela altura do campeonato estávamos invictos e achando que o campeonato seria uma brincadeira, e isso seria muito perigoso, a partir daquele jogo, o time jogou mais sério, chegaram alguns bons reforços e pudemos ficar mais tranqüilo.

Esse jogo do returno serviu apenas para mostrar aos outros times, tanto da série A como da série B que o Timão não está para brincadeira. O Vila Nova já deve ter percebido que nossa vingança será maligna!"

Alexandre Oliveira, 34 anos, vendedor

Carnaval 2009 nos Gaviões da Fiel - Letra do Samba

Roda... Sublime criação
Embalou os sonhos da humanidade
Arquitetando a divina inspiração
Avançar no tempo...
Ao soprar do vento, a evolução
Vem meu amor entra em cena
Nos moinhos da vida, se entregue à paixão
Quero delirar, voar nas asas dos Gaviões.
Em cada mente uma nova invenção, Maquinas!
Neste palco de ilusões.

Lá vem a Maria fumaça
Trazendo a massa num só coração
Trilhando progresso, construindo o sucesso
Bem-vindos a nossa estação!

E assim... Em manobras radicais
Vou curtindo a liberdade
De braços dados com a emoção
É lindo, faz pulsar o coração
Quando chega o domingo na tela da televisão
"De volta em volta" adrenalina... Explosão!
Entre tantas constelações, uma estrela lá no céu!
Ao lado de São Jorge padroeiro
Ayrton Senna da fiel

Meu sangue é gavião ô ô ô
Sou o herói guerreiro
Vou na velocidade
Conquistando o mundo inteiro

Curtas do Timão

De volta - Na última quarta-feira, 22/10, o capitão William voltou a treinar junto com o grupo. O atleta teve dores no calcanhar e ainda não está 100% de uma lesão na mão direita. O lateral-direiro Alessandro também retornou às atividades, depois de se recuperar de uma dor de garganta. Os dois estão a disposição do técnico Mano Menezes para apróxima partida de sábado, contra o Ceará. Mano agora espera o retorno de Chicão, que foi suspenso pelo STJD por 120 dias.

Ai, que calor - Para evitar as altas temperaturas da primavera, a CBF adiantou o horário de algumas partidas, tanto na Série A, quanto na Série B. Na Série B, os jogos de sábado começarão às 16h20.

Corinthians no celular - O Timão fechou uma parceria com a Warner Music Brasil. A partir do mês de outubro, diversos arquivos de áudio e imagem, toques de celular, papéis de parede e jogos estarão disponíveis pelo endereço www.alotimao.com.br. O torcedor também poderá baixar o hino corinthiano em ritmos como o samba, pop, rock, hop hop e funk. O corinthiano poderá participar de promoções digitais, concursos por SMS e download de mais de 300 mil músicas.

Medial em negociação - A renovação da parceria entre o Corinthians e a Medial Saúde está sendo negociada. O clube quer aumentar o valor do patrocínio para cerca de R$ 20 milhões. Atualmente, a Medial investe R$ 16,5 milhões por ano no Timão.

Sem férias - Apesar da possibilidade do acesso antecipado à Série A do Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes não fala em descanso para o Corinthians. Até o fim do campeonato, o Timão deve disputar as partidas na luta pelas vitórias. Em entrevista para o Lance!, o técnico declarou: "Eu respeito muito os jogadores que dirijo. E esse cuidado vai muito em função disso. Você está terminando um temporada e todos os jogadores tem uma definição. Alguns terão os contratos encerrados, outros já têm contratos prontos para o ano que vem. Eu tenho que respeitá-los e mostrar para eles que encaro isso com muita seriedade. E não quero que os adversários que estejam envolvidos nesta situação tenham dúvidas sobre o nosso relacionamento profissional."

Corinthians pode subir já nesse sábado

Uma combinação de resultados pode garantir o Timão na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem já neste próximo sábado, dia 25. Se vencer o Ceará no Pacaembu, o Corinthians chegará a 70 pontos no torneio. O segundo colocado, o Avaí, por enquanto só está apenas com 56.

Além disso, para subir, o Timão terá que contar com uma vitória da Ponte Preta que joga contra o Vila Nova-GO em Campinas. O Grêmio Barueri não poderá vencer o Paraná, jogando em casa.

A Fiel torcida está confiante e até o fechamento desta edição, na quinta-feira, praticamente tinha esgotado os ingressos. As próximas partidas do Corinthians no campeonato são contra o Paraná, 01/11, o Vila Nova-GOI, em 15/11, e o Avaí, em 22/11.


sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Empate, empate, empate

O Corinthians corria empolgado rumo ao acesso precoce, mas perdeu ritmo. Há três partidas consecutivas, a Fiel vem testemunhados empates.

27/9 - s.caetano 2 x 2 Corinthians - Chicão tem seu dia infeliz, o juiz anula dois gols do Corinthians. Empatamos por duas vezes na partida, em um campo ruim. Vínhamos de boas vitórias.

4/10 - marília 1 x 1 Corinthians - Abrimos o placar em um jogo aparentemente bom, mas o Corinthians tem que levar o coração da Fiel à boca. De novo ele, "o campo ruim", e não ampliamos o placar. Acabamos tomando gol de empate em lance de desatenção.

11/10 - Corinthians 2 x 2 s.andré - Pacaembu lotado e o "campo" agora estava molhado. A reação começou na arquibancada, pois estava 0 a 2. Dentinho fez dois e empatou a partida.

Fala, Fiel! Fala, Fiel! Fala, Fiel!

Diante dos últimos resultados do Timão, o Informativo perguntou aos torcedores se eles estão felizes ou não com o futebol apresentado pela equipe alvinegra.

“Apesar dos empates, de um modo geral estou contente, sim. Foi demonstrado garra e vontade de vencer. Sei que o time está acomodado, devido à vantagem sobre seus concorrentes, mas somos o melhor sem questionamento no Brasileiro. Melhor ataque, melhor defesa, time com mais vitórias, menos derrotas, líder do campeonato. Só faltou o artilheiro.”
Karlo Augusto, 25 anos, arquiteto

“Eu acho que o time tem que voltar a jogar como no inicio do segundo turno. Eu tenho a impressão de que como o time já está praticamente classificado para a série A, os jogadores estão se poupando.”
Alan Covas, 28 anos, jornalista

"O time até joga bem quando quer, mas precisa de novos jogadores porque alguns não têm nível para estar no Timão."
Alex, 35 anos, analista de sistemas

"Parece que o time não é o mesmo do começo do campeonato, como se já estivesse confortável e seguro na liderança."
Letícia Caires, 31 anos, assistente administrativa

1977, o ano da libertação

Há 31 anos a Fiel se libertava do aprendizado de jejuar e amar incondicionalmente.
No dia 13 de outubro de 1977 a Fiel se deleitava, finalmente, no seu Amor Maior: o jejum de títulos do Coringão finalmente passava a ser história. E que História.
O vice-campeão nacional que ocupara o Maracanã em 76, e a sua torcida-mãe, invadia seu salão de festas para soltar seu grito, preso na garganta por exatos 22 anos, 8 meses e 7 dias.
No domingo anterior a esta quarta-feira gloriosa, o adversário havia nos derrotado pelo placar mais magro, no dia em que a Fiel batia o recorde de público no estado – que nunca será quebrado.
Eram tempos difíceis, na vida e no Corinthians. E por isso mesmo o Corinthianismo se exacerbava. A torcida, cuja raça é passada para o time – somos um, o Corinthians – demonstrava ao país e ao mundo que o povo, quando vence, é transcendental.
Quem viveu esta noite contará, no mínimo, que nunca viveu nada igual, e nem viverá.
No histórico jogo da noite de quarta, cujo melhor jogador foi o goleiro adversário, houve um grande Herói. Que fez o gol que toda criança repetiria nas brincadeiras, dali em diante; o Pé-de-Anjo Basílio. Mas naquela noite o Corinthians – Timão e Fiel juntos como nunca – foi heróico.
Saúde, Corinthians!!!

NOTÍCIAS DA QUADRA

Festa do Dia das Crianças adoça quadra dos Gaviões

Os Gaviões promoveram, no último domindo, 12 de outubro, sua festa do Dia das Crianças. A quadra ganhou um colorido especial, decorada por brinquedos como tobogã inflável, balão pula-pula, piscina de bolinhas, cama elástica e touro mecânico. Foram distribuídos cachorro-quente, pipoca, refrigerante e doces, que fizeram a alegria das crianças presentes, vindas de várias comunidades -Guarulhos, Sorocaba, São Mateus, São Miguel e Favela do Gato, entre outras.

Veja fotos do evento no blog do Informativo: http://informativodafiel.blogspot.com/.


Corra por seu kit

Restam apenas 300 kits em prol do maior bandeirão do mundo, planejado pelos Gaviões da Fiel. Em menos de um mês foram vendidos 1.200 kits, cujo único objetivo é reverter o lucro para a confecção do novo bandeirão. Os últimos kits estão disponíveis para venda todo sábado na Sede dos Gaviões e na loja virtual. Não perca a oportunidade de participar deste enorme projeto!

CURTAS DO TIMÃO

Novo patrocínio – Segundo o website corinthians.com, o Coringão fechou contrato com a Coca-Cola válido por 36meses, que vai contar com a melhoria da infra-estrutura do clube, como instalação de novas mesas, cadeiras, guarda-sóis, luminosos, cortinas, lonas e coberturas, entre outros. Os postes de sinalização do clube também serão reformados, assim como a cobertura e o banco de reservas do Estádio Alfredo Schurig (Parque São Jorge).

Placas - Haverá placas da Coca-Cola estrategicamente posicionadas no CT e no CCT, no estacionamento e a marca estará também nos back-drops (painéis usados nas entrevistas coletivas). O novo patrocinador promete fazer sorteio de ingressos, prêmios e divulgação de seus produtos no intervalo das partidas, no memorial do clube, na TV Timão e no site da cerveja Sol. “Além de melhorar a qualidade dos produtos oferecidos nos estabelecimentos do Corinthians, a parceria com a Coca-Cola é extremamente vantajosa do ponto de vista financeiro e irá trazer novas receitas para o clube”, afirmou o presidente Andrés Sanchez.

Meninas na Copa do Brasil- Está confirmado pela Confederação Brasileira a participação do Corinthians e de mais 20 clubes na 2ª Copa do Brasil de Futebol Feminino, que será disputada por 32 equipes, a partir de 1º de novembro.
Serão duas etapas eliminatórias, as equipes vão se enfrentar em jogos de mata-mata, de ida e volta, em suas regiões. Desta fase se classificam oito clubes para a etapa final.

Reforços - O diretor técnico Antônio Carlos Zago viajou na noite de terça-feira (14) à Argentina para negociar a permanência do atacante Herrera no Corinthians. Além disso, segundo a imprensa esportiva, ele deve dar seqüência às negociações para trazer o zagueiro Sergio Escudero, do Argentinos Juniors, para o Timão.

De grão em grão - O Corinthians adquiriu mais 10% dos direitos econômicos de André Santos. O clube alvinegro comprou tinha prioridade contratual para comprar os 50% dos direitos do atleta que ainda pertenciam ao Figueirense. O negócio foi feito com financiamento da empresa Turbo Sports, que ficou com 40% dos direitos, permanecendo o restante com o Corinthians. Atualmente, portanto, o Timão tem 37,5% dos direitos econômicos de André Santos, a Turbo Sports tem 40% e a empresa DIS, do Grupo Sonda, 22,5%.
Quem decide? - Em nota oficial divulgada durante a semana, o Corinthians fez questão de esclarecer: "A permanência do atleta no clube está garantida e eventual transferência somente ocorrerá quando houver uma proposta interessante para o clube e para o atleta".

Horário alterado- Do website Corinthians.com, a Confederação Brasileira de Futebol alterou o horário do jogo entre Corinthians e Paraná, no dia 1º de novembro, no Pacaembu, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Inicialmente marcada para as 16h, a partida começará às 16h10.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lotéricas podem virar bilheteria de futebol

Foi anunciado, na última semana, um acordo entre a BWA (empresa que comercializa ingressos) e a Caixa Econômica Federal que fará com que os ingressos para jogos de futebol sejam vendidos em lotéricas. A iniciativa, que visa combater cambistas, deve começar a funcionar no início do ano que vem, durante os campeonatos estaduais.

A idéia é a seguinte: por meio de um cadastro, o torcedor compra um cartão que custará R$ 15 e que será carregado quando ele comprar seu ingresso. Os estádios terão catracas especiais, preparadas com o novo sistema para que esses cartões sejam passados. O cartão será pessoal e instranferível, o que significa que cada pessoa terá de adquirir pessoalmente seu ingresso.

Segundo afirmou Walter Balsimelli Neto, sócio-diretor da BWA, em entrevista divulgada pelo jornal "Folha de s. Paulo", o novo sistema deve melhorar a qualidade do serviço na venda de ingressos. Atualmente, além de disponibilizar poucos posto de venda pela cidade, que funcionam em horários restritos, a BWA também é muito criticada pelo fácil acesso que os cambistas têm a seu sistema de venda e distribuição.

A empresa, ao todo, tem contrato com 16 clubes brasileiros, além da Federação Paulista de Futebol. "Estamos nos mexendo para tentar acabar com o problema da venda de ingressos", declarou o presidente da FPF, Marco Polo del Nero, ainda à "Folha".

O ponto negativo da iniciativa parece ser a taxa que o usuário terá de pagar a cada transação com o cartão: R$ 2,50 (que pode parecer pouco, mas somando vários jogos no mês acaba em uma quantia considerável com relação ao valor do ingresso).

"Esse cartão vai modificar radicalmente a forma de fazer futebol no que diz respeito à linha de atendimento ao torcedor", afirmou José Henrique Marques, superintendente nacional de gestão da Caixa.

O Terrão Corinthiano

O corinthiano que passa pela avenida Elizabeth Robiano em direção à Penha, admirando o Parque São Jorge por fora, percebe na parte mais a leste da cidade Corinthians um monte de campinhos. Nos fins de semana são intensas as atividades ali. Sempre foi assim.

Ali é o Departamento Associativo de Futebol Canindé, onde está o chamado Terrão, local em que ocorrem as peneiras do futebol de base e os campeonatos internos.

Seu último campo está sendo terraplanado e receberá cobertura de grama sintética. As obras começaram dia 6 e têm previsão de término em 40 dias. Terá os padrões da Fifa, com 88,10 metros de comprimento por 53,20 de largura.

Vagner Rivera, o Vaguininho, que é supervisor das categorias de base, declarou ao Globoesporte.com: "Isso tudo vai influenciar positivamente na nossa avaliação. O Corinthians não poderia deixar de fazer essa reforma. Na terra, a bola bate em um buraco e muda sua trajetória. Na grama vamos poder avaliar melhor a habilidade do garoto, há menos interferência".

Modernização ou não, sempre depositamos nossas esperanças no Terrão do Corinthians. Dali saíram Paulo Sérgio, Ronaldo, Viola, Zé Elias, Marcelinho Paulista, Silvinho, Marques, Edu, Gil, para citar apenas alguns.

E quem contradiz Vaguininho é um dos filhos mais ilustres, Viola, para o mesmo Globoesporte.com. "Eu fico muito triste com isso e não aprovo. O cara que treina no Terrão sai de lá habilidoso, sabendo cair. Na grama sintética, quem for dar um carrinho vai se ralar. Acaba tendo a mesma proporção de machucados que na terra. Sem contar que é importante o garoto saber quantos craques foram formados lá."

Segundo a mística corinthiana, é no Terrão que o menino toma conhecimento de causa do que significa o Corinthians Paulista.Sendo ou não progresso, fato é que chegou. Se o chão é vegetal, mineral ou sintético, importa é que o Corinthians está aí, do jeito que for.Um campinho de terra onde é realizado o Campeonato Interno preservará a Memória do Terrão.

Enquanto isso, o CT de Itaquera segue em estado pior...

Todos querem o Timão

Vestir a camisa do Corinthians é o sonho de muito jogador brasileiro. O último a revelar sua vontade de jogar no clube do Parque São Jorge foi o centroavante Washington, atual atleta de um time carioca. "Todo jogador gostaria de jogar no Corinthians e seria um presente para o meu pai, que é corinthiano", contou o artilheiro ao jornal Lance!

Apesar das especulações, Washington não está sendo negociado para o Corinthians. O ataque do clube já tem Dentinho e Herrera, e o atual camisa 9 é Morais. Dentinho continua no clube para a próxima temporada, mas o atacante argentino pede aumento salarial. Seu contrato com o Corinthians não é definitivo e o empréstimo do Gmnasia de La Plata, da Argentina, só vai até o fim do campeonato brasileiro. A compra do atacante está avaliada em US$ 3,2 milhões, mas o Corinthians tenta negociar por uma quantia menor."Se o Corinthians comprar vai querer fazer um contrato de 3 anos, imagino. Acho que tem que ter um pouquinho de aumento salarial também", afirmou ao Lance!.

Outro jogador que garantiu sua predileção pelo Timão foi o lateral-esquerdo André Santos. Com a bosa fase, o atleta chegou a ser sondado por clubes alemães e russos, mas as propostas foram recusadas pelo clube alvinegro. "Eu tenho contrato com o Corinthians e quero cumprir. Houve especulação e isso me atrapalhou. Mas minha vontade é permanecer e já conversei com a diretoria", disse o atleta. Em entrevista após o treino de quarta-feira, o jogador contou que seu objetivo principal não é ir para a Europa, mas chegar à Seleção Brasileira.

Fala, Fiel!

O "Fala, Fiel!" desta semana conversou com a torcida corinthiana para saber se o time deste ano pode seguir com o Timão na Série A.

"É muito difícil saber em qual disputa estaria, mas comparando com o Grêmio, por exemplo, quando subiu, hoje o Corinthians tem um elenco e técnico mais preparados. Acho que com a empolgação de uma volta à série A poderá brigar por classificação de Libertadores. Sem hipocrisia, título ainda não."
Marcella Novaes Vetillo, 31 anos, jornalista

"O técnico, sim. Mas em relação à equipe, acredito que precisamos de reforços. Precisamos de um lateral direito, precisamos de um segundo volante, mais um meia armador e um centroavante. E esses reforços precisam chegar para jogar. A atual equipe é limitada e não brigaria por título na série A."
Juliano Rodrigues Penello, 30 anos, operador de bolsa de valores

"Pelo que eu tenho acompanhado, a base deve ser mantida. Acredito que isso seja importante até para manter a estrutura e a unidade do grupo, que pode ser um diferencial do time na série A, considerando que a maioria dos times perdem muitos jogadores para o mercado europeu, resultando assim em um elenco não tão coeso quanto deveria ser. Com duas ou três contratações para o ano que vem, priorizando o setor de criação, o Corinthians pode manter a sua homogeneidade, a união do grupo atual e ainda lutar por boas colocações na elite do futebol brasileiro. O Mano Menezes vem fazendo um trabalho coerente, utilizando bem as suas substituições e combatendo de frente os problemas encontrados durante o campeonato deste ano. Então, na minha opinião, ele deve ser mantido para dar prosseguimento à já bem-sucedida campanha do Timão na série B."
Camila Gadelha, 23 anos, relações públicas

CURTAS DO TIMÃO

Pisão- Chicão foi julgado nesta quarta-feira (08) pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por pisada no adversário em jogo contra o time do São Caetano. O zagueiro foi condenado a 120 dias de suspensão e não atua mais pelo Corinthians neste Campeonato Brasileiro.

Ele fica? - Depois de uma campanha muito bem aproveitada e, de muito sucesso, a diretoria do Corinthians já pensa em renovar o contrato do técnico corinthiano Mano Menezes, mas isso só vai acontecer após o acesso à elite. Mano afirma, mesmo antes da renovação, que deseja ficar para a temporada de 2009. “A minha prioridade é continuar o trabalho no Corinthians. É extremamente importante para o técnico fazer trabalhos mais longos.”

Padrinho da Fiel - Mesmo sem a autorização de Tevez para a campanha ‘O Timão é a sua cara’, o clube não se preocupa com um processo. A diretoria do Corinthians vai usar sim a foto do jogador na camisa, dia 22 de novembro, no Pacaembu, contra o Avaí. O clube garante que não visa lucrar com a imagem e afirma ser só uma homenagem ao atleta.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dualib e Nesi são derrubados pela Fiel

Alberto Dualib e Nesi Curi estão finalmente fora do Corinthians. Na última terça-feira (30/9), o conselho ratificou o pedido de desligamento de ambos, que não são mais sócios do clube. Menos da metade dos conselheiros compareceu à reunião, mas a Fiel Torcida lotou o Parque São Jorge e fez um verdadeiro Carnaval.

Na porta do clube, dois bonecos de cinco metros de altura, representando os ex-dirigentes, aguardavam a decisão, com cordas no pescoço. Quando a reunião foi encerrada, a famosa sirene do Parque São Jorge soou, as esculturas foram derrubadas e destruídas pelos torcedores, que ainda carregaram caixões com os nomes de Dualib e Curi Marginal Tietê afora, para longe do Corinthians.

Antes desse teatro, um carro de som foi colocado em frente ao salão social e não parou de anunciar: "Dualib e Nesi, vocês foram covardes, mas o importante é que estão fora do Timão", "Não é mole não, a Fiel agora é sócia do Timão", "El, el, el, ninguém pode com a Fiel", "Família Dualib e Curi, que absurdo fizeram com o Coringão" e "Não é mole não, daqui pra frente ninguém rouba o Timão".

Foi lindo ver a Nação Alvinegra unida, lutando e fazendo seu papel. Parabéns a todos que puderam, em algum momento, participar das ações que culminaram no fim desses dois no Coringão. Em especial, parabéns ao trabalho sério e dedicado dos integrantes do Movimento Fora Dualib, que vêm se dedicando a isso no último um ano e meio.

Na última quarta-feira (1º/10), o movimento anunciou seu fim, em nota oficial divulgada à imprensa. "Ao longo de nossa caminhada, enfrentamos obstáculos imensos. A batalha de afastar Dualib e Curi do Corinthians foi mais árdua do que o primeiro passo de nosso movimento, que foi afastá-los do poder, pois muitos conselheiros notáveis queriam evitar que isso acontecesse. Mas com a garra e força de nossa Nação, vencemos."

O documento ainda afirma: "O Movimento se encerra, mas os associados do clube continuarão lá dentro fiscalizando e ajudando no que for possível, sempre em prol do grande Corinthians, nossa maior razão de viver".

Até porque a torcida não saiu do Parque São Jorge totalmente satisfeita com a maneira como as coisas se desenrolaram na reunião do Conselho. O presidente do CD, Carlos Senger, tirou da pauta o item "várias". A presença desse item era obrigatória anteriormente. Ele serve para que os conselheiros coloquem em pauta outros assuntos que não estavam previamente pautados para serem discutidos. E os corinthianos queriam que Dualib e Curi ganhassem o título de "Persona Non Grata" do clube. O conselho nada fez.










‘Fiel’: o filme que homenageará a maior torcida do mundo

Está sendo rodado um longa-metragem feito por, com e para corinthianos. Tendo Serginho Groisman e Marcelo Rubens Paiva como roteiristas, e Andrea Pasquini como diretora, o filme da Fiel vai relembrar o caminho trilhado pelo Corinthians e sua torcida desde 2007 até o final deste ano –ou seja, da temporada que culminou na tragédia do rebaixamento e no ano em que o Coringão retornará ao seu lugar de direito.

No site www.filmefiel.com.br estão sendo coletados vídeos, fotos, depoimentos e declarações do ator principal: o Fiel torcedor corinthiano.

"O filme acompanha o time e sua torcida em seu momento mais difícil, mas também de maior união. Com imagens e depoimentos inéditos de torcedores e jogadores, o filme mostrará que o Corinthians e sua torcida usam o seu presente para dar uma lição", diz o material de divulgação do filme.

"A torcida alvinegra vai descer junto com o time ao inferno mais profundo e levá-lo de volta ao seu caminho de vitórias."O filme mais emocionante do mundo, que nenhum Corinthiano deixará para depois. O lançamento está previsto para fevereiro de 2009.

Fala Fiel!

A estrela que não faltava!

A cada rodada que passa o Corinthians fica mais perto de voltar para série A e, possivelmente, por conta da liderança isolada, de levar o título da Série B. A Diretoria cogitou, então, a possibilidade de se colocar mais uma estrela acima do distintivo do Coringão, que representaria esse “título”. O que o corinthiano acha dessa idéia?

“Eu acho lamentável a diretoria do Corinthians cogitar tal atitude. As estrelas do Corinthians representam as glórias alvinegras, as nossas conquistas ao longo de nossa história com muita bravura e heroísmo. Além de fazer-nos passar pela humilhação de disputar a série B, agora querem consolidar essa humilhação colocando tal estrela junto com as demais. Espero do fundo do meu coração que isso não ocorra.”
Marcos da Costa, assistente de marketing, 28 anos, sócio dos Gaviões da Fiel Torcida

“Comemorar jamais! Pode até aceitar, pois foi uma conquista. Foi um ano trabalhando para isso e, depois de tanta tristeza, celebrar a missão cumprida! Mas por outro lado o Corinthians nunca devia ter ido parar aonde foi. Tinha que ganhar por obrigação! Era só o que faltava querer eternizar esse momento ridículo que o Corinthians passou. Foi rebaixado! Ganhou! Subiu! Parabéns e acabou! Fez sua obrigação! Segunda divisão não é título à altura de um time com as tradições do SCCP! Muito menos para ficar estampada na camisa mais pesada do Brasil.”
Gabriel S. Barbosa, 21 anos, motoboy, sócio dos Gaviões da Fiel Torcida

“Péssima idéia! O Corinthians só está passando por essa ‘fase’ graças ao descaso e à má direção no clube nesses últimos anos. Sendo assim, nosso verdadeiro título, conquistamos quando conseguimos enxotar do Corinthians o Sr. Dualib e parte de sua corja. Comemoramos como um título! Portanto, as lembranças deste ano serão, sim, dos jogos emocionantes, dos sentimentos aflorados, da boa campanha no campeonato, e da torcida cada vez mais apaixonada. Mas a mágoa que sentimos e a mancha na nossa história serão eternas, e não será uma ‘estrela na camisa’ que apagará isso de nossas lembranças.”
Mayara Duarte Calderone. técnica de Seguros, sócia dos Gaviões da Fiel Torcida

Notícias da quadra

Gaviões prepara festa para o Dia das Crianças

É dia 12/08 (domingo), a partir das 12h, a festa para a criançada, com muitas brincadeiras, comida à vontade e distribuição de brinquedos para todos.
Vá e leve seu filho, a entrada é franca.

Treine judô com os Gaviões

As inscrições estão abertas para as novas turmas de judô. As aulas terão início no dia 7 de outubro, terça-feira e ocorrem sempre às terças e quintas, às 19h30. Qualquer pessoa a partir de 4 anos pode participar.

Atenção: se você tem interesse em participar e não tem quimono, compareça às aulas e converse com a professora.

CURTAS DO TIMÃO

Fica, Mano 1 - A vontade da diretoria e dos jogadores é de renovar o contrato do técnico Mano Menezes. "Ele soube comandar a nossa equipe muito bem. Os jogadores gostam de trabalhar com ele", diz André Santos.

Fica, Mano 2 - Mano afirma: "No futebol você dá continuidade no contrato ou propõe a renovação entre as partes quando ambas estão contentes. Hoje eu estou contente e o Corinthians também, então amanhã veremos".

Mudança na zaga - Com Chicão e Alessandro suspensos, pois foram expulsos no empate em Campinas contra o São Caetano, Mano terá de mexer no time. Assim, para a vaga de Chicão, teremos Fábio Ferreira no jogo em Londrina. E a dúvida para a lateral direita está entre Denis e Diogo, que poderá fazer sua estréia.

Pesquisa - Segundo pesquisa realizada pelo DataFolha, a torcida corinthiana segue sendo a maior na cidade de São Paulo, representando 33,3% da população.

Padrinho - O argentino Tevez é o preferido entre os ídolos corinthianos escolhidos para apadrinhar as camisas que terão as fotos de torcedores. Já foram vendidos mais de quinhentos espaços na camisa corinthiana do craque argentino em apenas três dias.