sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O Povo em Campo

O Corinthians foi feito na luta de gente guerreira, anônima e mitológica. E na conversa dessa gente. Se os cincos primeiros não tivessem conhecido o cocheiro Alexandre Magnani, que conhecia o Bataglia, que conhecia todo mundo, talvez o Coringão dos nossos corações pudesse não ter engrenado, como engrenou.

O pessoal do Bom Retiro estava todo ali reunido naquela noite do dia primeiro de setembro de 1910, na alfaiataria do Bataglia, porque não iriam conseguir escrever a ata em volta do lampião. Além do mais, era preciso ter um teto por sede. O pessoal ia fazer um estatuto, estruturar a diretoria, escolher o nome. Ah, o nome...O club do povo ia precisar de um nome.

A primeira proposta foi que o club se chamasse "Santos Dumont", patriótica homenagem ao Pai da Aviação. Antônio Pereira, um dos cinco fundadores, tinha outra idéia, enaltecendo da mesma forma um brasileiro ilustre, o campineiro Carlos Gomes, imortal compositor. Poderia ter sido algum desses nomes, se Joaquim Ambrósio, um dos Cinco, não levantasse e pedisse a palavra.

Joaquim relembrou os feitos dos Embaixadores do esporte bretão, as goleadas aplicadas sobre os teams dos clubs graúdos. Um verdadeiro fenômeno atlético! "Nosso club tem que ser igual aos Corinthians. Ou isso ou nada!", sentenciou. Tirou um papel do bolso, com anotações. E deu o xeque-mate. "Pessoal, tem um fato que acho importante de dizer... O Corinthian inglês também foi fundado debaixo da luz de um lampião de gás!"

Um sopro de emoção arrepiou os pelos dos braços e das nucas presentes. Ouvia-se apenas o farfalhar das mariposas. Silêncio.

Um lampião de gás!

Joaquim Ambrósio então enxugou a testa com seu lenço. E arrematou."Eu sugiro que nosso club se chame Sport Club Corinthians Paulista. Esta é a minha sugestão. Este é o meu pensamento. Quem estiver de acordo, levante o braço!"

Todas as mãos ergueram-se no ar, em gesto de júbilo. Menos a de Antônio Pereira, que continuava "Carlos Gomes". Mas dentro dele batia um Coração genuinamente Corinthiano. Pereira sorriu, viu a festa e também aplaudiu.

Corinthians...

Pereira se despediu da turma, e foi descansar pensando na idéia e no dia seguinte, pois iria cuidar dos estatutos do Sport Club Corinthians Paulista.

Um comentário:

Anônimo disse...

HINO AO CURINTIA

Cadê o curintia
Ta na segunda divisão
Infelizmente
Pra essa maloqueira nação

Torcida Grande
Time pequeno
És do Brasil
O Clube mais trambiqueiro

O teu passado é uma piada
O teu futuro é maldição
Tua bandeira é um defunto
Que apodrece num caixão

Curintia é Barbie
Sempre rampeiro
Tu envergonha
Teu torcedor o ano inteiro

Cadê o curintia
Sem tradições nem glórias mil
Num tem estádio
Libertadores é sonho febril

LIBERTADORES SÓ EM 2010, SE CHEGAR LÁ NE????