sexta-feira, 29 de agosto de 2008

"Teu passado é uma bandeira"

Nunca nada na história do Corinthians foi fácil. Mas em outros tempos o associado tinha voz. O associado Galliano se põe a falar, na assembléia de 1º de setembro de 1915. E as assembléias, nesse tempo, tinham atas. Recorda que naquela noite, há cinco anos, um grupo de pessoas, menor que aquele reunido então havia fundado o Sport Club Corinthians Paulista. Mas o clube agora atravessava mais que meras dificuldades. Queriam aniquilá-lo. Alijaram-no do futebol dito "oficial", quando havia sido diplomado para tanto. Seus jogadores haviam se dispersado. Não havia dinheiro para comemorações...

Que todos os associados presentes dessem um voto de louvor a todos os associados, inclusive os ausentes, os que não haviam podido comparecer, todos os jogadores e fundadores, e que esse voto de louvor ficasse registrado no livro de atas. Para que um dia se alguém se lembrasse de ler esse livro, ficasse sabendo o que tinha acontecido, naquela noite, no quinto aniversário. Essa foi a humilde proposta de Galliano. Não haveria rojão nem chopp.

O Corinthians dobrava seu Cabo das Tormentas, aquele ano foi sua prova de fogo. Nessa mesma ata se fala em "morte" do Clube do Povo. A coisa estava pesada, e o Corinthians, a bem da verdade, não passava ainda de uma utopia, ainda que já tivesse quebrado o tabu e colocado o povo para promover o futebol de uma vez por todas.

Foi pelo seu feito, sua força, e por dar voz ao povo que, mesmo dispersos, seus jogadores retornaram. E o Corinthians é o Campeão dos Campeões do ano de 1915, porque mesmo impedido de jogar o campeonato, venceu os campeões (naquela época havia dois campeonatos).

O grito "Raça, Timão, você é tradição", portanto, não é à toa.

Em 1916 era irresistível a participação do Coringão no campeonato dos "graúdos". Não havia o que fazer para tirá-lo. O resultado? Campeão invicto de 1916. Seria o primeiro tri-Campeonato. Não sem a árdua luta.

"Teu presente é uma lição"
98 anos

Um comentário:

Anônimo disse...

HINO(trecho)

teu passado é uma vergonha
teu futuro é maldição...

chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa