sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Por que ser corinthiano?


Não existe uma explicação para tornar-se Corinthiano. Acredito na doutrina espírita que diz sobre evolução do espírito, de encarnação para encarnação. Deve ser isso, uma alma nunca regride, sempre evoluí. Depois de passar por várias vidas, todos se tornam Corinthianos. Um espírito pode evoluir em vida, corrigir erros do passado.

Corinthiano fanático é pleonasmo. O Corinthians é assim: ou se ama, ou se odeia. Ele sempre desperta nas pessoas algum sentimento. Incomoda. Entra cutucando. Machucando. Deixando feridas que não cicatrizam. É por isso que tem tanto anti-Corinthiano. É fácil reconhecer um anti-Corinthiano. Sempre cabisbaixo, olhar triste, rancoroso e magoado, é o tipo mais invejoso que existe. Odeia a felicidade alheia. E, como todo Corinthiano é muito feliz, ele é anti.

É muito mais fácil reconhecer um Corinthiano. Apaixonado, obstinado, esbanja alegria por onde passa. Capaz de qualquer coisa por aquilo que acredita. "Na vitória ou na derrota eu grito forte: Corinthiano eu serei até a morte."

Ser Corinthiano é mais do que isso. É roer unhas, dedos e cotovelos quando o Timão joga, mesmo que esteja ganhando de 10 a zero. É vibrar cada segundo, aplaudir cada jogada, enfrentar horas de chuva, de frio e de calor, para ver o Corinthians jogar na quarta-feira à noite, em Xiririca da Serra, contra o XV de Piri-Piri. É mentir para o patrão, "matar" mãe, avó e tia toda semana para não perder o emprego. Deixar de entregar trabalho na faculdade e não ser reconhecido pela professora de quarta-feira porque você só assistiu a uma aula dela durante todo ano para ver o Timão jogar. Ficar de castigo sábado à noite, porque mentiu para mãe dizendo que ia bater uma bolinha com os amigos e embarcou com os Gaviões para o Couto Pereira. Juntar cada centavo para comprar a nova camisa que chega a custar ¼ do salário.

É reconhecer que é sofredor. Todo Corinthiano é sofredor sim, porque a gente sente na pele, como uma faca entrando no peito e rasgando o coração, cada jogada errada, cada passe mal dado, cada bola fora do gol, cada gol tomado, cada cartão amarelo, vermelho, derrota, escanteio, lateral, falta. Por cada jogador bom que é vendido, ou aquele que não dá certo, que não joga nada, que só quer dinheiro. A gente sofre com os mercenários que vem e que vão, cartolas, preço de ingresso, tabela mal-feita, adversários fracos. Tudo isso maltrata o Corinthiano porque nós amamos o futebol.

Torcer para o Corinthians é como um casamento para vida toda. É dormir e acordar pensando nele, é contar da má fase para os amigos e da boa fase para os inimigos. É saber que namorar são-paulino, palmeirense, santista ou qualquer torcedor de outro time, nunca dará certo. Porque Corinthiano está mais no Pacaembu do que em casa, está mais no Morumbi do que na escola, está mais no Canindé do que no bar, está mais na Vila do que na padaria.

Corinthians não é para qualquer um, não é moda. Só nasce no coração dos humildes e daqueles que estão preparados para abrigar um amor de mãe. Amor maior que o peito, orgulho de ser e assumir aquilo que é sob qualquer circunstância. Muitos não estão preparados para isso. Basta apenas paciência, treino, humildade para reconhecer os erros e, talvez, nascer mais muitas e muitas vezes. Só quem é Corinthiano sabe do que estou falando.

Parabéns para nós. Corinthians, 98 anos do amor maior.

8 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Acabeii de virar uma corinthiana!!! =D

Unknown disse...

Os 10 Mandamentos do corinthiano :

1º Todos os times tem uma torcida, o
Corinthians é uma torcida que tem um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é naum se chamar Corinthians.
3º O que importa naum eh vencer, e sim torcer para o Coringão.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e naum apenas ganhar.
5º Corintiano fanático eh redundante. Ser corintiano já significa ser fanático.
6º O corinthians eh mais q um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o corinthians perde, a culpa eh do juiz.
9º Com razão ou sem razão, o Corinthians tem sempre razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, q também eh corintiano.

Anderson disse...

Gente se n existisse o Corinthians eu n sobreviria... Sabe aquele canto:Corinthians,Corinthians minha vida,Corinthians minha historia,Corinthians meu Amoooor..
a vida de corintiano se resume nisso.
Grande sensação de sofrer até o ultimo minuto e soltar o grito entalado em nossa garganta GOOOOL..
se n existisse o Corinthians nem existia arqui-rival..
1 motivo

arqui-rival do santos??
R:Corinthians

aqui-rival do São Paulo??
R:Corinthians

aqui-rival do Palmeiras??
R:Corinthians

Thayana disse...

Gente!!! Eu até chorei com esse texto! MEU TIMÃO EU TE AMOOOO!!! E NUNCA VOU TE ABANDONAR!!!

laboratorio disse...

A vida de um corintiano resume o que jesus passou na cruz , sofrimento e e ressurreição .
O placar sempre esta favorável ao adversário até 35 minutos do segundo tempo , então ressurgi o gigante adormecido trazendo junto a ele seus admiradores que mesmo das arquibancadas estimulam até o ultimo respiro ou ultimo apito .
O coração que acelera a cada minuto na dificuldade espera até a prorrogação para voltar ao seu estado normal pois é no fim que decretamos se sorrimos ou se choramos pois somos Corintianos ...

Anônimo disse...

Ser corinthiano é como assumir a posição de 12º jogador, sempre. Corinthiano não vive de títulos, pontos e jogos ganhos, você torce para o corinthians pelo que ele representa, não é uma preferência, é um estado de espírito, uma força e vontade de batalhar por algo que voce começa a acreditar, mesmo sabendo o quão difícil pode ser, e você só entende na hora que tem o passe de bola, o coração fala e o sangue borbulha. Não é só ser louco, é ser um espartano, é gostar de guerra, é respirar por isso. Você solta o brado "Nunca vou te Abandonar" por que acredita num ideal, e ideal não se abandona, se vive por ele. É isso o que eu sinto, quando estou torcendo para o Corinthians. Juntos seremos sempre um.