segunda-feira, 18 de maio de 2009

1º Grande Encontro de Grafite

O Grêmio Gaviões da Fiel promove, no dia 23 de maio, a partir das 10h, o 1º Grande Encontro de Grafite, que terá como tema os 40 Anos dos Gaviões da Fiel e a Fundação do Glorioso Corinthians.

O objetivo do evento é promover e difundir a arte do grafite, arrecadar alimentos para instituições de caridade e realizar atividades sócio-culturais.

Artistas de rua renomados participarão deste grande evento que entrará para o roteiro internacional de arte.

Em parceria com a Suvinil, Stand Up e outras empresas, o Grêmio Gaviões da Fiel montou uma programação para associados e não-associados.

Quem comparecer à Sede deverá levar 1 kg de alimento não-perecível e poderá desfrutar de diversas atrações, atividades culturais e esportivas (veja relação de atrações abaixo).

Promotores vão distribuir folhetos no Bom Retiro para chamar a população para participar do evento.

No local haverá distribuição de brindes das empresas parceiras.

A Suvinil será responsável pelo fornecimento de todo o material (tintas e spray) de grafite e a Stand Up pelo fornecimento de equipamentos necessários para as atividades de skate e pela presença de atletas profissionais do ramo.

A Sede do Grêmio Gaviões da Fiel Torcida fica na Rua Cristina Tomaz, 183 – Bom Retiro – SP.

Confira a programação:

- 1º Grande Encontro de Grafite: será disponibilizada grande área para os artistas, que deverão enviar fotos de obras já realizadas, juntamente com o layout do que pretende pintar no evento, via e-mail com RG. Tema: 40 Anos dos Gaviões da Fiel e Fundação do Glorioso Corinthians. A seleção será feita pela Diretoria Executiva do Grêmio Gaviões da Fiel. Regra: Não serão permitidas as cores verde e rosa. Inscrições serão aceitas até 18/05/2009;
- Lançamento nacional da Tinta Spray Suvinil;
- Apresentação da Escolinha de Bateria nota 30 dos Gaviões da Fiel;
- Pista de skate com obstáculos (aberta ao público - trazer skate);
- Apresentação de atletas profissionais de skate;
- Apresentação de DJs;
- Shows de rap, reggae, rock e punk;
- Distribuição de brindes e autógrafos dos atletas profissionais do skate;
- Apresentação do filme “Os Libertários”;
- Palestras: “Organização e luta dos trabalhadores do século XX”, “A relação do anarquismo, a luta dos trabalhadores e o Grande Corinthians no século XX”;
- Exposições: “Luta das mulheres trabalhadoras” (G.R.M.L.), “Mural da memória anarquista” (Cardines);
- Roda de capoeira.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Corinthians é Campeão Paulista - 26 vezes!

Esqueça todas as desventuras, todas as lágrimas derramadas, todos os problemas. Esqueça times de que você nunca ouviu falar na vida e estádios caindo aos pedaços que você nem sabia que existiam. Esqueça as agruras de 2007 e 2008, pois o Timão é campeão paulista. E invicto!

Depois de um temporada de sofrimento e maus momentos, o Corinthians renasce. Reestruturado, com um time guerreiro, um técnico sério e estável, contando sempre com o apio da Fiel, a equipe alvinegra foi se fortalecendo aos poucos no Paulistão 2009, para chegar tinindo em sua etapa final, vencendo dois de seus maiores rivais justamente no encerramento do campeonato.

A grande final foi realizada no último domingo (3), no Pacaembu, contra o Santos. Graças ao bom resultado do primeiro jogo, podíamos perder por uma diferença de até dois gols. Mas o Coringão não entra em campo para perder, e apesar de ter iniciado o jogo atrás, foi buscar o empate. André Santos, de canhota, marcou o gol alvinegro que coroou o 26º título paulista do Timão. Desta vez com uma campanha invicta.

Jogo após jogo, festa atrás de festa. A Fiel voltou a acreditar na força do Todo Poderoso, que provou poder conquistar o mundo inteiro de novo e de novo, quantas vezes forem necessárias. Começamos este ano com a Copa São Paulo de Juniores, para chegar ao Paulistão e agora enfrentar com espírito batalhador a Copa do Brasil e o Brasileiro que vêm aí –e que podem nos garantir a tão sonhada vaga para a Libertadores da América no ano que vem, ano de celebração, ano do Centenário.

Estamos só no início do caminho que temos de trilhar neste ano.Mas estamos com o Corinthians. “Com muito amor, até o fim!”

O Coringão Voltou!

A edição 2009 do Brasileiro vê o retorno do Timão que, desnecessário dizer, passou pelo período de provação e começou sua redenção conquistando, invicto, o Paulistão.

Mas a Fiel e todos no Corinthians querem a redenção ainda mais completa. Certo é que o Timão é guerreiro, e lutará muito para isso. Cada jogo neste campeonato é uma decisão, e a força da torcida é mais que necessária. Neste domingo (10) começamos a batalha da primeira rodada contra um dos difamadores do passado recente, no Pacaembu. É só chegar, Fiel!

Rumo ao Centenário!

VAI CORINTHIANS!!!

Fala, FIel!

O Corinthians finalmente volta à Série A do Brasileirão. Qual é sua expectativa para o time nesta temporada?

“Espero que seja campeão, mas o campeonato vai ser muito disputado. Acredito no Coringão! Chegando entro os quatro primeiros está ótimo! Saudações alvinegras!”
Adrian Antunes Oliveira, 33 anos, vendedor

“As minhas expectativas acho que são as mesmas de todos os corinthianos: já começamos bem ganhando o Paulista (e não podemos esquecer da Copinha), mas o que me interessa de verdade é a Copa do Brasil, o caminho mais curto pra chegarmos à Libertadores no ano do Centenário. Também tem o Brasileirão, que neste ano, sim, vai ter graça. Enfim, espero que a gente ganhe tudo. Copa do Brasil, Brasileiro e, ano que vem, vamos com tudo para a Libertadores!”
Viviane Pereira de Brito, 24 anos, dona-de-casa

“Ser campeão e garantir vaga na Libertadores. Temos que ter um belo ano em 2010 para comemorar o Centenário.”
Erika Prado Teixeira, 26 anos , publicitária

Notícias da Quadra

Quem gosta de arte, atenção! Vem aí, no próximo dia 23 de maio, o "1º GRANDE ENCONTRO DE GRAFFITI GAVIÕES DA FIEL", com a presença de renomados artistas de rua. O tema será os 40 anos dos Gaviões da Fiel e a fundação do glorioso Sport Club Corinthians Paulista.

Fiquem atentos: detalhes e mais informações estarão disponíveis em breve no site dos Gaviões (www.gavioes.com.br).

Timão avança na Copa do Brasil

O Corinthians entrou em campo consciente na última quarta feira(6) e venceu o Atlético Paranaense pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Como o resultado do primeiro jogo não favorecia a equipe alvinegra, era preciso uma vitória em casa para seguir adiante no campeonato.

O Timão jogou muito bem no primeiro tempo, mas não conseguiu abrir o placar. O primeiro gol veio dos pés de Ronaldo, logo aos 10 minutos do segundo tempo.
Festa dos mais de 33 mil torcedores que lotaram o estádio do Pacaembu – e que enlouqueceram logo depois, quando o mesmo atacante caiu na área adversária, entre dois jogadores rivais, e ganhou o pênalti. Cobrado por ele próprio, com certa displicência e muita categoria. 2 a 0 para o Timão, e que venham as quartas de finais!

DE HERÓI PARA HERÓI

O ator australiano Hugh Jackman, que interpreta o personagem Wolverine no cinema, esteve terça-feira (5) no Parque Ecológico, em treino do Corinthians. Ele queria conhecer o time campeão paulista e levou uma camiseta de presente para Ronaldo. O artilheiro, em troca, deu ao ator uma camisa do Corinthians.

Tabela do Brasileirão


10/5 (dom) – Corinthians x Internacional
17/5 (dom) – Botafogo x Corinthians
24/5 (dom) – Corinthians x Barueri
31/5 (dom) – Santos x Corinthians
6/6 (sáb) – Corinthians x Coritiba
14/6 (dom) – Goiás x Corinthians
21/6 (dom) – Corinthians x São Paulo
28/6 (dom) – Atlético PR x Corinthians
5/7 (dom) – Corinthians x Fluminense
12/7 (dom) – Grêmio x Corinthians
15/7 (qua) – Corinthians x Sport
19/7 (dom) – Cruzeiro x Corinthians
22/7 (qua) – Corinthians x Vitória
26/7 (dom) – Corinthians x Palmeiras
29/7 (qua) – Santo André x Corinthians
2/8 (dom) – Corinthians x Avaí
5/8 (qua) – Náutico x Corinthians
9/8 (dom) – Flamengo x Corinthians
16/8 (dom) – Corinthians x Atlético – MG

RETURNO

19/8 (qua) – Internacional x Corinthians
23/8 (dom) – Corinthians x Botafogo
30/8 (dom) – Barueri x Corinthians
5/9 (sáb) – Corinthians x Santos
13/9 (dom) – Coritiba x Corinthians
20/9 (dom) – Corinthians x Goiás
27/9 (dom) – São Paulo x Corinthians
4/10 (dom) – Corinthians x Atlético – PR
7/10 (qua) – Fluminense x Corinthians
10/10 (sáb) – Corinthians x Grêmio
18/10 (dom) – Sport x Corinthians
25/10 (dom) – Corinthians x Cruzeiro
28/10 (qua) – Vitória x Corinthians
1/11 (dom) – Palmeiras x Corinthians
8/11 (dom) – Corinthians x Santo André
15/11 (dom) – Avaí x Corinthians
22/11 (dom) – Corinthians x Náutico
29/11 (dom) – Corinthians x Flamengo
6/12 (dom) – Atlético - MG x Corinthians

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Coringão na final!


O Coringão vivenciou uma das mais profundas crises de sua história e hoje é um clube diferente de há três anos: ELE VOLTOU A JOGAR BOLA! Demos a volta por cima fora e dentro de campo. Retornamos ao nosso lugar de direito, e mostramos que nunca deveríamos de lá ter saído. E neste começo de ano, além de já sermos campeões com nossa molecada, estamos novamente em uma final de Paulistão. O que não acontecia há seis longos anos.

A primeira partida desta final foi realizada no último domingo, na Vila Belmiro. Diante dos olhos de Pelé, um novo rei assumiu o trono do futebol nacional: Ronaldo Fenômeno, nosso camisa 9, que marcou dois gols (um deles uma verdadeira obra de arte, de cobertura em Fábio Costa) na vitória de 3 a 1.

Um grande passo foi dado rumo ao título, decidido neste domingo em jogo no Pacaembu, sob testemunho da Fiel Torcida. Um passo maior ainda foi dado na história alvinegra, que junto de seus grandes heróis tem agora Ronaldo. O maior artilheiro de todas as Copas do Mundo, que já disse ser o cara mais feliz do planeta vestindo a camisa do Coringão. Mas que não sabe o óbvio: mais felizes do mundo somos nós, que o temos no nosso time, como parte da nossa Nação, honrando o distintivo do Corinthians.

As expectativas de ambos os times estão nos seus atacantes. Mas também, no Corinthians, na capacidade de superação de uma equipe coesa e guerreira, que guarda uma invencibilidade de 22 jogos. Vale lembrar, ainda, que por essa série invicta conquistamos a Taça dos Invictos.

Classificação
Após uma fase classificatória relativamente boa - terminamos em terceiro - o Corinthians venceu um assíduo freguês de jogos decisivos, o São Paulo. O primeiro jogo, no Pacaembu, foi uma virada espetacular, aos moldes da Alma Corinthiana. Começou com gol impedido do adversário, e com um empate dos pés de Elias, que invadiu a área com raça. E nos últimos segundos do acréscimo, quando covardemente o adversário encerava o jogo, Cristian roubou a bola, avançou e desferiu um chute de fora da área, indefensável.

No segundo jogo, em seu salão de festas, o Corinthians jogou fechado e, em dois contra-ataques fulminantes, pôs o freguês no chão. Douglas e Ronaldo encerraram a fartura. E o Corinthians se credenciou para as finais, contra o Santos.

Histórico
Criou-se um número inverídico a respeito de um suposto tabu de 79 anos entre Corinthians e Santos, que conta o campeonato de 35, em uma partida na qual o Timão já não tinha mais chance de ser campeão. Antes disso, porém, por duas vezes, o Corinthians havia tornado vice esse adversário: em 28 e 29. Lembrando que não se disputavam finais na época, o que invalida completamente essa idéia de "tabu".

Apenas em 66, no Rio-S.Paulo, empatamos em 2 a 2 com o Santos. Mas era ano de Copa, quatro times haviam empatado em pontos, e não havia mais datas para se formar um novo quadrangular. A taça foi dividida. O Corinthians, oficialmente (mas não de fato), é campeão em 1966. Em 84, também campeonato de pontos corridos, o Santos venceu a última partida por 1 a 0.

Em números gerais, o Coringão tem ampla vantagem sobre o adversário. São 290 partidas até hoje, com 117 vitórias, 82 empates e 91 derrotas, com 536 gols pró e 452 gols contra.

Fala, Fiel!

Qual final do Paulista foi mais especial para o Corinthians?

“Foi em 1997, foi lindo! Quadrangular, batemos nas sereias, nos porcos e, na final, ganhamos das meninas. Foi aquela fase do CORINTHIANS!”
João Paulo, 30 anos, publicitário

“Em 1999, um mês depois da difícil eliminação na Libertadores para o porco. O Corinthians estava novamente diante do seu maior rival, em mais uma decisão do Campeonato Paulista. O placar estava 2 x 2 e faltava pouco menos de 20 minutos para o Corinthians ser campeão. Foi quando o capetinha Edilson fez as famosas embaixadinhas, deixando Paulo Nunes, Junior e companhia enfurecidos. Isso levou a Fiel Torcida a uma explosão de gritos de ‘É CAMPEÃO!’. Uma decisão inesquecível, marcada pela habilidade de Edilson.”
Gabriel Nogueira, 22 anos, professor


“Sem dúvida nenhuma a de 1977. Pois quebrou um longo jejum de títulos, e deu alegria à Fiel Torcida depois de 22 anos na fila.”
Pedro da Costa, 23 anos, estudante

Conheça as propostas da nova diretoria dos Gaviões da Fiel


O “Informativo” conversou com Eduardo Fontes (Pantchinho) novo presidente dos Gaviões, sócio 15.250, desde 1989, e com seu vice, Júnior Costa (Capazinho), sócio 21.727, desde 1993, ambos atuantes no dia-a-dia da entidade. Eles falaram sobre os projetos que pretendem desenvolver durante esses dois anos de gestão. Conheça as propostas:

Corinthians
“Continuaremos com a mesma fiscalização e participação direta dentro do nosso Sport Club Corinthians Paulista, através de apoios e protestos, se assim for o caso, como sempre agiram os Gaviões.”

Jogos / Caravanas
“Os associados que forem nas caravanas fora do Estado têm que ter seu ingresso garantido para qualquer jogo de volta aqui na capital. Basta a comprovação através do seu canhoto do ingresso ou da passagem da caravana. Compraremos um ônibus em melhor estado, substituindo assim o ‘Favelinha’, para que possamos diminuir os custos das passagens para todos os sócios que quiserem viajar pelo Brasil. Ingressos para clássicos serão justamente divididos para que ninguém fique de fora.”

Quadra
“Pensamos que é uma fundamental uma reforma e algumas mudanças, como troca de pisos, banheiros, camarotes, tetos, loja e uma frente digna da grandeza dos Gaviões. Buscaremos patrocínios, livro de ouro e parte do dinheiro arrecadado da mensalidade do associado.
Além disso, nossa prioridade é a volta do associado para quadra e, para isso, o retorno do futebol é uma das mudanças essenciais. Era uma prática tradicional dentro da sede, e isso faz com que todos se conheçam mais, se unam e que depois do futebol conversem mais sobrem CORINTHIANS e GAVIÕES DA FIEL. Haverá campeonatos internos e seguimos com nossa tradicional feijoada com pagode nos dois camarotes.

Daremos continuação a todos os projetos sociais, como Escolinha de Bateria, Inclusão Digital, Escolinha de Cavaco, Escolinha de Violão, Escolinha de Xadrez, Escolinha de Mestre Sala e Porta Bandeira, Escolinha de Passistas, Muay Thay, Jiu Jitsu e Vale Tudo.”

Carnaval
“Sempre forte, usando finanças provenientes do próprio Carnaval, como verba da prefeitura e Rede Globo, patrocínio, apresentações, festas, venda de fantasias (ALA VIP), lucro de vendas do bar em ensaios. Finanças relacionadas com as vendas da loja serão usadas para gastos com a torcida.”

Conselheiro Deliberativo
“Medida urgente para a volta da união e clareza que o associado necessita para que todos aqueles atuantes dentro do grêmio estejam a par dos acontecimentos do clube e de nossa entidade.”

Sub-Sedes e pontos de encontro
Participação ativa de todos os associados do Interior e Brasília, em todos os assuntos relacionados à nossa torcida. Distribuição justa e digna de ingressos para a realidade de cada sub-sede e ponto de encontro.”

NOTÍCIAS DA QUADRA

Jantar de Dia das Mães

O tradicional jantar comemorativo do Dia das mães irá acontecer na próxima sexta- feira, 8 de maio, na quadra dos Gaviões da Fiel. O convite custa R$ 5 por pessoa, e pode ser adquirido na Lojinha dos Gaviões e no Departamento VIP.

Pagofunk Transcontinental – Gaviões da Fiel

A partir de 9 de maio, acontecerá todo sábado na quadra dos Gaviões o Pagofunk da Rádio Transcontinental, a partir das 23h. Será mais um evento para todos os corinthianos, reunindo muitas atrações de pagode e funk! Quem não puder comparecer à quadra, poderá acompanhar o evento pela Rádio Livre Gaviões, acessando www.gavioes.com.br/radio.

Projeto Barracão: Oficinas nos Gaviões da Fiel

O Projeto Barracão, com duração de seis meses, engloba projetos sociais realizados pelos Gaviões da Fiel em sua sede e nas sub-sedes de Piracicaba, Vale do Paraíba, Sorocaba e Guarulhos.

São oferecidas as oficinas de percussão, samba no pé, xadrez, mestre-sala e porta-bandeira, entre outras. As aulas acontecem aos sábados, com exceção da Sub Sede Piracicaba que realizará o seu projeto sempre às sextas-feiras.

Inscreva-se já! Todas as oficinas são gratuitas.

OPINIÃO


Sem palavras

Quando me convidaram, na semana passada, para participar novamente desta coluna, pedi para escrever na segunda-feira, já que queria falar sobre o primeiro jogo da final, em Santos. Pensei, naquele momento, em fazer uma narrativa da expectativa do “virtual clássico” (clássico para eles,porque para mim, jogo contra o Santos nunca foi um clássico), da dificuldade em comprar ingresso, da ansiedade pelo início da partida.

Pensei em falar da confiança que depositávamos em nosso time, aguerrido como sempre gostamos, e da apreensão em jogar na Vila Belmiro. Pensei em falar das dificuldades corriqueiras em jogos naquele estádio, cheio de emboscadas nos becos, onde sempre somos recebidos com pedradas, falta de água e banheiros de péssima qualidade, além de alguns lugares no campo onde não conseguimos assistir aos jogos devido à péssima localização da arquibancada de visitantes, do preço abusivo de ingresso, e da falta de conforto e de segurança que nos é fornecido naquele local.
Pensei em falar no orgulho de estar novamente decidindo títulos, após dois anos de sofrimento, e do merecimento da FIEL torcida por nunca ter desanimado. Pensei em falar da atitude guerreira do time do início ao fim, dos 30 minutos iniciais avassaladores das defesas e da infelicidade de nosso goleiro naquele momento.

Mas tudo isso se esvaiu de minha mente aos 31 minutos e 25 segundos do segundo tempo, quando fomos realmente presenteados com aquela obra-prima. Aqueles segundos mágicos entre o último toque do nosso craque na bola e o toque macio da mesma nas redes do goleiro adversário. Segundos que pareciam uma eternidade para aqueles 1.200 abnegados que puderam presenciar um momento mágico. Essa “eternidade”, não sai e tenho certeza que nunca sairá de nossas mentes.

Momento Antológico de um mito e de uma camisa! A camisa do Sport Club Corinthians Paulista.

Marcel Budau acompanha o Corinthians em todos os cantos do Brasil, rumo ao jogo de número 1.000.

CURTAS DO TIMÃO

O mais feliz – Ronaldo afirmou que, apesar das diferenças em ganhar salário em real e em euro, está muito satisfeito no Timão. “Sou o homem mais feliz do mundo jogando no Corinthians, fazendo o que eu gosto, independentemente do quanto está entrando na minha conta.”

O melhor – Questionado sobre quem seria o maior craque do Paulistão, Ronaldo escolheu: “É injustiça dizer um só. Mas eu diria o Elias”, afirmou, fazendo referência ao meio-campista, um de seus grandes amigos no Parque São Jorge.

Bastidores – O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) acatou, na última segunda-feira (27), o pedido do Corinthians de adiar o julgamento de Cristian, liberando assim o volante para participar do último jogo da final do Paulista. Até o fechamento desta edição ainda não havia uma nova data definida para a audiência.

Patrocínio na manga – O Corinthians fechou parceria com a empresa Bozzano, que atua no ramo de higiene e beleza para o público masculino, para estampar as mangas da camsia alvinegra. A marca havia fechado patrocínio nos jogos da final, mas acabou assinando até o fim do ano. O valor não foi divulgado, mas Ronaldo terá direito a 80%.

Parabéns, Pacaembu – O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, conhecido como Pacaembu, completou 69 anos na última segunda-feira (27). Em toda sua história, o estádio localizado na praça Charles Miller tornou-se a casa corinthiana –o Timão foi o clube que mais atuou lá, tendo jogado 1.519 partidas.

Sangue corinthiano: doe!

O Terceiro Dia para Corinthiano doar sangue, está chegando! Será dia 30 de maio, sábado, a partir das 8h, no Hemocentro do Hospital das Clínicas de São Paulo e em mais 15 cidades brasileiras! A novidade desta terceira edição é a participação da Fiel Japão, ou seja, a campanha contará com o seu primeiro posto de coleta Internacional.

O idealizador do projeto, Milton Oliveira, conta que a campanha tem menos de um ano de vida e certamente já é a mais bem-estruturada entre as existentes. No Hemocentro da Clínicas, em São Paulo, o maior da América Latina, nossa campanha só fica atrás da promovida pelos Bombeiros, que dura o mês inteiro.

Para ser doador, é preciso observar alguns requisitos: Estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos; penar no mínimo 50kg; estar descansado e alimentado; e apresentar documento original com foto.

Acesse o site da campanha e veja os postos de coleta de sua cidade: www.sanguecorinthiano.com.br.

ACERVO


Final do Paulista de 1977: “Basílio fez o gol, e a Terra tremeu”

“Eu dei o cano no serviço em 14 de outubro de 1977, uma quinta-feira de primavera. E por um um sério motivo. Tinha muito o que comemorar. Na noite anterior, assim como 123 mil corinthianos, fiquei alucinado e rouco de tanto gritar "é campeão". O Timão havia conquistado o tão sonhado título paulista, após 23 anos de espera. O "seo" Alencar, meu chefe, outro alvinegro fanático, abonou a falta no trampo.

Na quinta-feira, acordei cedo, peguei a enorme bandeira do Timão, de quatro metros quadrados, e desfilei com ela, a pé, no bairro onde moro até hoje. A bandeira, feita pelo meu primo Vitor, um artista-desenhista, já falecido, era branca e tinha o distintivo do Timão no meio. Nas laterais estava escrito, em tinta preta: Pudins de Itaquera. Na época, pudim era o apelido daqueles que gostavam de tomar umas brejas e também cachaça.

E foi o que eu fiz naquele dia de "folga". Andei pelas ruas itaquerenses, um bairro predominantemente corinthiano. Fui até a casa da minha namorada, a Noeminha. Eu tinha 19 anos e ela, 18. Tomamos todas. Foi com a Noeminha que eu assisti à estréia do genial Doutor Sócrates no Timão. O jogo foi em 1979, no Pacaembu, o templo do Corinthians, o mais querido do mundo. Vencemos a Ferroviária de Araraquara por 2 a 0 e o elegante Magrão balançou a rede naquele dia. Noeminha nunca havia ido a um estádio. O pai dela, "seo" Marinho, não deixava. Fomos escondidos. Ficamos atrás do gol do portão de entrada. Ela adorou.

Na sexta-feira, 15 de outubro de 1977, fui trabalhar, ainda com o mesmo ar de felicidade estampado no rosto. Meu chefe e os amigos corintianos me abraçaram. Eles já tinham feito o mesmo gesto comigo, um ano antes, em dezembro de 1976, quando fui à invasão no Maracanã. E naquele mesmo mês de outubro de 1977, mas no domingo, dia 10, eu também estava no Morumbi, com a mesma bandeira e junto com meu irmão Jonas, meu primo Mário e os amigos Dinho e Edson. Chegamos cedo ao estádio. Mas o Morumbi, palco de tantas glórias corintianas, estava lotado. Tinha 138 mil fiéis loucos pelo Timão. Conseguimos ficar esprimidos rente à grade de proteção. Tinha corinthianos do Brasil inteiro. Um paranaense queria minha bandeira de qualquer jeito. Ele implorou, mas não teve jeito. Perdemos de 2 a 1 para a Ponte Preta.

Porém, sabíamos que na quarta-feira seguinte, o grito entalado na garganta ecoaria pelo Morumbi e alcançaria o mundo. Foi o que aconteceu. Basílio fez o gol, e a Terra tremeu, estremeceu. Foi uma das festas mais lindas da maior torcida do mundo. O estádio foi invadido por milhares de alvinegros. Quase não dava para enxergar o gramado. Só uma torcida pode proporcionar esse espetáculo. Tanto nas alegrias como nas tristezas. O dia 13 de outubro de 1977 não sairá da minha memória. Até mesmo em outra vida. E se eu morrer e nascer de novo, nascerei corinthiano outra vez.”

JOSMAR JOZINO é jornalista e foi convidado pelo “Informativo” para relembrar uma das finais mais marcantes da história do Sport Club Corinthians Paulista, a do Paulistão de 1977.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Vai pra cima delas, Timão!

É dia de decisão, Fiel Torcida! O Corinthians enfrenta hoje o São Paulo pela primeira partida da semifinal do Paulistão 2009, e a Fiel quer trazer o caneco para casa.

Como o Timão terminou na terceira colocação, jogaremos a última partida fora de casa e não contaremos com a vantagem do empate, tendo, portanto, que enfrentar cada minuto de jogo com seriedade e responsabilidade, para não correr o risco –inadmissível– de perder a vaga na final por besteira.

O Corinthians se mantém invicto no Paulista (com dez vitórias e 9 empates), e o técnico Mano Menezes tem todo o time à sua disposição. É papel da equipe entrar em campo com coração pulsando forte, raça na ponta da chuteira e muita sede de vitória. É missão primordial honrar o distintivo do Corinthians e sua história.

Da mesma forma, é nossa responsabilidade como corinthianos cumprir nosso papel na arquibancada: lotar estádios, fazer festa, cantar os 90 minutos (e quanto tempo mais o Coringão precisar). Dar toda força que o Todo Poderoso precise para ganhar. Vamos à semifinal deste Paulista querendo a vitória como só quisemos em 1977, porque da mesma forma que naquela época, é a hora da nossa redenção. Vamos à semifinal deste Paulista para vencer.

Vai para cima delas, Timão!

ACERVO

ACERVO

Doutor, eu não engano!

O projeto “Loucos por ti” realizou, no último dia 26 de março, uma grande homenagem a Casagrande, um dos grandes ídolos da torcida corinthiana. Prestigiaram a festa, além do próprio ex-jogador, Wladimir, Biro Biro, Ataliba, Basílio. Casão saiu dizendo:

“Existia uma simbiose entre eu e o Corinthians, tanto que nossa queda aconteceu em momentos parecidos, assim como nosso retorno. Eu vivi a Segunda Divisão da vida e hoje estou me recuperando, assim como o clube. Foi um momento muito difícil da minha vida, mas que eu sabia que do lado de fora, naquele meu mundinho, milhares de torcedores do Corinthians estavam torcendo por mim. E isso me deu uma força muito grande.”

O jornalista Banjamin Back escreveu depois: “Falei com o Casão há poucos minutos e ele me confidenciava que ficou paralisado com o que viu, inclusive me disse que desde aquele antológico jogo entre Corinthians e Flamengo no Pacaembu -onde vestia a camisa rubro-negra e ao entrar no gramado esperando uma sonora vaia, acabou ouvindo durante o tempo inteiro a galera cantando: ‘Doutor eu não me engano, o Casagrande é corinthiano’ e ‘Volta Casão seu lugar é no Timão!’- que ele não sentia tamanha emoção”.

Walter Casagrande Júnior, o ‘Casão’ como ficou conhecido, começou a carreira nas categorias juniores do Corinthians. Depois de ficar emprestado para a equipe Caldense (MG), Casagrande retornou ao Timão em 1982 e ao lado de Sócrates, Zenon, Biro-Biro, Wladimir e companhia, viveu o melhor momento de sua carreira. Em 82, além de ser campeão paulista pela primeira vez, Casagrande, então com 19 anos, foi o artilheiro do estadual com 28 gols. Ele fez 256 jogos e 103 gols pelo Corinthians!

Casão foi um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, em que tudo era decidido no voto -desde contratações, demissões, escalação-, e que se tornou o maior movimento ideológico da história do futebol brasileiro.

Colaboração: Equipe “Loucos Por Ti”

IDEOLOGIA NA ARQUIBANCADA: o “Mar Negro”

Na década de 90 foi onde tudo começou e é isso que queremos resgatar: o lendário “mar negro” nas arquibancadas corinthianas. Nessa época, os Gaviões fechavam três túneis do Morumbi com bambu e só entrava lá quem estivesse usando a camisa oficial dos Gaviões.

“Era de arrepiar, uma aglomeração inigualável. Temos que resgatar com urgência, conscientizar o associado para ir com a camisa oficial dos Gaviões nos jogos”, opina Sérgio Romano (Paracata), sócio desde 1978.

Então, vamos lá Fiel! Quando for aos estádios, colabore vestindo sua CAMISA OFICIAL DOS GAVIÕES OU A PRETA DO CORINTHIANS. Vamos abrilhantar ainda mais a festa e fazer nosso papel em prol do grande SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA.

Preço abusivo do ingressos: regulamento se preocupa mais com cartolas do que com a torcida

Em tempo de re-avivamento do Estatuto do Torcedor, pelo seu novo e polêmico projeto de lei que foi assinado pelo Presidente Lula no mês passado, cabe lembrar que ainda temos um Estatuto em vigor e que nem sempre é levado a sério.

Nós, torcedores que freqüentamos o estádio, somos consumidores, temos direitos e deveres previstos em lei, que devem ser respeitados. E que quando não são, precisam ser cobrados. O torcedor tem direito a banheiros limpos, acesso a transporte público nas áreas próximas ao estádio ou a áreas seguras para estacionar os carros.

Se todos os torcedores são consumidores, não deveriam ser tratados de formas distintas entre si, como acontece. Se estamos diante de uma partida de futebol, ambas as torcidas são consumidoras de um jogo, não justificando a variação do preço dos ingressos para uma torcida ou a outra.

Já não é o primeiro Paulistão em que temos que arcar com ingressos a valores altos e abusivos. Como conter isso? O torcedor tem a seu favor o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Torcedor. No entanto, os regulamentos que regem as competições parecem mais preocupados em proteger cartolas do que os torcedores.

Em relação aos ingressos, temos dois pontos principais a serem observados: É direito do torcedor que os ingressos estejam à venda até 72 horas antes do início da partida; a venda de ingressos deverá ser realizada em pelo menos 5 postos em diferentes distritos da cidade.

No Regulamento do Campeonato Paulista está previsto que com exceção dos ingressos para as arquibancadas numeradas, onde o preço mínimo do ingresso será de R$ 20,00 (vinte reais), cada time poderá fixar o valor do ingresso nos demais setores. Isso dá guarita para que alguns clubes cobrem valores exorbitantes pelos ingressos dos times visitantes. No entanto, o Estatuto do Torcedor veta que ingressos destinados a um mesmo setor do estádio tenham valores diferentes.
No último clássico entre Corinthians e São Paulo, veio a tona a questão da cota de ingressos. O time do Morumbi cedeu apenas os ingressos proporcionais a 10% da capacidade do estádio, fundamentando essa decisão no Estatuto do Torcedor e no Regulamento Geral de Competições da CBF, de 2009. No entanto, o mesmo regulamento, diz que os preços dos ingressos da torcida visitante deverão ter necessariamente os mesmo valores dos ingressos da torcida local. E não é isso que vem acontecendo.

No partida entre Santo André e Corinthians, no último dia 15, a Fiel Torcida que quis assistir a partida no estádio teve que desembolsar R$ 60,00, quantia três vezes maior do que a cobrada pelo time da casa em outros jogos.

Segundo um artigo do site LEX ESPORTES, a prática de venda de ingressos para torcida “visitante” com valor majorado acima do valor cobrado para a torcida da “casa”, afronta o principio constitucional da igualdade, o estatuto do torcedor e o código de defesa do consumidor e a provação jurisdicional poderá ser feita tanto pelo torcedor/consumidor de forma individual, quanto pelos entes autorizados no caso de uma ação coletiva para a proteção de direito difuso de uma determinada torcida, exercitável através de ação civil púbica.

Além dos preços abusivos, o torcedor sofre ainda com as longas filas e a ação dos cambistas que acontecem livremente. O novo Estatuto do Torcedor promete inibir essa ação, pois será considerado crime vender ingresso acima do preço, com pena de um a dois anos de prisão, além de multa. No entanto, esta prática, já fere o artigo 51, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor.

Outro caminho para os torcedores reclamarem seus direitos como consumidores, é fazer uma reclamação ao PROCON. Existem várias formas para isso: Atendimento pessoal em um dos postos do PROCON; envio de cartas para a Caixa Postal 3050, CEP 01061-970 – SP; encaminhar fax para o número (0__11) 3824-0717; e-mail que pode ser enviado pela página do site da entidade; e pelo telefone, no número 151.

Então, fique atento! O Campeonato Brasileiro vem aí e o torcedor não pode deixar que seus direitos sejam lesados.

Voz da Arquibancada

“Devemos nos engajar na luta preventiva a qualquer tipo de violência neste modelo de futebol estampado nos estádios que freqüentamos. Somos claramente contrários a episódios lamentáveis em nosso maior entretenimento, partidas de futebol, provando que as primeiras violações morais e físicas antecedem os espetáculos, dois, três dias antes, quando clubes e órgãos que deveriam ser reguladores dos nossos direitos como federações e CBF estipulam preços abusivos a ingressos incompatíveis a evolução de estrutura e acesso aos estádios do Brasil.

Por meio de um sistema corrompido, a carga de ingressos se esgota em mínimas horas. Precisamos despertar para uma mobilização nacional, pois R$ 40, R$ 60 é um absurdo perante ao teto salarial do nosso povo. Basta!

Talvez essa seja também a sua insatisfação com os maus tratos e desrespeito oferecidos a nós. Façamos, então, valer a nossa voz de eleitor, de torcedor. Vamos clamar num só grito o que é justo. Afinal, somos a voz da arquibancada, a voz que ecoa em forma de massa pelos cantos do Brasil. Basta! Somos torcedores, somos cidadãos e contribuintes.”

Rodrigo Cardoso Lopes (Bigato), sócio dos Gaviões da Fiel
* Participe você também da seção "Voz da Arquibancada", mandando seus textos, suas fotos e contando histórias sobre o Corinthians.

Invasão Cinematográfica!

Filme em homenagem à Fiel já está nos cinemas

Fiel, vamos invadir! Já está nos cinemas de todo o país “Fiel”, o filme que homenageia a torcida alvinegra e relembra a queda e acesso do Corinthians no Campeonato Brasileiro.

“Fiel” começa como uma grande declaração de amor do torcedor a seu time do coração. “O corintiano já nasce daquele jeito lá. Não tem reversão”, diz um dos entrevistados. O documentário acompanha o povo alvinegro rumo ao estádio, debaixo de sol e de chuva, de carro, de ônibus e a pé.

Como uma ode à Fiel Torcida, dá voz àqueles que tem como maior prazer viver o Corinthians. De geração em geração, de pai para filho. E para filha. “O Corinthians está no sangue, está na veia. Se olhar no raio-x não tem coração, no lugar dele está o símbolo do Corinthians”, define um dos torcedores.

Todo mundo tem uma história, uma grande loucura, um momento de emoção para contar durante sua jornada lado-a-lado com o Timão. E se concentrando no ano de 2008, do rebaixamento até finalmente o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro, “Fiel” faz uma colagem de memórias de futebol e de família, jogos e aniversários de casamento, histórias de entes queridos que já se foram. Explica a fama de sofredor que o corintiano carrega com orgulho, e que se reflete dentro de campo, em partidas disputadas com raça até o final.

E conforme vai chegando, jogo após jogo, a hora de finalmente falar sobre 2 de dezembro de 2007 é impossível conter as lágrimas. Torcedores se lembram da esperança e da decepção. Jogadores como Dentinho, Lulinha e Felipe se recordam da dor também dentro de campo. E mesmo que brevemente, o filme fala do caos político e das denúncias policiais que cresciam na mesma medida em que o futebol declinava.

Trilha poderosa, imagens especiais e inesquecíveis dão força a “Fiel”, que tem o mérito de não se afundar nas lamentações e no sensacionalismo, apostando na redenção do povo corintiano, no levante do Todo Poderoso, na cabeça erguida rumo e durante a Série B. Até 25 de outubro, quando o acesso se confirma, a catarse se realiza e a Fiel pode finalmente explodir, carregando Felipe e Dentinho nos braços.

A sensação de ir ao cinema ganha novas proporções e se aproxima da verdadeira emoção de ir ao estádio. “Fiel” é isso. Só para quem é.

Recado do Informativo: Vamos dizer não à pirataria e colaborar com mais esse projeto do Coringão. Assista ao filme nos cinemas ou então aguarde o lançamento do DVD original!

Assista ao trailer aqui no blog do Informativo!

Curtas do Timão

Férias – O presidente Andrés Sanchez, alegando motivos pessoais, entrou em férias da presidência até 25 de abril. No período em que o Corinthians disputará as semifinais do Paulistão, contaremos com o interino e primeiro vice-presidente do clube, Roberto Andrade. Especula-se que nesse tempo os patrocinadores das mangas e do calção serão anunciados.

Semifinais – Apenas Lulinha vai para a semifinal com dois cartões amarelos. No jogo contra o Ituano, Alessandro, Morais e Tulio forçaram o terceiro cartão amarelo para começarem as semifinais "zerados".

Negociações 1 - Lulinha, aliás, pode estar de saída, segundo seu agente. A proposta, segundo ele, gira em torno de 6 milhões de euros. Há rumores de que Dentinho também possa ser negociado, no meio do ano, com um time italiano. A multa rescisória, porém, é bem mais alta.

Negociações 2 - No esforço para manter o elenco no ano do Centenário Corinthiano, a primeira renovação foi de Alessandro que, satisfeito, agradeceu o reconhecimento, e agora tem contrato até 2011.

Entre família - O Doutor Sócrates ganhou enquete do “GloboEsporte” e levou a melhor sobre seu irmão mais novo, sendo eleito o melhor jogador.

Futsal - Começou a Liga Nacional de Futsal, e os jogos no Parque São Jorge têm entrada gratuita. Vamos comparecer, Fiel Torcida!

terça-feira, 24 de março de 2009

Novo Estatuto do Torcedor: conheça seus direitos e deveres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou e enviou ao Congresso Nacional, no último dia 13, o projeto de lei que pretende reformular o Estatuto do Torcedor. Entre outras coisas, o texto propõe mudanças como criminalizar atos de violência dos torcedores e a venda de ingresso por cambistas. Uma das medidas que vêm causando mais polêmica é a que prevê cadastro para todos que pretendem ir a estádios, não apenas os organizados, como funciona atualmente.

Para saber mais sobre o projeto, o Informativo procurou o advogado Luiz Felipe Santoro, Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) e advogado do Sport Club Corinthians Paulista. Ele falou sobre os pontos mais importantes, assim como os mais discutíveis do novo estatuto. Leia, abaixo, a entrevista.

Informativo - Quais pontos dessa reforma você considera que são de maior importância? Por quê?

Luiz Felipe Santoro
- De maior importância considero a criminalização de determinadas condutas que antes eram de difícil punição, como a briga em estádios (ou nos seus arredores) e a prática do "cambismo". Na minha opinião é fundamental coibirmos tanto a violência quanto a atuação dos cambistas. Imagino que mesmo para uma torcida organizada seja salutar afastar dos estádios aqueles que se aproveitam da própria torcida para cometerem atos ilícitos.

Informativo - Fala-se em ser mais rígido com os torcedores e criminalizar atos de violência. Isso já não era crime? Qual exatamente é a nova proposta e como ela deve funcionar?

Santoro
- Dependendo do ato já era crime, mas crime de menor potencial ofensivo. Pela nova proposta, aqueles crimes relacionados diretamente com o futebol, seja no estádio, nos arredores ou mesmo uma conduta como a invasão de campo, venda de ingressos por cambistas ou corrupção, sofrerão as sanções tipificadas como crimes específicos relacionados ao futebol. Outro ponto, este bastante polêmico, é a exigência de carteirinhas para se adentrar ao estádio. Imagino que os membros de torcidas organizadas de São Paulo não terão problemas quanto a isso, uma vez que já existe a carteirinha da FPF, mas implementar essa prática para todos os frequentadores de estádios no país não será fácil. Imagine, ainda, um turista estrangeiro, de passagem no Brasil, que queira ver um jogo de futebol. Esse cidadão estará privado de participar do espetáculo.

Informativo -- Com relação às torcidas organizadas, o objetivo agora é responsabilizá-las pelo comportamento de seus associados. Isso é possível? Não somos, desde que maiores de idade, responsáveis pelos nossos próprios atos?

Santoro
- Civilmente é possível; criminalmente não. Uma pessoa (física ou jurídica) pode ser responsabilizada por atos cometidos por terceiros, mesmo que não tenha contribuído para o ato. É o caso do dono de um carro, responsável pelo ato cometido por quem estiver conduzindo o veículo. Se um membro da torcida causa um dano, em primeiro lugar terão que comprovar que é um membro da torcida. Se isso for comprovado, já se poderá verificar quem foi o causador do dano e responsabilizá-lo por sua ação. Se houver comprovação de que foi um membro da torcida mas não houver sua identificação, a torcida poderá ser civilmente obrigada a reparar o dano. Na minha opinião, o objetivo desta medida é fazer com que todas as torcidas mantenham um cadastro atualizado de seus membros: se puder identificar o causador do dano, nada acontecerá à torcida, mas sim ao infrator.

Informativo - Outra dúvida é a respeito desse cadastro. Obrigar alguém a fazer um cadastro para frequentar o estádio não é inconstitucional? Pode explicar melhor? Além disso, os torcedores organizados já têm o outro cadastro, feito pela FPF. Esse primeiro será invalidado?

Santoro
- Inconstitucional não me parece ser, pois para outros atos da vida civil também temos que preencher uma série de cadastros. Como mencionei anteriormente, para as organizadas que já possuem cadastro junto à FPF não faz o menor sentido terem que se cadastrar novamente. Isso será um problema muito mais de aplicação das novas regras (se e quando aprovadas) do que um problema da norma em si. Sem dúvida várias situações inusitadas ocorrerão, como o turista já mencionado ou aquela pessoa que não tem a prática de comparecer aos estádios mas quer ir a um jogo específico. Como toda norma, provavelmente haverá lacunas de interpretação e cumprimento.

Informativo - O Estatuto do Torcedor existe há muitos anos e nunca houve uma fiscalização no sentido de proteger os direitos do torcedor. Tem esperanças de que isso possa mudar? Como?

Santoro
- Mesmo vendo o Brasil ainda muito distante daquele país apto a sediar uma Copa do Mundo, tenho muita esperança de que o Mundial representará uma reviravolta total no futebol brasileiro, inclusive no que pertine à proteção dos direitos do torcedor. Espero não estar enganado. Vamos esperar para ver.

Fala, Fiel!

O novo Estatuto do Torcedor está prestes a ser aprovado e nele serão inseridos alguns quesitos como a criminalização da briga em estádios, a criminalização da prática do cambismo, responsabilizar as organizadas pelas atitudes de seus associados e também a exigência de carteirinhas para se adentrar aos estádios. Qual sua opinião sobre esses novos critérios?

“Totalmente contra. A polícia é incapacitada para fazer esse trabalho, vai continuar a mesma coisa, iremos só retribuir e eles não.”
Eduardo Perroni, 22 anos, gerente de manutenção

“Chega a ser até engraçado falar sobre alterações no Estatuto do Torcedor. Se eles não conseguem fazer valer o que está escrito no momento , quem dirá as alterações que serão feitas. Criminalização na verdade é o preço abusivo dos ingressos cobrados hoje em dia, enquanto não acabarem com esse tipo de violência não vejo luz no fim do túnel.”
Tatinho, 33 anos, aux. administrativo.

“Devemos ser favoráveis à paz nos estádios. Agora, esse novo Estatuto do Torcedor realmente precisa ser seguido à risca, pois até o momento o mais prejudicado nisso tudo é o torcedor que sofre com o desrespeito de dirigentes.”
Alex da Matta, 27 anos, radialista e um dos coordenadores da Sub-Sede Sorocaba

“Esse novo Estatuto do torcedor foi feito por quem? Eles não perguntaram para nós, torcedores de arquibancada, o que achamos,o que pensamos. Estão cada dia que passa fechando as organizadas, cada dia mais elitizando o futebo. Responsabilizar as organizadas é tampar os olhos para problemas do futebol, a maioria dos problemas são eles que criaram. Cadê as bandeiras para o torcedor? Cadê os piscas e as fumaças? Isso faz o espetáculo do futebol. O futebol no Brasil é do Povo Brasileiro, e o Povo não tem condição de pagar caro nos ingressos. Principalmente se não tem espetáculo, não tem um banheiro, não temos uma polícia e orgãos preparados pra dar auxílio aos torcedores. É com isso que eles devem se preocupar, senão nada mudará. Se algo bom foi inserido no novo estatuto, foi só a punição aos cambistas."
Vinicius Pontes, 22 anos - Depto de Bandeiras - Gaviões da Fiel

O clássico mais antigo

O jogo contra o time de Vila Belmiro é sempre, à sua maneira, esperado pelos torcedores.É o clássico mais antigo do Estado de S.Paulo, disputado desde 1913, e tem como marca jogos memoráveis de placares elásticos.

É também muito lembrado pelas várias séries de invencibilidade que um clube impôs ao outro, ao longo da história. O famoso tabu que o adversário conservou por onze anos valeu pelo Campeonato Paulista. Começou em 29/12/1956 e terminou no dia 6/3/1968, com Paulo Borges, em um memorável 2 a 0.

Porém por quatro vezes neste período, o Corinthians venceu o adversário (que jogava com Pelé) em todas as partidas valendo pelo Torneio Rio-S.Paulo. Em 27/03/1958, por 2 a 1; em 21/03/1960 por 2 a 1; em 29/03/1961 por 2 a 0; e em 16/06/1962 por 3 a 1. O maior tabu imposto pelo Coringão durou sete anos, e corresponde ao período de13/6/1976 a 31/6/1983.

Os maiores públicos deste clássico, no estádio do Morumbi, foram em jogos vencidos pelo Timão: Corinthians 1 a 0, público de 120 mil pessoas em 26/11/1978; Corinthians 4 a 0, 117.676, em 29/5/1977; Corinthians 5 a 1, 116.881, em 20/3/1977.

Um famoso jogo na história não aconteceu; foi interrompido. Em 20/9/1964, a Vila Belmiro lotada viu suas arquibancadas desmoronarem, ferindo cem pessoas.

No histórico geral, o Coringão tem ampla vantagem. São 290 jogos, sendo 116 vitórias, 82 empates e 92 derrotas. 537 gols pró, 457 gols contra. E a maior goleada, em 11/7/1920, por 11 a 0 em Vila Belmiro.

E por falar em goleada, a mais recente foi no ano do quarto Título Brasileiro, 7 a 1 no Pacaembu. Este jogo não sai da lembrança de ninguém hoje em dia, principalmente quando o Coringão vai jogar com o time da baixada.

A última partida, na Vila Belmiro, foi marcada por uma arbitragem controversa, e como no ano passado não nos enfrentamos pelo Brasileiro, este jogo de domingo no Pacaembu tem gosto de revanche. E por se tratar de um adversário direto pela vaga, a vitória significa quase a classificação para a fase final.

Curtas do Timão

Pronto para os 90 – Ronaldo disse estar pronto para jogar 90 minutos no clássico deste domingo contra o Santos. “Estou bem fisicamente. Correndo bastante e me sentindo como um garotinho”, afirmou ao Globo Esporte.com. De acordo com o fisioterapeuta do clube, Bruno Mazziotti, o crescimento no rendimento do Fenômeno é fantástico. Caso jogue todo o clássico, será a primeira vez desde 2007 que o atacante terá atuado um jogo inteiro.

Virou desenho - O desenhista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, esteve no Corinthians para entregar pessoalmente uma ilustração que fez para o atacante Ronaldo. De acordo com o site do Timão, o desenhista entregou o desenho ao jogador, tirou fotos e colheu autógrafos junto com amigos e parentes que o acompanhavam no treino.


Placar zerado - O Coringão, mesmo com formação ofensiva, ficou no zero a zero contra o S.André neste último domingo. Com Fabinho improvisado na lateral direita, Alessandro no banco, Boquita ao lado de Douglas e sem Elias, o ataque formado por Jorge Henrique e Dentinho pouco conseguiu fazer. O time teve uma semana sem confrontos para se preparar para o clássico deste domingo.

Renovação? - Fabinho corre atrás da renovação de seu contrato, que termina emjunho. Seu passe pertence ao Tolouse da França e ele quer permanecerno Corinthians. Recentemente ficou sendo improvisado na lateraldireita, enquanto Alessandro se recuperava de lesão.

Notícias da Quadra

Apenas uma chapa se inscreveu para as eleições presidenciais dos Gaviões da Fiel, oficializada neste sábado (21). Ela é formada por Eduardo Fontes (Pantchinho), sócio desde 1990, candidato a presidente, e por Raimundo de Freitas Costa Junior (Capazinho), sócio desde 1992, vice.

A nova diretoria deve tomar posse no dia 2 de abril de 2009, como previsto pelo estatuto interno. Cada gestão da presidência tem dois anos de duração.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Longe de casa, Timão disputa maior clássico do futebol brasileiro

O clássico entre Corinthians e seu maior rival foi parar em Presidente Prudente, a 565 km de São Paulo. Para entendermos o que aconteceu, é preciso saber que em um certo estádio paulistano foi implantada uma “arquibancada especial”. Estádio este que seria o palco natural para este jogo, mas que agora não pode mais ter sua arquibancada dividida igualmente entre duas torcidas, como seria a praxe. Corinthians e seu maior rival decidem, então, não dar visibilidade nem lucro ao lugar que não merece, e assim deixam de alugá-lo.

Um grupo de empresários da cidade de Prudente, junto com a prefeitura, propuseram então bancar os dois times. O fator Corinthians, mais sua mini-temporada naquela cidade, acarretou em uma indústria de turismo incomum, e todo o comércio acabou lucrando. A emissora de televisão que transmite o Campeonato Paulista também foi favorável à mudança, até porque Ronaldinho (Ronaldo é um só) Fenômeno pode estar em campo.

Clássico que está no imaginário do povo paulista e brasileiro como nenhum outro. Clássico que sempre mobilizou multidões, e que sempre engasgou o torcedor que vive o clube dias antes de acontecer.

Por tudo isso, as diretorias decidiram criaram um logo que o representasse mercadologicamente. Desnecessário para os torcedores, mas pode ser lucrativo para os clubes, para a emissora e, obviamente, será para o futebol brasileiro.

Há também o troféu, a ser levado pelo vencedor da partida, e que volta a ser disputado sucessivamente nos próximos embates. Talvez a mais bonita das idéias, principalmente por reviver uma tradição tão antiga quanto a própria várzea, berço de nosso futebol. Quando dois varzeanos partiam para o embate nas quatro linhas, algo estava em disputa. Normalmente um troféu. Na maioria das vezes oferecido por alguma empresa, veículo de comunicação ou personalidade.

São 92 anos de história e uma rivalidade mitológica.

Em números gerais, é verdade que o rival possui certa vantagem. Que passa a ser do Corinthians quando falamos dos confrontos pelos Campeonatos Paulista (69V, 56E, 67D) e Brasileiro (12V, 11D, 10E). Se tomássemos os números a partir do momento em que o rival mudou de nome, veríamos ampla vantagem do Coringão. Além de termos os quatro principais goleadores: Claudio, Baltazar, Luizinho e Teleco. E as duas maiores séries invictas no confronto, ambas de dez partidas.

Terem duas das principais derrotas da história alvinegra - nas penalidades, após resultados iguais - é razão de vida para os rivais, mas sabemos que não acabou por aí. Ainda mais para este que é o maior clássico do Brasil e talvez até o maior clássico do mundo.

Fotos - Carnaval 2009

Os Gaviões da Fiel colocaram na avenida enredo contando a história da roda e homenageando o grande Ayrton Senna da Fiel. Com muito trabalho, capricho e criatividade, a escola coloriu o sambódromo e fez ferver as arquibancadas do Anhembi.



NOTÍCIAS DA QUADRA

Abertas as inscrições para Escolinha de Bateria

Já estão abertas as inscrições para a Escolinha de Bateria ano XI dos Gaviões da Fiel. Os instrumentos ensinados são: xequerê, chocalho, tamborim, caixa, repique e os surdos de 1ª, 2ª e 3ª.
As aulas terão início em 14 de março (sábado), a partir das 15h.
O valor da mensalidade para o sócio em dia é de R$ 10; para sócio em atraso é R$ 20; e não- sócios paga R$ 25.
As inscrições podem ser feitas no Departamento de Mensalidades, com a Amabili, e é necessário levar uma foto 3x4.

Fala, Fiel!

Neste domingo, o Corinthians enfrenta o Palmeiras em Presidente Prudente, pela Campeonato Paulista. Qual é a expectativa do corinthiano para esse clássico?

“Ir para cima da porcada com toda vontade e concentração, pois é um jogo de máxima importância. Além de ser o clássico, ajudará em muito o time a buscar a ponta da tabela, já que os rivais são o único time acima de nós na classificação. Sem contar, é claro, na moral e na confiança que o time irá adquirir ao vencer seu maior adversário.”
Claudomiro Barbosa, 21 anos, Contador

“Espero um bom jogo, e PAZ entre as torcidas no interior e nas rodovias que ligam São Paulo até Presidente Prudente. Tenho certeza de que será mais uma grande festa da torcida corinthiana e virão mais três pontos para o Todo Poderoso.”
Arthur José, 25 anos, Gerente de vendas

“Espero que não seja o último clássico não-comercial do Corinthians. Afinal de contas estamos diante de um dos maiores clássicos do Brasil e ninguém pode fazer disso uma máquina ainda mais de ganhar dinheiro. No mais, espero a vitória do Coringão e que voltemos para casa com os três pontos que farão toda a diferença no final do Paulistão. E que venha a porcada!”
Rodrigo Soares, 26 anos, Publicitário

Estreia do maior bandeirão do mundo é adiada

Por causa da alteração do jogo entre Corinthians e Palmeiras para Presidente Prudente, a estreia do novo bandeirão dos Gaviões da Fiel foi adiada. O maior do mundo, como já é tradição, deveria cobrir as arquibancadas do Morumbi no clássico, mas não caberá no Prudentão e, portanto, não poderá estrear neste domingo (8).

O bandeirão já está todo costurado e em fase final de pintura. Mais que isso ninguém conta, pois a idéia é justamente que ele seja uma grande surpresa para a Nação Corinthiana.

Com a decisão do Corinthians de não mandar mais seus jogos no Morumbi, os Gaviões aguardam agora uma oportunidade de voltar ao estádio, único que comportaria as medidas da nova bandeira alvinegra. A expectativa é que até o fim deste Campeonato Paulista, o tão esperado maior bandeirão do mundo possa fazer parte da festa da Fiel Torcida.

CURTAS DO TIMÃO

Demissão – Com a imagem desgastada após notícias de que teria acompanhado Ronaldo a baladas em Presidente Prudente, o diretor técnico do Corinthians, Antônio Carlos Zago, pediu demissão na terça-feira (3). De acordo com o “Lance!”, Zago pensa em seguir a carreira de treinador de futebol.

Absolvidos - Após a expulsão no último clássico contra o São Paulo, André Santos e Túlio, foram a julgamento. Mas o Departamento Jurídico do clube conseguiu a absolvição de ambos. Túlio entrou no artigo 253, agressão física contra um jogador adversário, pena entre 120 e 540 dias. Já André Santos foi punido por jogada violenta, que daria uma partida de suspensão. Como já cumpriu suspensão automática, o atleta está liberado para jogar.

Depois da chuva veio a multa - O diretor de futebol corinthiano Mário Gobbi foi julgado na segunda-feira (2) por xingar o árbitro Flávio Guerra, que decidiu recomeçar a partida entre Timão e Portuguesa, depois do temporal que caiu no estádio do Pacaembu. Gobbi foi absolvido, mas o clube terá que mexer no bolso e pagar uma multa de R$ 10 mil.

Corinthians abre inscrições – Em janeiro de 2009, o Corinthians montou uma estrutura para esportes amadores: o Centro de Formação Desportiva e Recreativa (CFDR), para formar e revelar atletas. As modalidades são: tênis, basquete, vôlei, handebol, atletismo e futsal. As inscrições estão abertas para os nascidos de 1999 a 2005. Mais informações no site do Coringão http://www.corinthians.com.br/.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Tabela Paulistão 2009

11/02 - 20:30h - Corinthians x Mogi Mirim

15/02 - 16:00h - São Paulo x Corinthians

21/02 - 16:00h - Guaratinguetá x Corinthians

25/02 - 20:30h - Corinthians x Noroeste

01/03 - 16:00h - Marilia x Corinthians

08/03 - 16:00h - Palmeiras x Corinthians

11/03 - 20:30h - Corinthians x São Caetano

15/03 - 16:00h - Santo André x Corinthians

22/03 - 16:00h - Corinthians x Santos

25/03 - 20:30h - Corinthians x Ponte Preta

28/03 - 16:00h - Guarani x Corinthians

31/03 ou 02/04 - 20:30h - Corinthians x Ituano

05/04 - 16:00h - Mirassol x Corinthians

Semi-Final - 12/04 e 19/04

Final - 26/04 - 03/05

"Quero fazer história no Corinthians",

diz Marcelinho após conquista com Juniores
Não levou um mês inteiro para que o Corinthians conquistasse seu primeiro título de 2009, o da Copa São Paulo de Juniores. No time de jovens atletas alvinegros, alguns se destacaram, entre eles Marcelo Gil Fernando, conhecido pelos companheiros -e agora também pela Fiel- apenas como Marcelinho. Em entrevista ao Informativo, o atacante de 18 anos, que está desde os 9 no Timão, diz que não pensa em fazer as malas tão cedo e quer "fazer história no Corinthians".
"Eu jogava na várzea em Osasco, fui fazer teste no Corinthians, fui aprovado e fui ficando. Muitos pararam, muitos foram embora. Eu quero fazer história no Corinthians", afirma categórico. Na quadra dos Gaviões da Fiel com seus colegas de equipe, Marcelinho foi homenageado. "É inexplicável a emoção de ganhar esse título e estar junto dessa torcida."
Na semana passada, o atacante, o lateral-esquerdo Bruno Bertucci e o meia Boquita já foram selecionados pelo técnico Mano Menezes para aparticipar do coletivo com a equipe profissional. Questionado se tem receio de enfrentar problemas por um acesso precoce, como aconteceu com Lulinha, por exemplo, Marcelinho diz: "Medo não sinto. Tenho que estar preparado para o que vem pela frente, tem que saber levar. O sonho de todos é subir".
Terrão
Essa molecada do Corinthians que sagrou-se Campeã da Copinha em 2009 é a última geração de boleiros corinthianos a carregar na sola da chuteira a poeira do Terrão. Porque se já haviam acabado com os treinos para a base naquele campo específico, ele agora é de grama sintética.
"O cara que treina no Terrão sai de lá habilidoso, sabendo cair. (...) Sem contar que é importante o garoto saber quantos craques foram formados lá", disse Viola em outubro de 2008, quando recebeu a notícia.
Marcelinho, Bruno, Sacha, e todos desse Timãozinho que honrou o manto corinthiano, são da geração que deu um simbólico passo. Com um futebol de conjunto, vencendo os que venceram na técnica, na raça, fizeram história colocando a base corinthiana como a mais vencedora dos últimos quinze anos.

FALA, FIEL!

O Informativo desta semana conversou com alguns corinthianos para saber o que eles acham dos jovens jogadores que vêm surgindo das categorias de base do Timão. Quem teria potencial para subir para o profissional?

"Acredito que o Corinthians, na Copinha, nos revelou bons jogadores. Jogadores com os quais poderemos contar em breve no time profissional. Acredito muito na dupla de zaga, no atacante Marcelinho e no meia Boquita. São jogadores que mostraram, durante a competição, que são diferenciados. Lançando esses novos valores da maneira correta, aos poucos, sem pressão, eles podem nos dar muitas alegrias no futuro." Juliano Penello, 30 anos, operador de bolsa de valores

"Acho que os jogadores que venceram a Copinha formam um bom time de Juniores, entrosado, capaz de manter uma regularidade, jogar coletivamente e aproitar bem as oportunidades, valendo -se também do peso da camisa e da tradição do clube. Com relação à subida de algum desses para o profissional, num primeiro momento, ainda sou um pouco cético, acho que esse time funciona bem em conjunto, mas não necessariamente tem destaques individuais. A exceção pode ser o lateral esquerdo, Bruno Bertucci, que talvez esteja mais pronto fisicamente."
Gustavo Luiz de Oliveira, 30 anos, psicólogo

NOTÍCIAS DA QUADRA

Estão abertas as inscrições para o curso de Inclusão Digital

Já estão abertas as inscrições para o Curso de Inclusão Digital 2009 nos Gaviões da Fiel. As aulas são gratuitas e ministradas na sede da torcida, com conteúdo voltado ao primeiro contato do aluno com a informática. São aplicados no curso os módulos de Introdução à Informática, Windows XP, Word, Excel e Power Point. Serão dez alunos por turma e qualquer pessoa a partir de 7 anos pode participar.

Confira o horário das aulas:

Segundas, das 19h30 às 21h
Terças, das 19h30 às 21h
Quintas, das 19h30 às 21h
Sextas: plantão de dúvidas
Sábados, das 10h às 11h30 e das 11h30 às 13h.

Aos sábados, no horário das 13h às 15h, o sócio em dia poderá usufruir dos computadores para a realização de trabalhos, pesquisas, etc. Na sexta-feira dia 30 de janeiro, foram certificados os alunos da primeira turma do Curso de Inclusão Digital 2008! Seja você o próximo e faça a matrícula com a Amábile, no departamento de mensalidades.

................

Arlindo Cruz na Festa do Chope


A tradicional Festa do Chope dos Gaviões da Fiel terá Arlindo Cruz em sua 33ª edição. Além do sambista, estarão presentes grupos de pagode, a Ala dos Compositores e a Bateria 30 dos Gaviões. A festa acontece dia 14/2, a partir das 22h. Convites antecipados serão vendidos a R$ 35 e na hora a R$ 40.

...............
O Carnaval está chegando, veja a tabela dos ensaios

Já estão acontecendo ensaios na quadra dos Gaviões três vezes por semana: às terças e aos domingos, além das tradicionais sextas-feiras.

Terça-Feira, a partir das 20h Preço único: R$10 e sócio em dia grátis (apresentando o comprovante de pagamento).

Sexta-Feira, a partir das 22h Preço único: R$10 e sócio em dia grátis (apresentando o comprovante de pagamento).

Domingo, a partir das 20h Preço único: R$10 e sócio em dia grátis (apresentando o comprovante de pagamento).

Atenção os componentes para o último ensaio técnico no Anhembi: 12/2 - quinta - a partir das 21h. A PRESENÇA DE TODOS É OBRIGATÓRIA!!!


.................

Voz da Arquibancada

A partir deste ano, o Informativo da Fiel abre mais espaço para a seção "Voz da Arquibancada", que é o espaço dedicado aos torcedores. Tem uma boa história? Uma ótima foto? Quer recordar um momento marcante? Escrever um poema? Envie pelo email informativodafiel@gmail.com. Aqui você tem voz!

"Salve Família!!!

Parabéns a todos desde o começo da idéia do Informativo e pelo aperfeiçoamento de modo arrojado, garantindo aos Corinthianos o acesso a informação e a notoriedade de que eles podem participar efetivamente da vida ativa Corinthiana!

Saudações!

Rodrigo (Bigato)"

FIQUE DE OLHO TAMBÉM no blog http://informativodafiel.blogspot.com que traz conteúdo extra e onde você pode comentar as reportagens publicadas no Informativo.

ACERVO DA FIEL

O presidente que queria vender o Corinthians
Talvez poucos se lembrem, mas a Nação Corinthiana já correu o risco de ficar sem o Parque São Jorge. Recorte do extinto jornal "Notícias Populares", datado de 30 de janeiro de 1987, anuncia a intenção do então presidente de "derrubar o parque".
Roberto Pasqua comandou o Corinthians entre 1985 e 1987, e no início de seu último ano de mandato anunciou uma série de mudanças que pretendia fazer na sede alvinegra: demolir espaços antigos e tradicionais do clube, como por exemplo, o Bar da Torre. Na época, o presidente afirmou que pretendia construir a nova sede social do Corinthians, mas outro recorte de jornal afirma: "Parque São Jorge vira uma churrascaria gaúcha".
Como se sabe hoje, os planos de Pasqua não se concretizaram. Mas a reportagem do mesmo jornal, datada de 26 de fevereiro de 1987, afirma: "Com a aprovação da ala Wadih Helou, 3.200 metros, onde funciona o tamboréu [área atrás da Fazendinha], serão cedidos por um tempo indeterminado para uma empresa construir uma churrascaria gaúcha. O Corinthians, em troca, receberia alguns milhões de cruzados. E a churrascaria já tem até nome: Riograndense".

OPINIÃO

As várias batalhas do dia 15

Quando entrar em campo nesse 15 de fevereiro, o Corinthians não fará apenas um jogo. Estaremos resistindo contra quem insiste em derrubar a Fiel Torcida e sua paixão. Por isso, é preciso que toda a família esteja unida para não deixar que interesses anticorinthianos ecoem.

A tentativa de plantar crises no Parque São Jorge pela mídia é histórica e ganhou força em 2008. Resistimos bravamente à queda, mantivemos o apoio na perda da Copa do Brasil e mostramos o que é ser Corinthians na série B (que Deus a tenha). Ao mesmo tempo, a grande imprensa esquece seu ímpeto fiscalizador quando polvilha confetes sobre o adversário, cuja história é marcada pelo oportunismo.

A equipe alvinegra precisa saber a importância de se jogar com raça e com coração. Além de reiterar a freguesia dos leonores (o confronto direto marca 105 a 87 para nós), a vitória do Corinthians irá esfacelar as crises que nos tentam empurrar goela abaixo.

Não há muito de tática a se falar. Fundamental será que os jogadores mostrem em campo o que é alma, esse elemento essencial ao futebol. Isso é o que sempre nos marcou e o que nos tornou tão invejados e odiados. Vai Corinthians!

Claudio Yida Jr. pratica a filosofia corinthiana no blog "Chuta que é macumba"

Curtas do Timão

Bens de Dualib bloqueados - Por conta da acusação de crime de estelionato pela emissão de notas frias, o Corinthians conseguiu o bloqueio dos bens do ex-presidente Alberto Dualib no valor de R$ 1,4 milhão. Os réus são Dualib, Nesi Curi e diretores da época. Além desta ação, que está na fase de ouvir testemunhas, corre outra na Justiça Federal, sobre o crime de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Dúvida sobre a estreia de Ronaldo - Ronaldo só estava treinando com o elenco duas vezes por semana, mas agora Mano Menezes vai colocá-lo pra jogar três vezes por semana com o grupo principal. Por telefone, ao "Globo Esporte.com", Ronaldo afirmou que ainda não sabe quando irá jogar, que pode até ser contra o Palmeiras, mas não pode dá certeza.

Fabinho ou Túlio na vaga? - Cristian só jogou 18 minutos no jogo contra o Oeste por 4 a 1, no Pacaembu. Substituído por Fabinho, ficou no banco e, segundo o médico Paulo de Faria, está com problema no joelho. Ele sofreu uma entorse, mas a possibilidade de ficar muito tempo afastado dos gramados é remota. "Não é tão grave, esse tipo de lesão é mais fácil de tratar", concluiu o médico.
Associado do Corinthians poderá votar para presidente no próximo sábado

Acontece no próximo sábado (14/2) a eleição direta para presidente do Corinthians, prevista pelo novo Estatuto -ou seja, a responsabilidade de eleger quem comandará o clube nos próximos três anos agora é do associado. Depois de tanta luta pelo nosso direito de voto e de passar por 14 anos de ditadura, nossa obrigação é comparecer em peso no Corinthians e fazer valer nossa opinião. Todos temos que fazer a nossa parte por um Corinthians melhor.

As eleições ocorrerão no Parque São Jorge, das 9h às 17h. Pode votar quem tem pelo menos dois anos como associado. Os sócios recentes terão de respeitar alteração do Estatuto, que prevê cinco anos como filiado ao clube.

O Informativo da Fiel traz informações sobre os três candidatos que disputam o cargo, seus vices e as propostas de gestão. Analise com cuidado o projeto de cada um deles, procure mais informações sobre seu passado e o que já fizeram pelo Corinthians e só então decida seu voto, com a consciência de que está escolhendo o melhor para nosso clube e também para o futebol.




Andrés Navarro Sanchez
Sócio desde 1987

Vices: Roberto Andrade
Manoel Felix Cintra

Principais propostas:

- Manter em tempo integral uma equipe de alto nível no futebol profissional, que honre a camisa e as tradições do glorioso Corinthians, com reais condições de alcançar seus objetivos - Construção de moderno Centro de Treinamento - Organizar peneiras nos grandes centros do país e realizar intercâmbio com clubes do exterior para troca de experiências na formação de jovens atletas - Conduzir uma grande campanha para conquista significativa de novos associados, inclusive no interior e em outros estados; e expandir o programa "Fiel Torcedor"











Paulo Garcia
Sócio desde 1977



Vices: Antonio Roque Citadini
Emerson Piovezan

Principais propostas:



- Criação de um Centro de Treinamento de Referência Profissional para a equipe principal, no Parque Ecológico do Tietê - Criação do Centro de Formação de Novos Talentos para as equipes de base, duplicando Itaquera, impedindo que se comprem jogadores para a base e não permitindo o ingresso de atletas no time principal que não forem 100% do Corinthians - Implantação da Arena Corinthians - Valorização da marca Corinthians, transformando-a na principal fonte de receita para o clube





Osmar Stabile
Sócio desde 1983

Vices: Ilmar Schiavenato
Maria Aparecida Filippini



Principais propostas:

- Exigir ética e respeito à camisa do Corinthians, fazendo com que jogadores entendam a grandiosidade do clube e, por decorrência, possam trabalhar com maior eficiência
- Blindagem em relação a empresários dentro do clube para que treinadores e crianças possam trabalhar com tranquilidade
- Os esportes olímpicos terão abertura para negociar com empresas que não necessariamente vinculadas ao futebol profissional
- Inúmeros produtos licenciados serão lançados em campanhas sociais e de apoio aos cofres do clube
dia 13 de fevereiro, sexta feira, acontecerá na quadra dos Gaviões da Fiel uma Campanha de Carnaval, promovida em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) , com o objetivo de orientar e conscientizar a população quanto à prevenção de DSTs e o consumo do álcool.
Na oportunidade, serão distribuídos materiais informativos e preservativos para todos que estiverem presentes. Falando em saúde, vale informar aos torcedores que comparecem aos ensaios no Bom Retiro, que os Gaviões contam com uma equipe de primeiros socorros para atendimento médico, que está sempre presente aos ensaios e às festas promovidas pelos Gaviões da Fiel. Só na Festa da Cerveja foram utilizados 7 litros de Glicose!

Fique atento para os dias e horários dos ensaios dos Gaviões da Fiel: Os ensaios acontecem aos Domingos e Terças a partir das 20horas e as Sextas a partir das 22horas. Sócios que estão com a mensalidade em dia, não pagam para entrar em nenhum ensaio, desde que apresente o comprovante na portaria. Os demais pagam R$ 10,00. Ensaio Técnico no Anhembi: Sábado dia 07 de fevereiro. A presença para os componentes é obrigatória e quem não for desfilar, pode ficar nas arquibancadas que são abertas para o público gratuitamente.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Com base do ano passado e reforços de peso,
Corinthians aposta forte em 2009


O Corinthians de 2009 possui a base do time do ano passado, com ótimos reforços e boas dispensas. Do elenco inchado de 2008 deixaram o Parque São Jorge: Weverton, Alves, Denis, Almeida, Cássio, Marcel, Rafinha, Diogo Rincón, Perdigão, Marcel, Rafinha e Bebeto. Fábio Ferreira, Careca, Carlos Alberto e Nilton foram negociados.
Herrera foi o caso mais difícil, a diretoria alegou não poder pagar o valor pedido.

Com a pré-temporada feita com mais preparo, tendo sido iniciada já na última semana de 2008, os reforços puderam ser bem examinados, e o Coringão está sólido para este novo ano.

Na zaga, para compor um banco de reservas forte, veio Jean e, ao que tudo indica, ainda chegará também Escudero. Para o meio-campo, Túlio, que jogava – e bem – no outro time com Jorge Henrique, atacante. Do exterior, o Corinthians trouxe Souza, homem de área que comporá um banco fortíssimo quando Ronaldo Fenômeno estiver em campo.

---------------------------------------------------

O Fenômeno é do Coringão

A maior contratação da história do futebol corinthiano e brasileiro foi assinada em dezembro de 2008, quando o mundo inteiro só falou de uma coisa: Ronaldo vai jogar no Coringão. Fenômeno das Copas, artilheiro por onde passou, Ronaldo aliou sua recuperação profissional ao Corinthians, num fenômeno de marketing nunca antes visto no Brasil.

A recuperação está sendo tratada com muita cautela, pois é sabido o ainda frágil quadro clínico do atleta. É esse cuidado que deverá, em breve, proporcionar o melhor desempenho que Ronaldo poderá ter em campo. O esforço do atleta tem sido exemplar, e São Jorge queira que quando entrar em campo nos faça comemorar muito.

FALA, FIEL!

O que o torcedor achou do time que foi montado para disputar o campeonato paulista deste ano? Quais as contratações que realmente farão a diferença?

“Na minha opinião o time do Corinthians está bom, e poderá ficar melhor com o elenco mantido e com os jogadores novos que chegaram. Acho que vai dar trabalho para os time do Paulista, podemos conseguir algo neste ano de 2009. Contratações como Jorge Henrique, Souza e Ronaldo foram ótimas. Os novos jogadores serão muito bem recebidos e muito bem falados no ano de 2009, pode ter certeza!” Vinícius Pontes, o Gordão, 22 anos

“Gostei muito das contratações. A diretoria trouxe peças chaves que estávamos precisando, reforçando meio campo e ataque. Ronaldo fará a Fiel esquecer o Herrera, e Jorge Henrique vai deixar a revelação Dentinho no banco, pois tem mais experiência. O Mano terá dores de cabeça para escalar o time, e quem ganha é o Corinthians e a Fiel Torcida.” Pedro Fillipo Bosan, 23 anos, estudante de Marketing – Fiel Curitiba

“Só a contratação do Ronaldo para 2009 já foi uma jogada de marketing invejável e jamais vista por outro clube brasileiro. Mas acredito que outras novidades poderão trazer alegrias à Nação Corinthiana: Túlio (mais experiência e equilíbrio no meio-campo); Jorge Henrique (nestes amistosos, demonstrou que tem raça e que é a cara do Corinthians, vai fazer o Dentinho se esforçar o dobro para ser o titular);
Souza (suprirá a ausência do Ronaldo até sua recuperação, mas acredito que fará muitos gols com a camisa corinthiana); Ronaldo (está se esforçando, acredito que trará muitas alegrias a todos nós e tornará o meia Douglas o maior armador de jogadas do nosso futebol brasileiro). A diretoria acertou mesmo foi com a permanência de Mano Menezes. Ele tem o grupo nas mãos e com certeza vamos ter muitas alegrias neste ano.”
Alex da Mata, radialista, Sub Sede Sorocaba

Noticias da Quadra

Organizadas já podem fazer parte do Fiel Torcedor

O Corinthians lançou uma categoria de seu projeto Fiel Torcedor dedicado aos torcedores organizados. Diante do pagamento de uma taxa anual, o corinthiano tem descontos de até 30% na compra de ingressos e comodida para adquirir sua entrada pela internet.

O desconto é progressivo, de acordo com quantos ingressos o torcedor adquire de uma só vez. Comprar ingresso para um único jogo dá 15% de desconto; de dois a quatro jogos ganha 20% de desconto; de cinco a sete jogos são 25%, oito ou nove partidas dão ao corinthiano 30% de desconto. Lembrando que esses valores só valem para as partidas em que o Corinthians tem mando.

O Fiel Torcedor funciona de forma semelhante ao "bilhete único". O associado recebe um cartão no qual será creditado seus ingressos. No estádio, basta passar seu cartão pela catraca eletrônica. A iniciativa, além de facilitar a vida do torcedor e de evitar a atuação de cambistas, ainda ajuda o Coringão.

Para se inscrever, basta ir à quadra dos Gaviões da Fiel, levar sua carteirinha de registro da Federação Paulista de Futebol e pagar a taxa do Fiel Torcedor.

Aumentos nos preços

O Corinthians subiu os preços dos ingressos para o Paulistão. A arquibancada permanece estável, em R$ 20, mas a arquibancada especial laranja está custando R$ 70, a numerada descoberta R$ 100 e a numerada coberta (novo setor VIP) sai por R$ 150.

O Corinthians tem de buscar um bom retorno de bilheteria e oferecer serviços de luxo para quem pode pagar. Mas a massa corinthiana não pode ser esquecida. Os preços altos só fazem com que a arquibancada seja cada vez mais disputada. Além disso, o serviço do Fiel Torcedor tem que ser um benefício real para o torcedor, não uma forma de ele pagar o preço "justo" por seu ingresso.

IDEOLOGIA NAS ARQUIBANCADAS

A volta do “Mar Negro”

Na década de 90 foi onde tudo começou e é isso que queremos resgatar: o lendário “mar negro” nas arquibancadas. Nessa época, com a permissão da própria polícia, os Gaviões fechavam três túneis do Morumbi com bambu e só entrava lá quem estava com a camisa OFICIAL DOS GAVIÕES.

“Era de arrepiar, uma aglomeração inigualável. Temos que resgatar com urgência, conscientizar o associado para ir com a camisa oficial dos Gaviões”, opina Sérgio Romano (Paracata), sócio desde 1978.

Então vamos lá Fiel, quando for aos estádios, colabore vestindo sua CAMISA OFICIAL OU PRETA, e divulgue para todos os corinthianos. Vamos abrilhantar ainda mais a nossa festa. Vamos nos unir para voltar com força total e fazer nosso papel cada dia melhor em prol do nosso grande grande SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.


Voz da Arquibancada

A partir deste ano, o Informativo da Fiel abre mais espaço para a seção "Voz da Arquibancada", que é o espaço dedicado aos torcedores. Tem uma boa história? Uma ótima foto? Quer recordar um momento marcante? Escrever um poema? Envie pelo email informativodafiel@gmail.com. O material será selecionado e o melhor será publicado na próxima edição do Informativo.

Escreva para a gente, aqui você tem voz!
FIQUE DE OLHO TAMBÉM no blog informativodafiel.blogspot.com, que traz conteúdo extra e onde você pode comentar as reportagens publicadas no Informativo.

Curtas do Timão

Melhor físico ganha a vaga - Segundo a comissão técnica corinthiana, um atleta precisa de uma semana para se recuperar do desgaste de um partida. Por isso, Mano Menezes decidiu fazer um rodízio de atletas, para não perder a qualidade da equipe alvinegra. "O mesmo jogador não vai ter condição de fazer uma série de jogos tão grande", afirmou o técnico à Folha de S.Paulo.

Profissional treinando com a base - As obras da Fazendinha, estádio Alfredo Schürig, foram iniciadas na última terça-feira (13). Para receber jogos oficiais da temporada, a grama será elevada e trocada por um tipo semelhante a do Pacaembu. O estádio só será liberado para uso 90 dias após a conclusão da reforma. Portanto, os treinos da equipe profissional serão realizados no CT de Itaquera, que atualmente é utilizado pela categoria de base.

Patrocínio - Duas das três marcas que estamparam a camisa alvinegra no amistoso contra o Estudiantes-ARG, no último sábado (17), já fecharam negócio com o Corinthians para as duas primeiras partidas do Paulista. O valor total será de R$ 400 mil. Enquanto o Corinthians busca anunciante para o peito e as costas da camisa, a empresa de Ronaldo, a R9, cuida da captação de dois parceiros para calção e mangas.

Quem diria?

Esse time realmente nos surpreendeu. Quem diria, no começo dessa Copa SP de juniores, que essa equipe poderia ser campeã, principalmente após os dois jogos iniciais? Uma equipe desentrosada e sem valores individuais, mas que, como manda nossa tradição, raça não faltava.

O time, no decorrer da competição foi se acertando, mantendo uma obediência tática defensiva, onde todos marcavam, com um contra-ataque forte, principalmente com o lateral esquerdo Bruno Bertucci e com as referências no ataque Boquita e Marcelinho. Além do bom desempenho do goleiro André Dias.

Nos classificamos na liderança no grupo e continuamos o crescimento nas fases posteriores em sistema de mata-mata. Sertãozinho, Ponte-Preta e para finalizar o Fluminense, sentiram a força da FIEL em São Carlos. Depois foi a vez do Avaí, na semifinal, e por último o atlético Paranaense. No Pacaembu, o time manteve a determinação, vencendo por 2 a 1 e garantindo o sétimo título da Copinha para o Timão.


Marcel Budau, 33 anos, gosta de viajar e está rumo ao milésimo jogo do Coringão

Corinthians apresenta sua nova equipe de futsal

O Corinthians apresentou, na última semana, a sua nova equipe de futsal para a temporada 2009. A equipe Corinthians/São Caetano/Unip já nasce como uma das mais fortes do Estado de São Paulo e do país. A parceria com o São Caetano e a Unip é válida para as equipes profissional e Sub-20.


O time, que vai mandar seus jogos no Ginásio do Parque São Jorge e na praça de esportes da Prefeitura de São Caetano, já contratou vários reforços, com destaque para o ala-pivô Leandro Simi, 31 anos, atleta com inúmeras passagens pela Seleção Brasileira e que defendia o São José, bicampeão paulista. Simi é considerado o segundo melhor jogador em atividade no país, depois do ala Falcão.


O goleiro Lima (ex-Cartagena, Espanha) foi trazido da Espanha para defender a equipe. Outros contratados são o fixo Roque (Xaxim, do Rio Grande do Sul), o pivô Chico Paulista (São José), Genario (Intelli/Orlândia) e Paulinho Japonês (ex- RCG Garça). Os jogadores Rafael Dengue e Juca (Corinthians) renovaram os seus contratos, bem como os atletas Ferrugem, Francis, Rafinha e Léo (São Caetano). O treinador será o experiente Flávio Cavalcanti, que comandava o time gaúcho do Xaxim e que teve passagens de destaque pela Ulbra e Malwee.


Competições


A equipe principal estréia no mês de fevereiro, na Taça Cidade de São Paulo, e durante a temporada disputará o Campeonato Paulista, Campeonato Metropolitano, Liga Nacional, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Universitários. A Liga Nacional, que acontece de março a outubro, será a partir deste ano transmitida pela TV Bandeirantes. Em canal fechado, o SporTV continua a exibir a competição. A promessa é de grandes públicos nos ginásios durante a participação do Corinthians na Liga Nacional, campeonato de futsal mais importante do país


Vai-e-vem do futsal corinthiano


Mais informações no site http://www.futsal.com.br/ ou na página do Corinthians na internet.

Acervo da Fiel



Flavio La Selva: idéias conciliadoras

Flávio Tadeu Garcia La Selva, é o sócio nº 1 dos Gaviões da Fiel e um dos fundadores da torcida. Flávio era advogado, professor, teólogo e humanista. Falecido há 20 anos, é ainda lembrado como o maior idealista dos Gaviões da Fiel, cujos pensamentos são pregados até hoje na torcida.

"O Flávio representou para a sociedade ser alguém com idéias futuristas e conciliadoras. Por onde passou, seja na Gaviões, no samba, na igreja, percebo a capacidade que ele tinha de unir as pessoas em torno de si", afirma sua irmã, a advogada Wanda La Selva. Se existiram divergências, elas foram honestas, como disse o próprio ex-presidente corinthiano Vicente Matheus. "Inclusive, Matheus o convidou para ser vice-presidente de futebol, mas ele não pôde aceitar o cargo."

Desde a morte de Flavio, sua ideologia, amor pelo Corinthians e sua honestidade, são legados que os Gaviões da Fiel carregam com honra e gratidão. Inclusive nossa quadra leva o Nome de Flavio La Selva em sua homenagem.

Flávio esteve à frente da Associação das Torcidas Organizadas do Estado de São Paulo (Atoesp), onde procurava implantar o pacifismo dentro desses grupos. La Selva participou ativamente do movimento Diretas Já e na luta pela anistia aos perseguidos pela ditadura militar de 1964, inclusive levando aos estádios faixas de cunho político, com a intenção de conscientizas as massas.

Sua vida foi um exemplo, seus ideais ainda nos movem.
Por isso, o Informativo da Fiel faz questão de trazer a todos os Corinthianos um pouquinho mais de sua história!